Monday, May 15, 2006

Farmacologia e arte

(Dicksee)

Medicamentos fantasiosos foram idealizados nas mentes dos autores para servir os propósitos do enredo e mudar o rumo da acção, sem a preocupacção de que os medicamentos tenham semelhança com medicamentos existentes. Provavelmente o medicamento deste tipo mais conhecido é a poção ingerida por Julieta em "Romeo and Juliet" para simular a aparencia de morte- ausencia de respiração e de pulso e temperatura corporal reduzida. Mesmo as cores no lábios e nas faces da donzela seriam afectadas:

Take thou this vial, being then in bed
And this distilles liquor drink then off;
When presently all thought thy veins shall run
A cold and drowsy humour; for no pulse
Shall keep hid native progress, but surcease;
No warmth, no breath, shall testify though livest;
The roses in the lips and cheeks fade
To paly ashes, thy eye's windows fall
Like death when he shuts up the day of life.
(Acto 4, Cena 1)
Romeu pensa que Julieta está de facto morta (uma vez que não recebeu a mensagem indicando que de facto ela não tinha morrido), e em desespero ingere ele próprio o veneno. No entanto, na ópera, antes que o macebo pereça, Julieta recupera os sentidos, para permitir que um dueto final seja cantado. Entao, Julieta tenta absorber o veneno dos lábios de Romeu beijando-o, para se juntar a ele na morte, mas finalmente suicida-se com o punhal do rapaz.
Na ópera de Rimsky-Korsakov A noiva do Tsar, o libretista inventou a ideia de um medicamento que causa marcado envelhecimento. De um modo semelhante, em "Gotterdammerung" de Wagner, um agente farmacologico é usado para causar a perda de memória. O objectivo era fazer Siegfried esquecer Brunnhilde, e pensar que nunca na vida tinha visto outra mulher senao Gutrune.
Peder-se-ia esperar que pocoes para facilitar o romance e o sexo abundassem nas óperas. No entanto, referencias especificas a afrodisiacos (exceptuando o alcool) sao raras nos librettos. Em "Bomarzo", Pantasilea tenta o corcunda Orsini com afrodisiacos. E Gilbert and Sullivan, no "The Sorceror" refere uma "poção de Amor".

4 Comments:

Anonymous eduardo said...

Obrigado por visitar o meu blog e até linkei você nos cartasintimas.
Caso tenha tempo, escrevo sobre um exposição e gostaria da sua opinião.
http://duduoliva.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?idblog=13757

8:47 PM  
Blogger perola&granito said...

:o)

9:44 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

Bem interessante, Rosário!
Bjicos

12:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Enjoyed a lot! http://www.wellbutrinsr9.info/Percocet-drug-test.html retractable awnings Withdraw from percocet auto floor mats Renuzit air freshener doll

3:40 AM  

Impressoes

<< Home