Friday, June 30, 2006

Proverbio (Mirandés)

(Marc)

Mais bale um paixarico na mano
Que dous a bolar.
(Mais vale um pássaro na mao
Do que dois a voar)

Wednesday, June 28, 2006

Museu Britânico- Parténon








Tuesday, June 27, 2006

Maravilhas da Arte e do Engenho


( Sir Alma Tadema- Fidias e o friso do Parténon)

O Partenon

O edifício foi construído por iniciativa de Péricles, o líder político ateniense do século V a.C., e foi supervisionada por Fídias, encarregado também das esculturas decorativas. Os arquitetos foram Ictinos e Calicrates e a construção começou em 447 a.C. e estava substancialmente pronta em 438 a.C., mas a decoração continuou até 433 a.C..
O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto ‘’parthenos’’ (παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.
Especula-se que as dimensões do edifício expressem a razão dourada, proposta por Pitágoras no século anterior. Está cercado por uma colunata (peristilo) em octoestilo dórico, com oito colunas frontais em vez de seis como era costume na época, e dezessete de cada lado perfazendo um total de 46 colunas. O templo foi erigido no ponto mais elevado da Acrópole, para ser visivel em toda a cidade bem como do mar. Construido com mármore do Pentélico, apresentava uma brancura cintilante que se conjugava com a rica policromia dos baixo-relevos. Apresentava uma série engenhosa de efeitos de perspectiva que dotavam o templo de inigualável elasticidade e ligeireza. O visitante, uma vez dentro do templo, enfrentava uma prodigiosa representação de magestosa serenidade, de elegancia, liberdade e beleza. Na sala maior encontrava-se a gigantesca estátua criselefantina (feita de ouro e marfim) da deusa.
As ‘’metópes dóricas’’ na colunata exterior e o ‘’friso jónico’’ na parede exterior superior da ‘’cella’’ foram completados em 438 a.C. As noventa e duas ‘’metópes’’ foram executadas em alto-relevo, prática até então usada somente em metais preciosos e seu desenho é atribuído ao escultor Calamis.
As do lado leste descrevem a ‘’Gigantomaquia’’ (a luta entre os deuses do Olimpo contra os Gigantes) e as do lado oeste a Amazonomaquia (a mítica batalha dos atenienses contra as Amazonas). As ‘’metópes’’ do lado sul mostram a ‘’Centauromaquia Tessaliana’’ (a batalha entre os lápios, ajudados por Teseu contra os centauros, meio homens, meio cavalos). No lado norte, a decoração está muito danificada, mas parece referir-se ao saque de Tróia.
O mais característico na arquitetura e decoração do templo é a existência de um friso jónico ao longo das paredes exteriores da ‘’cella’’. Esculpida em baixo-relevo, descreve uma idealizada versão de uma procissão pantenaica do ‘’Portão Dipilônico’ em Carameico até a Acrópole. Nesta procissão, realizada cada quatro anos, atenienses e convidados participavam oferecendo sacrifícios e novas roupas (‘’peplos’’, feitas por jovens nobres atenienses) em honra da deusa . O friso foi feito no próprio local e está datado de 438 a.C..
Cre-se que no séc V, a grande imagem de Atena foi levada para Constantinopla, onde mais tarde foi destruída, provavelmente durante o saque da cidade promovido pela quarta crusada em 1204. No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita. Em 1687 um depósito de munição instalado pelos turcos dentro do edifício explodiu após ser atingido por uma bala de canhão veneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas. No século XIX, Lord Elgin removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como ‘’Mármores de Elgin’’ e expostas no Museu Britânico. Uma disputa polemica pede o retorno dessas peças à Grécia.

Monday, June 26, 2006

Sir Elton

(Tarantola)

Fim de semana muito ocupado... que terminou da melhor maneira com um concerto do Sir Elton John. Num dia nublado mas quente qb, num palco montado numa arena de cicket. Primeira parte durante os primeiros quarenta e cinco mminutos do jogo de Inglaterra (que seguimos pela tv portátil dos nossos vizinhos) por um grupo novo os The Storys que hoje lanca o seu primeiro single. Musica muito agradável, melodias bem construidas e harmonias deliciosas, rematadas por tres vozes com muita qualidade, muito seguras e com grande a vontade ao vivo.

Sir Elton esperou pelo final do jogo para entrar em palco. Bem disposto com a vitória da equipa nacional (We were crap but we won!-gritou no final da primeira música), foi igual a si próprio. Sem a exuberancia de outrora, cantou músicas do seu último album e alguns oldies goldies, demonstrando sempre a sua mestria dos dois instrumentos, piano e voz.

Foi sem dúvida uma tarde bem passada. Nao tive oportunidade de ver o jogo de Portugal, mas pelos resumos, nao perdi absolutamente nada. E agora temos as sementes de um incidente diplomático cá em casa... Portugal joga com os bárbaros Bretoes no Sábado!

Friday, June 23, 2006

Provérbio (Mirandés)


(Porto)
Quien buôna semiênte sembra, bun trigo cuôlhe.
(Quem boa semente semeia, bom trigo colhe.)

Thursday, June 22, 2006

Vitimas da Guerra...


Klimt, Retrato de Adele Bloch-Bauer
Este quadro de Klimt, conhecido como a Mona Lisa da Austria, foi alegadamente vendido durante esta semana por 135 milhoes de dólares, o preco mais elevado pago por um quadro, ultrapassando os 104 milhoes de dolareres pagos por um Picasso em 2004.
O retrato foi o centro de uma amarga batalha de reestituicao entre o Governo da Austria e a familia da retratada.
A Sra. Bloch-Bauer morreu em 1925 de meningite e no seu testamento expressou o desejo de deixar este quadro, bem como mais quatro Klimts, a Austria, apos a morte do seu marido. Aquando da ocupacao nazi da Austria em 1938, Herr Bauer fugiu do pais, deixando os preciosos bens. Os Nazis apoderaram-se dos quadros, colocaram tres dos Klimts na galeria do Palácio Belvedere em Viena e venderam os restantes. O retrato permaneceu ali durante quase 60 anos, a o lado de O Beijo.
Antes de morrer no exilio, na Suica deposi do final da guerra, Herr Bloch-Bauer redigiu um novo testamento deixando todos os seus bens aos seus sobrinhos.
Apos uma longa batalha entre a única herdeira sobrevivente e o estado da Austria, em Janeiro deste ano um tribunal austriaco decidiu em favor da familia. Logo que os quadros foram devolvidos, assistiu-se a um frenesim de museus e coleccionadores interessados em adquirir as reliquias. Maria Altman, agora com 90 anos, decidiu vender a tela porque nao podia manter os custos do seguro. Foi adquirido por uma magnata da industria dos cosmeticos.

Tuesday, June 20, 2006

A Minha Galeria


Apolo e Dafne, Óleo sobre tela (87x87cm), 2006

Monday, June 19, 2006

O Diluvio

(Girodet)

Todas as culturas antigas conservam na sua tradição o relato de um cataclismo devastador. Trata-se de uma gigantesca inundação que, cerca do quarto milénio AC atingiu não o mundo inteiro mas uma região da baixa Mesopotamia, berco na altura de uma das civilizaçoes mais avançadas, e cuja autenticidade parece agora confirmada por recentes descobertas arqueológicas.
O relato do grande dilúvio, com o seu trágico cortejo de morte e destruição deve ter impressionado tantos os homens da antiguidade que foi incorporado nas diversas mitologias desde os Escandinavos, aos Hindus (a história de Manu), aos povos do sudueste asiático, aos Aztecas, Incas, Maias, etc. Os mitos do dilúvio aparecem também no Perú e na China e na mitologia de muitos indios americanos.
O relato da Biblia sobre a arca de Noé é semalhante em todos os detalhes a epopeia sumério- babilónica de Guilgamesh, onde o personagem principal tem o nome de Utnapishtim.
Os etologos no Séc. XIX reconheceram na Serbia um ciclo de mitos sobre o grande diluvio em que o único sobrevivente foi Krayatz, que foi salvo por Kurent, o deus do vinho (ainda há quem tenha sorte na desgraca!!).
Na mitologia grega, apenas Deucalion, filho de Prometeu, e a sua mulher Pirra, filha de Epimeteu se salvaram. Por terem sido reconhecidas as suas bondade e justica, o Pai dos Deuses poupou-os a morte, aconselhando-os a construir uma embarcação que os alojasse durante os nove dias e nove noites que duraria o cataclismo.
Passada a tormenta, os dois esposos desembarcaram nas montanhas da Tassália onde os esperava Hermes, enviado por Zeus, para lhes concretizar um desejo, fosse ele qual fosse. Temendo a solidao, Deucalion e Pirra pediram mais companheiros. Hermes ordenou-lhes que atirassem os ossos da mãe para trás das costas. Pirra negou-se a um gesto tão brutal, mas o marido soube interpretar as palavras divinas e compreendeu que se tratava de pedras, os ossos da Terra (Gaia), a Mãe Universal. As pedras lançadas por Deucalion originaram homens e as pedras lencadas por Pirra deram origem a mulheres.
Alguns geólogos creem que inundaçoes fluviais de proporçoes dramaticas poderao ter influenciado os mitos. Uma das ultimas controversas teorias é a Teoria Ryan-Pitman, que defende que um diluvio de proporcoes catastroficas ocorreu cerca de 5600 AC com origem no Mediterraneo, para o Mar Negro.
Outros eventos geologicos pre-históricos, incluindo tsunamis, foram também indicados como possiveis fundamentos para estes mitos. Por exemplo, alguns cientistas creem que o mito do grande diluvio de Deucalion pode ter tido origem nos efeitos de um megatsunami criado pela erupccao do Thera nos séc. XVIII-XV AC. Alguns sugerem ainda que os mitos relacionados com o Diluvio podem estar associado ao aumento dos niveis do mar que terao acompanhado o último grande desgelo há cerca de 10000 anos, e que terao passado de geração em geração por tradição oral. Outra controversa teoria é que o Diluvio foi causado pelo impacto de mais de um asteroide que terao causado a libertacao de grandes quantidades de vapor na atmosfera.
Como sempre, a minha versao preferida é a grega...

Saturday, June 17, 2006

Post dedicado...

...aos membros peludos da família. Com um apelo... nestas férias, não abandone os seus amigos! Há sempre uma maneira de arranjar quem cuide deles enquanto se gozam os diazinhos fora... basta querer e pensar um pouquinho!

Apresento-vos...
O trio de acrobatas:


Elvis, "the Big E", o emocional:



Freddie, o optimista:



Priscilla, the fat Lady, a temperamental:



E...
Delilah, a "affectionate flame",


...Miss Purrrrfect!



...Miss "Wet puss"!

Thursday, June 15, 2006

Verao

(Maella- Alegoria do Verao)
Na aldeia, o Verao chegava sem aviso, destruindo sem contemplacao a Primavera que tentava ainda instalar-se. Ígneo, obtuso e poderoso, dominava com pata de fogo a terra, as pessoas e os animais. O verde tímido da vegetação breve se transformava num tom desmaiado, a terra adquiria uma coloração pálida, depressa exibindo um rosto gretado e exausto debaixo do hálito tórrido dos dias.
As noites eram puras, amplas e perfumadas, dilatavam-se em ondas de cheiros e sons debaixo de um céu coalhado de estrelas. Os insectos desfaziam-se em melodias estridentes, as flores bebiam a luz das estrelas e exalavam aromas de seda que se multiplicavam em vagas circunflexas de fragrâncias doces. A lua anafada e alvinitente espalhava à sua volta um halo irreal de um brilho prateado e vertiginoso.
As madrugadas tombavam em farrapos de luz por entre os chilreios fragosos da passarada, dos cacarejos agudos dos galináceos e do chiar das rodas dos carros de bois que com os primeiros sinais do dia se encaminhavam para o campo. Só muito cedo, antes dos raios de sol escaldantes tomarem posse de todas as superfícies, ou à tardinha quando aqueles se cansavam do seu domínio implacável, era possível obrigar o corpo a sair do fresco para ir para o campo.
Os dias estendiam-se quentes e pesados, dispersando-se com intensa claridade, demoravam-se pelos montes e pelas ruas. Enquanto as searas se bamboleavam lânguidas e tontas debaixo do calor, bronzeando-se à vontade, as outras culturas, frágeis e inermes, eram mantidas frescas pela rega assídua e pelo trabalho árduo das pessoas.

Wednesday, June 14, 2006

Desporto


(Criado por Carl Baldwin)
Que desporto é importante e blablabla, é verdade. O que eu nao percebo é porque tantos tesos pelo mundo inteiro se inquitam tanto, se desfazem em nervos e aplaudem apaixonadamente ao ver uma data de multimilionários a correr atrás de uma bola...
Por outro lado, com a capacidade que Portugal tem de originar "bons" jogadores, talvez fosse boa ideia montar uma industria de criacao destes animais e exporta-los para o estrangeiro. É que francamente, além de alguns vinhos, jogadores de futebol sao o único produto nacional que se encontra por estas bandas.
... entretanto o Verao, como esperado, já passou. A temperatura desceu 10 graus e hoje chove!...

Tuesday, June 13, 2006

Arquétipos


(Rubens)

"No seu tempo, Rubens pintar-me-ia como ideal de beleza... usando a Kate Moss como pincel!" Dawn French, a hilariante e opulenta protagonista de A Vigária de Dibley (The Vicar of Dibley).

Monday, June 12, 2006

Finalmente!...

( Yongkai)

... um pouco de calor! Uma amostra singela de Verao... aqui nunca se sabe quanto vai durar.

Saturday, June 10, 2006

Impressoes- Museu Britanico (I)

Por falar em Cleópatra... um pouco de EGIPTO no museu Britânico...








Neste museu encontra-se também a famosa Pedra de Roseta, a inscrição que permitiu decifrar a escrita hieroglifica, perdida quase durante dois milénios. Quando a Igreja Católica se tornou poderosa, considereou que a escrita hieroglífica era uma espécie de heresia, com as suas referências a Isis, Anúbis, Horus e toda a imensa corte de deuses. Proibiu então o seu uso tão eficientemente que o conhecimento desta escrita antiga pura e simplesmente desapareceu.
No entanto, o interesse pela escrita hieroglífica reacendeu-se no século das luzes, quando a Humanidade começou a valorizar mais o conhecimento do que o medo imposto pelo jugo da Igreja.
No séc. XVIII, Napoleão invadiu o Egipto e os soldados encontraram na cidade de Roseta uma pedra com três tipos de inscrição. A equipa de historiadores que acompanhava a campanha identificou caracteres gregos, demóticos e hieroglifos e concluiu que se tratava do mesmo texto nas três línguas.
Entretanto, os ingleses também se interessaram por aquela região, derrotaram os franceses e a pedra acabou por viajar para Londres em vez de Paris.
Foram necessários muitos anos, o trabalho e o interesse de autênticos génios, talentosos linguistas-Thomas Young, Jean-François Champollion- bem como a análise e comparação de outras inscrições para decifrar a escrita. Finalmente, em 1824, Champollion publica o Précis du Sistème Hierogliphique onde finalmente são revelados os mistérios dos hieroglifos.

Friday, June 09, 2006

Remedios antigos

(Cabanel- Cleópatra testando venenos em prisioneiros)


O uso do vinagre para combater infecções e outras condições agudas data da época de Hipocrates (460-377 ac), o pai da medicina moderna. Este recomendava uma preparação feita à base de vinager para limpeza e tratamento de lesões ulcerativas. Oximel, um remedio antigo popular, composto de mel (quatro partes) e vinagre (uma parte), era prescrito para tosses persistentes por Hipocrates e os seus contemporâneos, e por médicos até à era moderna.
Hanibal de Cartago (cerca ce 200 ac), o grande líder e estratego, usava vinagre para siddolver blocos de pedra que bloquavam o caminho dos seus exércitos. Cleópatra (cerca de 50 ac) dissolveu preciosas pérolas em vinagre e ofereceu a solução a António como poção de amor.
Sung Tse, o criador da medicina forense no séc. X, defendia a lavagem das mãos com enxofre e vinagre para evitar a infecção durante as autopsias. Baseados em publicações de médicos Americanos que datam do séc XVIII, muitas afecções, desde hidropisia a dores de estômago eram tratadas com vinagre e antes da produção e comercialização de agentes hipoglicémicos, chás de vinagre eram consumidos por diabéticos para tratamento da sua condição.

Embora o vinagre seja altamente valorizado como agente culinário, muitas questões envolvem o seu uso medicinal. As investigações científicas até aqui não apoiam o vinagre como agente anti-infecção eficaz, quer topicamente, quer quando ingerido. Evidência ligando o uso do vinagre à redução do risco de hipertensão e cancro não é livre de dúvidas. No entanto, outras investigações recentes documentaram que a ingestão de vinagre reduz a resposts glicémica a um estímulo de hidratos de carbono em adultos saudáveis e em indivíduos com diabetes. Também existe alguma evidência que a ingestão de vinagre aumenta a saciedade a curto prazo. Mais investigação é necessária para determinar o mecanismo pelo qual o vinagre altera a glicémia pos-prandial e para determinar se a ingestão regular de vinagre influencia favoravelmente a controlo da glicémia como indicado pela redução da hemoglobina A1c.

O vinagre pode ser produzido a partir de quase qualquer fonte de hidratos de carbono fermentáveis, incluindo vinho, tâmaras, maçãs, peras, uvas, melões, coco, mel, cerveja, batatas, malte, etc. Inicialmente, ocorre a fermentação natural dos acúcares em alcool. De seguida, a bactéria Acetobacter converte o alcool em ácido acético.
As propriedades químicas e organolepticas dos vinagres são resultado da matéria prima e do método de fermentação. O ácido acético, ácido orgânico volátil que identifica o produto como vinagre, é responsável pelo seu sabor e odor. No entanto, o ácido acético não deve ser considerado sinónimo de vinagre. A FDA (Food an Drug Administration) declara que ácido acético diluído não é vinagre e não deve ser adicionado a produtos alimentares que normalmente contêm vinagre. Outros constituintes do vinagre incluem vitaminas, sais minerais, amino ácidos, compostos polifenólicos (ex.: acido gálico, catequinas, acido cafeico, ácido ferúlico) e acidos orgânicos não voláteis (ex.: tartárico, cítrico, málico, láctico).


Wednesday, June 07, 2006

Sorteio

(Diniz)


No sorteio do mundial realizado aqui no departamento a sorte reservou-me a modesta Ucrania e aquele que todos esperavam que lhe calhasse, o all-mighty BRASIL. No final do sorteio fui averiguar quem seria o feliz contemplado, o outro felizardo que estaria a torcer pela seleccao das quinas. Ninguém!... Portugal nao tinha saido a ninguem!!!! -E quantos paises faltam ainda sortear?-perguntei. UM!!!!! Um????? Pronto, tive de salvar a honra da equipa lusa... lá comprei o último bilhetinho e o privilégio de ser a única a torcer pelos lusos...

Tuesday, June 06, 2006

Provérbio (Mirandés)

(Kupka)


Donde hai lúcaros,
num hai escrúpalos.

(Onde há lucros,
Nao há escrúpulos)
Este proverbio era lancado com dedém, em tom de insulto, pelos vendedores de azeite aos vendedores de vinho na minha aldeia, quando em tempos idos, a profissao de almocreve era uma das principais actividades da zona. Os vendedores de vinho tinham a fama de acrescentar a mercadoria com a adicao de água, matéria abundante e grátis. Ja os vendedores de azeite tinham menos sorte no que toca a esses truques de multiplicacao.

Monday, June 05, 2006

O Mundo que nao vivo

(Possoz)


Soubesse eu viver e teria o licor dos dias a pulsar nas minhas veias. Fosse eu águia, falcao, olho e peito de rapina a prescrutar o Mundo. Saberia.
Mas nao... Apenas pardal. Demasiado pequeno. Tao insignificante- dizem- que nao tenho a capacidade de ver a maldade, chamam-me inocente... porque nao tenho sentidos que absorvam tudo o que existe. Se vivo aquém da realidade é apenas porque nao estou preparada para viver o Mundo. E depois?... perco alguma coisa?

Palhacos

(Sloan)

Aparentemente exite e até tem um nome. Li algures que se chama coulrofobia. Medo irracional de palhacos. Eu sempre lhes tive uma aversao mais ligada a falta de paciencia...

Saturday, June 03, 2006

Impressoes- o ceu...

...da minha janela... às vezes.





Friday, June 02, 2006

AIDS


O ano de 2006 representa dois marcos importantes na luta contra um dos grandes desafios médicos da nossa era, a AIDS. Por um lado, faz este ano 25 anos desde que a epidemia surgiu e por outro, comemoram-se o décimo aniversário do aparecimento da terapia antiretroviral, muitas vezes referido como “AIDS cocktail”.
Em 1995, a taxa de mortalidade dos doentes infectados era extremamente alta, sendo o diagnóstico da doença considerado uma autentica sentença de morte. Além da doença em si, a infecção pelo HIV tornava os doentes mais susceptiveis a outras infecçoes por outros microorganismos dificeis de tratar tais como o cytomegalovirus, mycobacterium, cryptosporidium, além de outras doenças como linfoma, cujo tratamento era dificultado ainda mais pela debilidade geral do organismo.
Por essa altura, nenhum dos medicamentos disponiveis para tratar estes doentes parecia resultar bem ou por longos periodos. O inibidor das proteases da Merck (chamado posteriormente de indinavir) não parecia promissor como agente unico; o ritonavir era um liquido com um sabor horrivel que muitos não conseguiam tolerar; e muitos dos doentes a tomar sequinavir há meses não melhoravam.
Finalmente, em 1996 na Conferencia sobre Retrovirus e Infeccoes Oportunistas, algumas noticias boas. O ritonavor da Abbott, embora dificil de tomar, parecia ter causado uma diminuicao de 50% na mortalidade quando usado em combinação com 2 nucleósidos. Havia também resultados promissorers em estudos de 16 semanas do saquinavir em combinação com a zidovudina (AZT) em doentes que nunca tinham tomado medicação. E também resultados dramáticos em estudos de 24 semanas para o indinavir em combinação com AZT e lamivudina.
Face a estes resultados, a FDA aprovou o ritonavir em Febreiro de 1996 e logo a seguir o indinavir. Nos ultimos 10 anos, a HAART (highly active antiretroviral therapy) tranformou a vida das pessoas infectadas.
No lado menos positivo, os regimes eram constituidos por dezenas de comprimidos, cada qual acompanhado de restriçoes em termos de dieta e de horário. Além disso, os efeitos secundários, vomitos, anemia, etc, implicavam a toma de mais medicamentos para o seu controlo. A lipodistrofia, acompanhada das modificaçoes corporais caracteristicas (perda de tecido nos braços, pernas e rosto, aumento da cintura, depósitos de gordura nas costas e aumento dos seios) deixava os doentes com formas indesejáveis. Além destes, verificava-se ainda aumento dos lipidos no sangue, toxicidade mitocondrial e neuropatia periferica, entre outros.
Devido a todos estes efeitos secundários e aos horarios complicados e exigentes das tomas, a aderencia a terapia depressa se tornou um grande problema entre os doentes, aumentando as resistencias a todos os medicamentos disponiveis.
A HAART de hoje é dramaticamente diferente da existente há 10 anos. Temos 25 medicamentos antiretrovirais e talvez surjam mais dois durante este ano. Muitos destes novos agentes ajudaram a simplificar os regimes. Medicamentos tomados uma vez ao dia, tal como o efavirenz, revolucionaram a capacidade de os doentes aderirem a medicação.Novas combinaçoes “uma vez ao dia”, tal como emtricitabina+tenofovir+lamivodina+abacavir, implicam apenas a toma de dois comprimidos ao dia. Ainda este ano, é provavel que surja a primeira formulação que implica a toma de apenas um comprimido ao dia (tenofovir+emtricitabina+efavirenz)!
Os novos antiretrovirais são tambm desenvolvidos com um perfil de efeitos secundários mais positivo, tornando a vida dos doentes mais fácil. Há evidencia que alguns dos nucleósidos e inibidores das proteases provocam possivelmente menos anormalidades lipidicas e metabólicas. Além disso, os novos antiretrovirais tem uma barreira de reistencia mais elevada, incluindo os novos enfuvirtide e tipranavir.
Nos próximos 5-10 anos veremos novos desenvolvimentos no tratamento do HIV. Cerca de vinte agentes estao em fase de estudo clinico, há novos agents em desenvolvimento a partir das classes ja existents, e ainda novas classes, incluindo integrases e inibidores da maturação.
O prognostico para a prevenção do HIV é muito menos positiva. A vacina é apenas uma esperança distante, talvez nem surja durante esta geração. Em muitos paises, incluindo Portugal e muitos paises do terceiro mundo, tem-se registado um aumento de casos. Muito há ainda a fazer em termos de prevenção, especialmente no combate as crenças absurdas (reforçadas por determinadas instituicoes religiosas…) de que o preservativo nao previne a tranmissao…

Thursday, June 01, 2006

Longevidade


(Fresco em Pompeia)


Uma das diferencas pouco entendidas entre homens e mulheres é que as mulheres vivem em média mais tempo. O recorde da mais longa registada vida vai para uma francesa de Arles, que recentemente faleceu com 125 anos.
No seu 121º aniversário perguntaram-lhe qual era o segredo da sua longevidade. Ela prontamente a atribuiu ao azeite, com o qual confeccionava todas as refeicoes, além de besuntar com ele o corpo todos os dias. "Só tenho uma ruga- acrescentou- e estou sentada em cima dela!"
Mai nada!