Wednesday, May 17, 2006

Pecados


(Frankens)


A actulizacao da lista das actividades humanas que o estado do Vaticano considera serem pecados incluiu na mesma passar “demasiado tempo” a ler jornais, a ver televisao ou a navegar na internet. De acordo com os mesmos senhores, a defenição de “demasiado tempo” vem da comparação com o tempo que se passa a ler a biblia. E eu pergunto-me… mas há alguem no seu perfeito juizo que perca tempo a ler uma obra com tao reduzido valor literário? Ainda se fosse a Eneida, ou a Odisseia, ou a Iliada...
Nenhum dos católicos que conheço le a biblia assiduamente. Quando muito possuem um volume para enfeitar a estante. Muitos católicos que conheço -sendo eu de uma regiao tao pobre- mal sabem ler. Consequentemente, grande parte da legiao dos que acata as ordens daquele estado estrangeiro encontrar-se-ao em estado de muita pouca graça. O que para o Vaticano, que negoceia directamente a alma, esse produto muito pouco palpável, é extremamente rentável. Sendo imperativo salvar esse apendice invisivel, o remédio sao os antibioticos espirituais prescritos pela Igreja.
Pensando em pecados, veio-me vagamente à ideia a lista dos terriveis pecados que o Vaticano condena. A gula, a luxuria, o orgulho, a vaidade, a preguica, a homosexualidade, entre outros. Pecados mortais. Sim senhor, mortais. Agora pergunto-me… porque será que o Vaticano tem essa fixação com actividades que se passam dentro das nossas portas e é tao benevolente com outras actividades publicas visivilmente criminosas? Porque é que se incomoda tanto com o que fazemos na nossa cama mas pactua com regimes totalitários, com ditadores e déspotas que matam, assassinam e torturam?
Em vez da Gula, porque é que nao é pecado a Fome?
Em vez da Luxuria, porque é que nao é pecado a Guerra, e a Tortura, a instigação a desobediencia civil?
Em vez do Orgulho, porque é que nao é pecado a Subserviencia, a Escravidao, a Exploração?
Em vez da leitura dos jornais, porque é que nao é pecado a Ignorancia (e a sua exploração) ou a falta de Educação?
Em vez da Homosexualidade, porque é que nao é pecado a Violencia Domestica, (santificada pelo Vaticano, que ordena as mulheres a cega obediencia ao seu marido e senhor)?

8 Comments:

Blogger Pé de Salsa said...

Rosário,

Assino "de cruz" e muito mais haveria a dizer sobre este assunto.

A minha educação foi sempre baseada na Religião Católica; já na fase adulta fui procurando conhecer outras doutrinas porque quer se queira quer não - o ter fé em algo divino - é muito importante e ajuda-nos a ultrapassar alguns problemas que nos vão surgindo durante o tempo que por cá permanecemos. Acontece que hoje não sei bem o que sou (doutrinalmente falando) mas sei, isso sim, que a minha fé se foi desvanecendo.

Quando do Vaticano, ainda hoje, surgem críticas à Gula, à Vaidade, à Luxúria, à Homossexualidade (entre muitas outras)...olha para o que eu digo mas não para o que eu faço...fico com náuseas e cada vez mais descrente.

Foi um bom tema que a Rosário aqui nos trouxe e que merece um debate sério e muito profundo para bem da humanidade.

Bjicos
Pé de Salsa

11:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei.

JMC

12:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola Pe de Salsa!
Comcordo contigo, a espiritualidade é uma necessidade sociologica e eu pessoalmente respeito-a. O que me custa aceitar sao religioes a sua luta por se afirmar como a unica possivel de fornecer salvacao (como se o ser humano necessitasse de salvacao!).
As religioes sao um disfarce para quem nao pode controlar as populacoes pela politica ou outro meio qualquer. Usam a idea do divino para obter ontos nas suas batalhas de poder e influencia.
bjicos!

12:07 PM  
Blogger GNM said...

Este teu texto é fantástico! Gostei imenso. Mesmo.

E, de certa forma, está relacionado
com o penúltimo poema que escrevi.

Continua a sorrir!

2:38 PM  
Blogger Miguel said...

Pois é, Tia Rosario ...

Estes senhores do Vaticano, é só pecados atrás de pecados!

E as respostas ás tuas perguntas, aonde estão?

Bjks da Matilde

10:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Concordo com vc. O importante é a essência
http://dudve.blogspot.com/

http://cartasintimas.zip.net

12:20 AM  
Blogger palavras outras.blogspot.com said...

Olá Rosário,
Obrigado pelas visitas e comentários. É sempre bom visitar o teu blog.
Um grande e afetuoso abraço

4:58 AM  
Blogger greentea said...

não tive tempo de vir cá...

mas este texto está fabuloso!!!

não esquecendo que este novo Papa calça sapatos Gucci e veste agora de uma da s mais afamadas casas de alta costura tendo "despedido" a empresa que há mais de 200 anos vestia o Vaticano

entre outros

que nem vale a pena alongar-me mais . Já disseste tudo!

3:29 PM  

Impressoes

<< Home