Monday, September 05, 2005

Santa Bárbela (a proposito de Tormentas)

Santa Bárbela se bestiu i se calçou
Al camino se botou
Santo Antonho ancontrou
- Adonde bás, Bárbela?
- Vou arramar esta troboada
Qu'anda pul mundo spalhada,
Onde nun haba beira nien lheira
Nien ramico d'oulibeira
Nien pan, nien bino
Nien casa cul sou bezino
Nien bezerricos a mamar,
Esta tormiênta you hei-de ampuntar.


Além das duas principais festividades em Agosto, durante o ano realizavam-se ainda várias outras dedicadas a Santos com menos importância na hierarquia divina da aldeia mas que não se podiam desprezar uma vez que forneciam preciosa protecção contra elementos da natureza. A Santa Bárbara era uma delas. A coitada da Santa Bárbara, que como é óbvio sofreu uma morte violentíssima, não sei porquê, oferecia protecção contra as trovoadas. Talvez por isso a sua capela se situasse nos montes, muito afastada do povoado. Tem certa lógica. Se a Santinha tinha o poder sobre as tempestades, mais valia fazer-lhe a morada longe das pessoas para que ela a si chamasse os trovões e os relâmpagos e livrasse assim as frágeis moradas dos pobres mortais. Normalmente, conforme diz o ditado, de Santa Bárbara ninguém se lembrava, mas bastava a ameaça de um temporal para as pessoas recorrerem à pobre Santa,

"Santa Bárbela bendita
ne l Cielo stais scrita
cun papel i auga bienta
librai-mos desta termienta."

E a bondosa Santinha lá relevava o esquecimento e atendia o pedido. A tempestade rugia e faiscava ao redor da aldeia mas finalmente, acatando as ordens da padroeira das tormentas, afastava-se bramindo contrariedades.

4 Comments:

Blogger Rosario Andrade said...

Pois é... com as tormentas que se tem abatido sobre o mundo, bem precisavamos de uma ligacaozzinha eficiente com a Santinha...

FROG! ola! Ja regressaste? Espero que tenhas passado uma boa Festa!...

4:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

6% of US Internet users read blogs, 2% use RSS
Today, only 6% of online consumers read blogs and 2% use RSS, while 70% of online consumers use the Internet to research products for purchase.
bad credit loans we can help you. We can get almost anyone approved for any type of loan you need, including all types of mortgages, refinances, pay day loan advance, auto financing and much more.
www.nwcleasing.com
can help you get the funds you need fast, usually within 24 hours or less.

5:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Santas?!? Pois...
Graças a deus sou ateu!
Continua a sorrir!

8:59 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Eu tambem!!! Trata-se de uma ironia!

10:35 PM  

Impressoes

<< Home