Wednesday, May 24, 2006

Dadivas da Natureza


Silphium


Plinio descreveu esta planta como a maior dádiva da Natureza ao Homem. Hoje considerada extinta, crescia abundantemente nas montanhas viradas para o Mediterraneo numa área de 200km quadrados a sul da Libia, chamada na antiguidade de Cirenaica.
De acordo com Teofrasto, as suas virtudes medicinais e culinárias foram descobertas pelos colonizadores por volta de 600 ac. A sua exploração trouxe entao fama e riqueza a região, fazendo de Cirene a regição mais rica do Norte de Africa, e a sua importancia era tal, que figurava nas moedas da época.
As indicações da planta incluiam tosse, retenção de fluidos, lepra, verrugas e alopécia, mas era sobretudo usada como abortivo, contraceptivo e afrodisiaco.
Na cozinha, os Gregos valorizavam o seu sabor e aroma quando cozinhada com carne e consideravam-na um excelente digestivo.
Diz-se que Nero, no séc. I, foi o último dos utilizadores, sendo aparentemente substutuida por asafoetida, popular com Alexandre o Grande.
Tentativas foram feitas para reintroduzir a planta em áreas com caracteristicas semelhantes na Grécia e na Siria mas falharam.

3 Comments:

Blogger Pé de Salsa said...

Parece que de plantas, pelo menos assim esquisitas, ninguém entende.

No entanto, muitas delas têm curado grandes males e salvo muitas vidas.

Bjico
Pé de salsa

1:11 AM  
Blogger greentea said...

alguma multinacional da área farmaceutica a destruiu para sempre... ou terá sido Nero , que teria ligações perigosas?...

tem um bom dia - sem catarros, que às vezes sinto uma bola na garganta...dificil de engolir

bjikos.

10:14 AM  
Blogger Kamia said...

Que pena!É sempre assim, as coisas boas vão e os males ficam.

2:22 PM  

Impressoes

<< Home