Wednesday, May 31, 2006

Celulite

(Rubens)

Aparentemente, serácolocada a disposicao das consumidoras pela sempre solicita industria dos cosméticos uma nova arma contra a celulite localizada, vulgo pele casca de laranja, que aflige a maioria do mulherio. Os fabricantes prometem que o uso do revolucionário produto terá um impacto significativo no caracteristico "inestético" aspecto da pele, bem como, devido as suas propriedades estimulantes do metabolismo, reduzirá uns centimetros valentes nas áreas do rabo e das coxas.
E o produto é... collans com nanocápsulas de cafeina!!!!!! Sim senhor, trata-se de collans com café! Ele inventam cada uma para sacar cacau ao pessoal!... Deixem-me contar-vos um grande segredo. Só há uma maneira de evitar a celulite: primeiro, ter menos de dezoito anos e segundo nao ter comido oitenta por cento de toda a comida que se enfardou desde que se nasce.
Agora, com esta nova revolucao, um dia destes, uma pessoa vai comprar collans e a empregada da loja vai ter de perguntar "...E quer com cafeina ou descafeinados?"

Tuesday, May 30, 2006

A Minha Galeria


João Andrade, Óleo sobre tela (76x61cm), 2006

Monday, May 29, 2006

Provérbio (Mirandés)


Cesteiro que fai un cesto
Fai un ciênto,
Dando-le berga i tiêmpo.


(Cesteiro que faz um cesto
Faz um cento,
Dando-lhe verga e tempo)

Saturday, May 27, 2006

Quantos sentidos?



Este quadro de Lairesse é uma alusão aos cinco sentidos: a Audição está associada à música. A Visão segura um espelho. O Paladar tem um fruto e o Cheiro um bouquet de flores. O Tacto tem um pássaro pousado na mão. Este é o número classico de sentidos. Há ainda quem lhe acrescente um outro, chamado genericamente de "Sexto", manifestado por determinadas pessoas ou em determinadas situações.
No entanto, os sentido são mais que cinco. Apesar de não conseguir enumerá-los todos, posso lembrar-me de alguns: a Nocicepção (percepção da dor), a Termocepção (a percepção da temperatura),a Fome, o Equilíbrio... porque diabo teimam em ensinar às criancinhas que os sentidos se resumem ao que se pode contar numa mão? Será apenas por conveniência?

Friday, May 26, 2006

Milages que nos tocam


Asclepius, Deus grego da Medicina (estatua romana)

A Sra. A era uma quarentona robusta, mãe de tres crianças pequenas. Internada há algumas semanas com sintomas estranhos, estava numa das minhas enfermarias. As crianças visitavam-na, sempre muito reguilas, prescrutavam a mãe com um olhar curioso e apreensivo. O marido sesntava-se ao seu lado com uma muito sério e preocupado.
Ao principio estava a ser tratada por causa de uma vasculite mais ou menos generalizada, muitas dores e úlceras orais e anais. Mas o quadro clinico depressa se alterou e a Sra. A começou a mostrar sintomas neurologicos e reumatologicos. Observada por médicos de diferentes especialidades, nenhum avançava um diagnóstico. Parecia meningite... começou a ser tratada tendo como base este diagnóstico, mas os sintomas pioraram. Depois pensou-se numa doença reumatológica rara mas os testes e alguns dos sintomas eram incompativeis.
Entretanto, a Sra. A piorava de dia para dia de um modo vertiginoso. De matrona robusta passou em breves semanas a um vegetal alimentado por uma sonda, confinada a cama, sem outros sinais de vida senao os movimentos das pálpebras. Os orgaos internos começaram a ser afectados, o coração, os pulmoes. Começaram as tentativas para arranjar uma cama nos cuidados intensivos porque a continuar assim, nessa escalada assustadora de pioras, necessitaria de ser intubada para poder respirar...
Os médicos desesperavam impotentes. Sem um diagnóstico, apenas podiam prestar alivio sintomatico. Até que um dos membros júniores da aquipa colocou a hipótese...e se fosse Doenca de Behcet? Rara, bem sabia, mas explicava alguns dos sintomas: a vasculite, as úlceras, o envolvimento neurológico. No entanto, os exames neurologicos nao eram os comuns da doença. Em desespero de causa, a equipa decidiu tentar o tratmento para aquela doença.
A doença de Behcet é uma doença auto-imune de origem desconhecida. Basicamente, tal como em outras doencas auto-imunes, o sistema imunitário perde a capacidade de reconhecer certas células do organismo e começa a atacá-las como se fossem corpos estranhos. O tratamento consiste assim em agentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides e Cyclofosfamida foi o tratamento escolhido.
O impacto foi incrivel, no dia seguinte ao tratamento a Sra. A mostrou melhoras muito positivas que continuaram, tornando-se evidente no segundo dia que o tratamento estava a resultar. Os sintomas neurológicos regrediram bem como a vasculite. Pouco tempo depois, a sonda que permitia A Sra. A ser alimentada foi retirado.
E foi com um prazer enorme que via a Sra. A sair do hospital pelo seu próprio pé passadas duas ou tres semanas!
O caso da Sra. A foi um dos que mais marcou de entre os doentes das minhas enfermarias. Nao só pela degradação fulminante que nos encheu de raiva impotente, mas também pelo alivio que o sucesso quase milagroso da sua cura nos transmitiu. Muitas vezes é assim, o corpo humano tem segredos que nao sao facilmente revelados e a diferanca entre a morte e a vida muitas vezes é tao ténue!...

Thursday, May 25, 2006

Vestimenta

(Schjerfbeck)
A aldeia era visitada assiduamente por vendedores ambulantes. Traziam os produtos acondicionados em cestos transportados em mulas, apregoavam as mercadorias com sonoros pregões e percorriam a maioria das ruas em busca de clientes. Normalmente traziam roupa, os sempre necessários aventais, batas, roupa interior, lenços para a cabeça.
A indumentária das mulheres só mudava ligeiramente na cor. Consistia invariavelmente de uma saia mais ou menos rodada, um avental por cima, meias, sempre meias mesmo no Verão, uma blusa fechada e um lenço na cabeça a tapar por completo a cabeleira, como se esta fosse um atributo diabólico que necessitasse de ser ocultado para não inspirar desejos pecaminosos. O preto era obrigatório durante vários anos após a morte de um familiar. Exceptuando essas fúnebres ocasiões, as cores não variavam muito, sempre muito escuras e discretas.

Wednesday, May 24, 2006

Dadivas da Natureza


Silphium


Plinio descreveu esta planta como a maior dádiva da Natureza ao Homem. Hoje considerada extinta, crescia abundantemente nas montanhas viradas para o Mediterraneo numa área de 200km quadrados a sul da Libia, chamada na antiguidade de Cirenaica.
De acordo com Teofrasto, as suas virtudes medicinais e culinárias foram descobertas pelos colonizadores por volta de 600 ac. A sua exploração trouxe entao fama e riqueza a região, fazendo de Cirene a regição mais rica do Norte de Africa, e a sua importancia era tal, que figurava nas moedas da época.
As indicações da planta incluiam tosse, retenção de fluidos, lepra, verrugas e alopécia, mas era sobretudo usada como abortivo, contraceptivo e afrodisiaco.
Na cozinha, os Gregos valorizavam o seu sabor e aroma quando cozinhada com carne e consideravam-na um excelente digestivo.
Diz-se que Nero, no séc. I, foi o último dos utilizadores, sendo aparentemente substutuida por asafoetida, popular com Alexandre o Grande.
Tentativas foram feitas para reintroduzir a planta em áreas com caracteristicas semelhantes na Grécia e na Siria mas falharam.

Especial


Simon Vouet, Saturno (o Tempo) conquistado por Venus e pela Esperanca
Especialmente para os meus a lutar contra o tempo e outros deuses que nos excedem... que tudo corra bem!
Bjicos!

Tuesday, May 23, 2006

Proverbio (Mirandés)

(Botero)


Comidas finas an corpos gruossos
Fazen mal als uossos.

(Comidas finas em corpos grossos
Fazem mal aos ossos)

Monday, May 22, 2006

Ela e Ele

Afinal, Adao e Eva sempre existiram!... Recentemente, equipas de geneticistas revelaram que chegaram a conclusao que todas as mulheres do mundo partilham os genes de uma ancestral comum que terá vivido há 150 000 anos, a qual deram o nome de Eva. Além disso, os cientistas identificaram também um ancestral comum para todos os homens, um espécime ao qual deram o nome de Adao, mas, surpresa das surpresas, este último terá vivido 80 000 depois!...
Mas espera lá... mas o Adao nao "nasceu" antes? E a historia da costela?... as coisas nao batem bem com a mitologia. E se a Eva nasceu 80 000 anos antes do canastrao, como foi o mundo durante esse periodo? Um Jardim luxuriante de orgia frenética de lesbianismo? Talvez o mito das Amazonas seja afinal verdadeiro!...
(Klimt)

Sunday, May 21, 2006

Dirty secretary off



Pronto... cansei-me! A partir de amanhã, passo de óculos a lentes de contacto. Especialmente quando apanho o cabelo, o pessoal no hospital farta-se de me dizer "Oh, today you have your dirty secretary look!". Não só o pensam, o que se nota quando reviram os olhinhos, como o dizem! As mulheres, (que mostram sempre um grande interesse nos meus modelitos) limitam-se geralmente a um "You´re too glamorous for work!" ... ao que eu respondo, "I am portuguese... that´s how we dress. Please respect my genes!". Eu sei que não, mas o argumento deixa muito pouco espaço para respostas.

Friday, May 19, 2006

A minha Galeria


Tio António, Óleo sobre tela (60x50cm), 2003
O tio António é a pessoa mais descontraida e positiva que até hoje conheci. Uma das história que melhor o caracteriza passou-se na sua mocidade. Um dos irmaos tinha saido de noite para ir a um bailarico algures. No entanto, a coisa correu mal e acabou envolvido numa discussao com um outro mancebo que estava inserido num grupo que depressa se meteu ao barulho. Encontrando-se só para lidar com o magote furioso, o meu outro tio correu a casa para pedir ajuda aos irmaos. Estando já deitados, levantaram-se em alvoroco, vestindo-se num ápice e pedindo informacoes sobre os pormenores da luta e sobre o número de opositores a dar porrada. Levantaram-se todos excepto o tio António, que sem se incomodar, gritou desde a cama "É preciso que eu lá vá?". Era assim, ele só se incomodava e só se preocupava se fosse absolutamente necessário. Talvez por isso contemple a vida ainda de um modo positivo do alto dos seus noventa e (quatro?) anos.

Thursday, May 18, 2006

Musas Esqueléticas

(Dali)


Sao imensamente lindas (se descontarmos todos os subterfugios cirúrgicos e outros), milionariamente ricas, andam nas capas das revistas e no seu interior, usam marcas vedadas ao comum mortal pelos preços alucinantes, podem ter tudo o que o dinheiro pode comprar, são as princesinhas dos tempos modernos. E no entanto, passam fomes como dias!
Ontem, na sala de espera de uma das minhas enfermarias, enquanto tomava o meu Cup of tea, folheei uma dessas revistas que vivem a custa de vasculhar os segredos daquelas senhoras. Normalmente não leio, apenas vejo as fotos para tirar ideias para os meus modelitos. Mas aquele artigo prendeu-me a atenção... era sobre as dietas extremas das socielites.
Falava-se de um pouco de tudo, desde as adeptas da Atkin's, a outras de que nem sequer me lembro o nome. Mas a mais risivel era a última... aparentemente, alguem convenceu uma data de socilites que a melhor das dietas é comer apenas um sabor por dia, tal como limão ou beterraba, DURANTE O DIA TODO!!!!!! E os charlatoes deram mesmo as senhoras uma base "cientifica" para o sucesso da coisa. Dizem eles que o cérebro, coitadito, bombardeado por uma miriade de comidas, não consegue distinguir entre os diferente sabores, leva imenso tempo aprocessar a tralha toda e assim nunca sabe quando esta satisfeito, ou seja quando quando deve dar ordens ao estomago parar de comer! Além disso, a resultante monotonia da comida reduz o apetite! PUDERA!!!!!
AI, Ó MINHAS AMIGAS! Entao mas o cérebro, a máquina mais perfeita alguma vez construida, não consegue distinguir...??????!!!!!!!! Mas ninguem explica a estas aves raras que os sabores nao viajam assim até ao cérebro, e que o organismo, na verdade, necessita de uma variedade de nutrientes de modo a funcionar de um modo saudavel?
Como é que alguém consegue deixar-se convencer de que este sacrificio extremo é sustentável? Mas depois li a lista de senhoras que seguem a dieta e compreendi. Uma delas era a Victoria Beckham, que confessou numa entrevista na televisao que nunca leu um livro na vidinha dela... a outra era a Katie Holmes que se deixou convencer pelo Tó Cruzeiro, (vulgo Tom Cruise) a parir sem analgesia e sem estreguchar ou fazer qualquer tipo de som!... com exemplares destes compreende-se que o cerebro esteja já sujeito a restricoes extremas e que acreditem piamente que o coitado, mirrado e ressequido "nao consegue distinguir"... e talvez seja mesmo verdade, sei lá? O que o céroebro das coitadas esta a precisar é lambuzar-se, é tomar um banho de imersao de razao...
Agora eu pergunto-me...valerá a pena? Sera que os sacrificios passados a negar-se comida- nao so aquela que representa verdadeiros prazeres, mas tambem a minima necessaria para manter um organismo saudavel- merecem as páginas coloridas nas revistas e a inveja de grande parte do mulherio?

Wednesday, May 17, 2006

Pecados


(Frankens)


A actulizacao da lista das actividades humanas que o estado do Vaticano considera serem pecados incluiu na mesma passar “demasiado tempo” a ler jornais, a ver televisao ou a navegar na internet. De acordo com os mesmos senhores, a defenição de “demasiado tempo” vem da comparação com o tempo que se passa a ler a biblia. E eu pergunto-me… mas há alguem no seu perfeito juizo que perca tempo a ler uma obra com tao reduzido valor literário? Ainda se fosse a Eneida, ou a Odisseia, ou a Iliada...
Nenhum dos católicos que conheço le a biblia assiduamente. Quando muito possuem um volume para enfeitar a estante. Muitos católicos que conheço -sendo eu de uma regiao tao pobre- mal sabem ler. Consequentemente, grande parte da legiao dos que acata as ordens daquele estado estrangeiro encontrar-se-ao em estado de muita pouca graça. O que para o Vaticano, que negoceia directamente a alma, esse produto muito pouco palpável, é extremamente rentável. Sendo imperativo salvar esse apendice invisivel, o remédio sao os antibioticos espirituais prescritos pela Igreja.
Pensando em pecados, veio-me vagamente à ideia a lista dos terriveis pecados que o Vaticano condena. A gula, a luxuria, o orgulho, a vaidade, a preguica, a homosexualidade, entre outros. Pecados mortais. Sim senhor, mortais. Agora pergunto-me… porque será que o Vaticano tem essa fixação com actividades que se passam dentro das nossas portas e é tao benevolente com outras actividades publicas visivilmente criminosas? Porque é que se incomoda tanto com o que fazemos na nossa cama mas pactua com regimes totalitários, com ditadores e déspotas que matam, assassinam e torturam?
Em vez da Gula, porque é que nao é pecado a Fome?
Em vez da Luxuria, porque é que nao é pecado a Guerra, e a Tortura, a instigação a desobediencia civil?
Em vez do Orgulho, porque é que nao é pecado a Subserviencia, a Escravidao, a Exploração?
Em vez da leitura dos jornais, porque é que nao é pecado a Ignorancia (e a sua exploração) ou a falta de Educação?
Em vez da Homosexualidade, porque é que nao é pecado a Violencia Domestica, (santificada pelo Vaticano, que ordena as mulheres a cega obediencia ao seu marido e senhor)?

Tuesday, May 16, 2006

O lado positivo


(Shannon)


Ver o lado positivo da vida nem sempre é facil, principalmente quando estamos submersos em abismos de paixoes que nos turvam os pensamentos. Quando os electroes dos átomos que nos fazem se movimentos aos saltos nas paredes daquilo que somos e inflamam a visao da realidade, nao é facil ter a paciencia pare ser calmo.
Mas pronto... como nada disso se passa hoje, e porque é Primavera e porque até estou bem disposta aqui vai: a chuva nem é assim tao má... apesar de nao ter conseguido concretizar o barbeque planeado para o jantar de ontem, sempre teve vantagens... lavou-me o bolinhas!
Apesar da instabilidade climática neutralizar um pouco as actividades terroristas das putas das gaivotas, elas sempre acham piada ir deixar residuos sólidos no meu wee car... as grandessissimas vacas!

Monday, May 15, 2006

Farmacologia e arte

(Dicksee)

Medicamentos fantasiosos foram idealizados nas mentes dos autores para servir os propósitos do enredo e mudar o rumo da acção, sem a preocupacção de que os medicamentos tenham semelhança com medicamentos existentes. Provavelmente o medicamento deste tipo mais conhecido é a poção ingerida por Julieta em "Romeo and Juliet" para simular a aparencia de morte- ausencia de respiração e de pulso e temperatura corporal reduzida. Mesmo as cores no lábios e nas faces da donzela seriam afectadas:

Take thou this vial, being then in bed
And this distilles liquor drink then off;
When presently all thought thy veins shall run
A cold and drowsy humour; for no pulse
Shall keep hid native progress, but surcease;
No warmth, no breath, shall testify though livest;
The roses in the lips and cheeks fade
To paly ashes, thy eye's windows fall
Like death when he shuts up the day of life.
(Acto 4, Cena 1)
Romeu pensa que Julieta está de facto morta (uma vez que não recebeu a mensagem indicando que de facto ela não tinha morrido), e em desespero ingere ele próprio o veneno. No entanto, na ópera, antes que o macebo pereça, Julieta recupera os sentidos, para permitir que um dueto final seja cantado. Entao, Julieta tenta absorber o veneno dos lábios de Romeu beijando-o, para se juntar a ele na morte, mas finalmente suicida-se com o punhal do rapaz.
Na ópera de Rimsky-Korsakov A noiva do Tsar, o libretista inventou a ideia de um medicamento que causa marcado envelhecimento. De um modo semelhante, em "Gotterdammerung" de Wagner, um agente farmacologico é usado para causar a perda de memória. O objectivo era fazer Siegfried esquecer Brunnhilde, e pensar que nunca na vida tinha visto outra mulher senao Gutrune.
Peder-se-ia esperar que pocoes para facilitar o romance e o sexo abundassem nas óperas. No entanto, referencias especificas a afrodisiacos (exceptuando o alcool) sao raras nos librettos. Em "Bomarzo", Pantasilea tenta o corcunda Orsini com afrodisiacos. E Gilbert and Sullivan, no "The Sorceror" refere uma "poção de Amor".

Sunday, May 14, 2006

Fim de semana!

(Ingres)

Deve haver um fenómeno atmosférico qualquer, assíduo e irritante, a afligir os fins de semana. Durante a semana os dias abrem-se em cores radiosas, desfazem-se em luz e calor... e depois chega Sábado e é assim... descem as nuvens à cidade e trazem um rasto de aragem fria. O remédio é ficar por casa no conforto do bafo do aquecimento central...

Friday, May 12, 2006

A Minha Galeria



Coimbra em Geometria e Cores, Óleo sobre tela, 1997

Thursday, May 11, 2006

Ye felecidade (Mirandes)


Ye felecidade
Aceitar l'eidade
Cada die repetida
Cumo don de la bida

Ye felecidade
Aceitar la berdade
Que ben de l coracon
I passa por la Buntade
I la Rezon.

Ye feleciade
Ousar la lhiberdade
Que dá grandeza a l'Home
I respunsablidade.

Ye feleciade
Acreditar cun bien sinceridade
Que caminamos juntos
Cun la Humanidade.

Ye felecidade
Un coraçon que ha-se
Ancher-se de camino
Para un buon çtino.

José Francisco Fernandes

Wednesday, May 10, 2006

Urban Cougars

(Modigliani)

No seu ultimo filme, Uma Thurman da vida a uma divorciada que encontra consolo nos bracos de um homem mais novo. Tais mulheres sao agora chamadas na giria urbana de Urban Cougars (Pumas urbanos) .
Esta nova categoria de mulheres é defenida como sofisticada, sexualmente predadora e com mais de 40 anos. Pense-se nas personagens de Sarah Jessica Parker e Kim Cattrall em The Sex and the City ou Teri Hatcher em Desperate Housewives... é esse o estilo. São mulheres que gozam de sucesso profissional, possivelmente divorciadas e com filhos e que apreciam a liberdade e o prazer da caça!...
Agora digam-me, meninos... voces queixavam-se se uma destas senhoras fosse caçar para o vosso território?

Tuesday, May 09, 2006

Adao e Eva

(Cabanel)



A seguir a fazer o mundo as escuras, resultando dai imperfeição e confusão, deus continuou a cometer erros incompreensiveis.
Comtemplemos o Sr. Adao e a Sra. Eva no Jardim do Éden, ela coitada, apenas uma costeleta hiper-desenvolvida, ele criado do barro. O criador avisa-os que podem comer de tudo excepto da arvore das maçãs. Maçãs? Mas havera fruta mais desinteressante que as maçãs? Ainda se fossem anonas, ou mangas, ou uma dessas cenas voluptuosas... mas não, nao podiam comer a maçã, senão morreriam. A minha primeira questao é... então, como bom pai que previne um previsivel acidente com as suas crias, deus não esconde a filha de puta da arvore bem longe? Nao...
E depois, coloca no jardim uma serpente. E repare-se bem, não é uma serpente qualquer, não senhor!... além de ser uma serpente esclarecida, de saber a verdade, isto é, que os recém criados seres não morreriam se comessem a estupida da maçã, ainda se trata, imagine-se bem, de uma serpente FALANTE! Segunda duvida: então mas deus, sabendo disso, e sendo omnipresente, mal a serpente começou a falar de comer a maçã e coisa e tal não aparecia e espetava um pontape preventivo no focinho do bicho "É la!, psiuuuu! vá, esta a circular, a circular!"
Mas pronto o criador permitiu a conversa entre a Sra. Eva e a serpente, e claro, a serpente disse a verdade e deus mentiu, e o casalinho nao morreu de indigestão.
Quando deus voltou do seu passeio matinal e chamou as suas criaturas, notou que tinham comido a maçã. A cobra deve ter pensado, "Ai, ja me f*di, o velho parece danado!!!!... eu mais a minha bocarra, pá! Mas porque é que não consigo ficar calada? Que grande porra!, pá... Mas que mais se me dava se os gajos comem ou deixam de comer? O velho vai limpar-me o sebo, ai vai, vai!!".
E deus estava mesmo furibundo da vida e então começou a destribuir castigos: a coitada da Sra Eva coi condenada a parir entre dores indiscritiveis e a ser dominada pelo marido. O Sr. Adao foi condenado a ter de amanhar a terra se queria comer... acabara-se a comidinha a pala. E ainda mais, esquecendo-se do principio da nao-transmissao da pena, alargou os males a todos os descendentes do casal...
Mas antes disso virou-se para a serpente, toda encolhida com medo de ser fulminada por um raio, e disse-lhe (para grande alivio da mesma) "Tu vais ser condenada a rastejar sobre o teu ventre até aos fins dos teus dias!". A cobra abanou a cabecona e revirou os olhos a fingir contrariedade e disse, "Ena men, mas que grande porra... isso é mesmo uma grande chatice, pá!... "-e olhando para o corpo liso desde sempre-"vou cá sentir umas saudades das minhas asas!... entao, vá, vou andando, eheh, rastejando, nao é?eheh!!! vá, eté loguinho, sim?... Adao, iou ma men, foi um prazer! vai aparecendo, ok?".
Ignoro ainda quando é que a serpente perdeu a fala.

Monday, May 08, 2006

A Minha Galeria

Orfeu chorando a morte de Euridice, Óleo sobre tela, 2006 (76x61cm)


Se há uma música perfeita para este quadro é esta, eu oivi-a vezes sem conta enquanto pintava:
(não sei postar música, por isso fica apenas a letra...)

You Take My Breath Away
Words and music by Freddie Mercury

Oooh oooh take it take it all away
Oooh ooh take my breath away
Oooh ooh yoooo take my breath away

Look into my eyes and you'll see I'm the only one
You've captured my love stolen my heart
Changed my life
Every time you make a move you destroy my mind
And the way you touch
I lose control and shiver deep inside
You take my breath away

You can reduce me to tears with a single sigh
Ev'ry breath that you take
Any sound that you make is a whisper in my ear
I could give up all my life for just one kiss
I would surely die if you dismiss me from your love
You take my breath away

So please don't go
Don't leave me here all by myself
I get ever so lonely from time to time
I will find you anywhere you go
I'll be right behind you
Right until the ends of the earth
I'll get no sleep until I find you
To tell you that you just take my breath away

I will find you anywhere you go
Right until the ends of the earth
I'll get no sleep until I find you
To tell you when I've found you
I love you

Take my breath take my breath ... away

Sunday, May 07, 2006

Novos tempos...

(Carreiro)


Eram muito jovens. Passeavam indiferentes à chuva ou às pessoas que estugavam o passo para a evitar. As mãos dadas, que indicavam a intimidades entre os dois, cerziam os corpos e impunham um percurso comum e regular. Mais ao perto notei outra particularidade...ambos usavam iPods! Cada um ouvia a sua música, prescrutava o caminho com uns olhos onde bailavam melodias diferentes e a único ponto de comunicação eram aquelas mãos, dadas.
Assim nos conduz a tecnologia... e nem posso dizer que é mau, afinal aqui em casa também há dois iPods... mas será que estas coisas nos afastam uns dos outros ou apenas são um passo na evolução social e os nossos comportamentos se adaptam e evoluem à sua volta? E dizermos mal destes comportamentos, é um sinal de que pertencemos a uma nova era, e os comportamentos alvos das nossas críticas porque no nosso tempo- no tempo em que os nossos pais criticavam os nossos modos e hábitos- é que era bom?...
...bem pelo menos aqui em casa a tecnologia fomenta a comunicação... nem que seja para ligar a televisão. Mr Big tem a mania dos gadgets e de ter tudo ligado à televisão. Na mesa da sala há onze telecomandos e para ligar a televisão é preciso mexer em pelo mesnos tres. Isto é se tudo estiver configurado para a televisão e não para os outros milhentos aparelhos a ela ligados...

Friday, May 05, 2006

Nao sei


(Bouguereau, O regresso da Primavera)


Nao sei! O que sei é que é Sexta-feira and therefore é um dia lindo mesmo que nao esteja muito sol! Sei é que os deuses e as eternidades estao la sentados nos seus tronos pasmados de eter e de veludos e eu vou curtir a minha mortalidade reles até a exaustao... porque hoje é Sexta and therefore seguir-se-a um Sabado inteirinho e um Domingo todo!
Nao parece tudo mais perfeito na Primavera? As cores, as formas, os sons. As plantas, os bichos... até as pessoas!

Thursday, May 04, 2006

Gripe



De acordo com um "memorandum of understanding", os Centros para a Prevencao e Controlo de Doencas dos Estados Unidos (CDC) e os agentes alfandegários podem deter os passageiros que parecam estar infectados com a gripe das aves, permitindo também que os agentes alfandegários e a policia de fronteiras fornecam dados pessoais dos passageiros aos CDC.
Erhhhh... e como é que os senhores agentes vao saber se a pessoa "parece" estar infectada ou nao? se calhar estao a espera de ver pessoal como na figura acima... e quais as consequencias do facto de se deterem pessoas que "parece" que estao infectadas mas nao estao?

Wednesday, May 03, 2006

(Alguns) Esboços de férias




Mr Big exclamou ao ver os desenhos "It is me!". Ha algumas semelhanças... e diferenças. Mas vou omitir o meu esclarecimento...

Tuesday, May 02, 2006

Convençoes


Li algures que o homem promete amor para obter sexo e a mulher promete sexo para obter amor. Isso quer dizer que a propagacao da espécie assenta basicamente sobre uma mentira!... Haverá invencao mais engenhosa, convenção mais util que o amor?

Mais dois...

(Matisse)

Respeitando a tradicao de aumentar a familia depois das férias, há cá em casa mais duas criaturas, o Roger e o Brian! Ontem o Mr. Big desapareceu durante boa parte da tarde e quando chegou perguntou-me "Do you like fish?". E eu, gosto muito, grelhados! Ele respondeu com um esgar de nojo. "May I introduce you to Roger and Brian!"... pois, eram dois peixinhos dourados. Passou o resto da tarde a abrir um buraco no jardim para colocar a mini-piscina adquirida de proposito para os dois bichos.
Ignoro se as criaturas sobrevevirao a curiosidade dos gatos e aos rigores do Inverno... a ver vamos!

Monday, May 01, 2006

Impressoes- el Teide