Friday, August 26, 2005

Sta Teresinha

Hoje inicaram-se as Festas em Carção. Durante o fim de semana haverá missas e procissões mas também arraiais e foguetório... pois, o que seria a Festa sem os foguetes... e não há cá argumentos de fogos e outras desgraças... a Festa é a Festa!


O Sábado (amanhã) é dedicado à Santa Teresinha e às moças solteiras. Realiza-se uma missa seguida de procissão onde todos os andores enfeitados a preceito desfilam seguidos dos respectivos crentes.
Em outros lugares pode o Santo António atender às preces das moças que aspiram à bênção de um noivo, e podem elas ir mostrar-lhe certas partes secretas da sua anatomia para subornar o perverso Santo. Mas em Carção somos mais práticas, achamos que só uma mulher pode entender outra nestas coisas do coração e é a Santa Teresinha, figurinha pequena mas poderosa, que detém o condão mágico capaz de encontrar o marido ideal ou de convencer o eleito da conveniência da relação. Porquê a santa Teresinha? Não sei, a Santinha morreu virgem e tuberculosa, não sei que argumentos terá para convencer as divinas hierarquias, mas pronto... em Carção está ela entregue do pelouro dos casamentos.
Durante a manhã as moças solteiras vão pela aldeia fazer o peditório em nome da Santinha. E nestas coisas todos sabemos como é, uma mão lava a outra, é claro que quem mais contribui são as mulheres. Como reconhecimento por promessa cumprida ou pensando no futuro próprio ou de filhas moças em necessidade de superior ajuda.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Onde fica Carção? Se eu soubesse, poderia indicar a eventuais interessadas num milagre de Santa Teresinha...

6:20 PM  
Blogger mfc said...

Festa é assim mesmo, com tradição e tudo.
Embora não seja crente, acreditar em qualquer coisa não faz mal a ninguém.
Acreditem pois, mas sobretudo divirtam-se!

7:46 PM  
Blogger pedro said...

não sabia que santa da minha rua tinha morrido virgem & tubercolosa...
:)
é que o dá não me preocupar em conhecer o historial dos nomes de ruas...

10:54 AM  
Blogger Miguel said...

Boas Festas e melhor FDS!

Obrigado pelo link!

Bjs da Matilde

7:32 PM  

Impressoes

<< Home