Friday, December 29, 2006

Feliz Ano Novo!


...para todos. Que seja repleto de alegrias, sucessos, felicidades mesmo que seja das pequeninas quotidianas e que saibamos aproveitá-las. Que saibamos ver as cores e ouvir os sons dos dias e sentir no intimo de nós como é bom viver! Que tenhamos saúde e poucas visitas ao hospital!!!!
Durante os próximos dias, para desanuviar da torrente de trabalho destas ultimas duas semanas vou para o centro do mundo. Para o centro do império. Para a morada eterna dos deuses. Para onde a arte reina sobre todas as coisas.
Até o próximo Ano!
Bjicos a todos!

Wednesday, December 27, 2006

Mitologia em Mirandés


Habendo Jasus nacido an Belen de la Judeia, ne l tiempo de l rei Harodes, uns magos de l Ouriente chegórun a Jerusalen i preguntórun: "adonde stá l Rei de ls judius, que naciu por estes dies? Nós bimos la sue streilha n'Ouriente i benimos pa L'adorar."Quando soubo desso, l rei Harodes quedou mui albrotado i, cumo el, toda la cidade de Jerusalen. Anton, ajuntou todos ls príncepes de ls saçardotes i ls scribas de l pobo i preguntou-les adonde iba a nacer l Messias. Eilhes respundírun: «An Belen de la Judeia, pus assi fui screbido pul porfeta: "I tu, Belen, tierra de Judá, assi i todo nun sós la más pequeinha antre las prencipales cidades de Judá, pus de ti salirá un Xefe que guiará l miu pobo, Eisrael"».
Anton, Harodes mandou chamar ls magos, an segredo, pa le sacar anformaçones subre la data cierta an que la streilha l'aparecira. Apuis, ambiou-los a Belen, dezindo-le: «Ide i anformai-bos bien subre l Nino. Quando L'achardes abisai-me debrebe pa que tamien you baia alhá a adorá-Lo». Assi que oubírun l rei, metírun-se al camino. I la streilha, que tenien bisto ne l Ouriente, iba delantre deilhes, até que parou mesmo po riba de l sítio adonde staba l Nino.
Quando bírun outra beç la streilha, ls magos quedórun mui cuntentos. I al antrar na casa bírun l Nino cula mai dEl, Marie. Azinolhórun-se delantre dEl i adorórun-Lo. Apuis, abrírun ls sous tesouros i ouferecírun-Le ouro, ansénsio i mirra.Tenendo sido abisados an suonhos pa que nun tornáran por casa de Harodes, eilhes bolbírun pa la sue tierra por outro camino.
Amadeu Ferreira In Mensageiro de Bragança, 02/02/2002

Labels:

Saturday, December 23, 2006

(Sir) Elton







...e pronto. A Familia voltou a crescer. Na forma de mais um ser de quatro patas. O mais doce e efectuoso felino que possam imaginar. (Sir ) Elton. Aristocrático, exuberante e até gosta de música... só podia chamar-se Elton. Além da paixonite cá em casa pelos felinos- que nem a asma do Big esmorece- a vinda do Elton foi organizada especialmente a pensar na Delilah, a outra gata persa. Não sei se os gatos ligam a cenas de raça, ou se é por diferenças de personalidade, mas a verdade é que Delilah não é compreendida pelos outros três. E passa muito tempo isolada. Por isso decidimos arranjar-lhe um companheiro. Esperemos que se entendam e quem sabe... talvez fazer Dalilahzicas e Eltonzicos...


Já todos devem ter percebido que não sou nada nataleira. Não há época mais deprimente que o Natal. E não acredito em meninos jesuses idiotas, nem no cabrão do pai natal, nem nas putas das renas, nem no espirito no natal, nem na boa vontade da época. Por razões pessoais simples: tradicionalmente na aldeia a festa da família é no Verão, na festa da Sra. das Graças. Despido desse significado, para mim tem só o cunho do consumismo. Mas ainda assim, desejo a todos Boas festas, não por ser natal, mas porque é isso que desejo para o resto do ano. Espero que passem a época na companhia dos que amam, com muita saúde e alegria.

(Nota: mudei para a versão beta da coisa e tenho tido dificuldade em deixar comentários nos blogs que visito. Nhêda-se!...)

Labels:

Thursday, December 21, 2006

Cantiga de Embalar



...por esta altura canta-se em Carção, a embalar um menino fictício. Quem dera que todos os meninos reais tivessem pão e uma voz doce e mão gentil a embalá-los.

Entrai pastores, entrai
Por esses portais sagrados,
Vinde adorar o menino,
Que 'stá em palhas deitado.

Entrai pastores, entrai,
por esses portais adentro,
vinde adorar o menino,
e o sagrado nascimento.

São José é velho,
já não pode andar.
Precisa d'um moço
para o ajudar.

Senhora lavava,
São José 'stendia.
E o menino chorava,
Cô frio que fazia.

Rorró, meu menino,
Rorró, meu amor.
Rorró lindo cravo,
Rorró linda flor!

Labels: ,

Wednesday, December 20, 2006

Preservativo molecular


(Schielle)



Está em fase de estudo e desenvolvimento um novo tipo de protecção contra doenças sexualmente transmissiveis. Foi desenhado por cientistas nos EUA e espera-se que seja eventualmente usado para prevenir infecções pelo HIV. Trata-se de um hidrogel, também chamado preservativo molecular, que tem a forma de um liquido à temperatura ambiente, mas em contacto com a temperatura corporal tranforma-se num gel que é retido na vagina. Quando subsequentemente entra em contacto com sémen, retorna à forma liquida- dependendo do pH- e liberta os medicamentos nele integrados. De momento o efeito do microbiocida dura apenas algumas horas mas os pesquisadores esperam desenvolver a matriz de modo a que o efeito se estenda de modo a permitir administração diaria ou mesmo mesal.
O gel faz parte de um número de microbiocidas – aneis, esponjas, cremes, etc- em desenvolvimento. Os microbiocidas são vistos como um modo de proteger as mulheres das doenças sexualmente transmissiveis, particularmente nos paises do terceiro mundo onde o número de infectados com HIV são elevados e o uso do preservativo limitado.
Uma nova esperança?...

Labels: , , ,

Monday, December 18, 2006

Infancias roubadas...

(Modigliani)

O pai apresentava os sinais classicos do problema que ali o levava. Os 70 mililitros diários de metadona indicavam que o vicio era grave e talvez prolongado. O puto chegou quando o pai engolia de um trago só, com as goelas muito abertas, o liquido verde. Olhos reguilas, muito azuis, num rostinho com a doçura de uns oito aninhos. Notava-se que entre eles havia carinho. Mas não pude deixar de me interrogar... a quantas situaçoes, inadequadas para a sua idade, teria aquela criança assistido? Perante a tragédia visivel, conseguiria ainda ser criança?...

Labels:

Friday, December 15, 2006

Dr. S.

(Miró)

Conversa do meu colega com o Dr. S. (o do short man syndrome):
-Dr. S., há alguma razão clinica para ter prescrito o medicamento X, não incluido no formulário, em vez do medicament Y?
- Há sim: o Dr. S. diz que X é melhor que Y... E EU SOU O DR. S!
... havia de ser comigo! Embalsamava-o logo com uma resposta à medida!...

Thursday, December 14, 2006

Asterix L Gaulés


Stamos an 50 antes de Jasus Cristo. Toda la Gália stá´adominada puls romanos... Toda? Nó! Ua aldé d'éirredutibles gouleses rejiste inda i siempre al ambasor.
Cumo ye possible que ua pequerrixa aldé perdida pa l meio de la Gália seja capaç de rejistir a un eisército tan fuorte? Ua parte de la respuosta stá na receita de la pocion mágica, porparada por Panoramix, l druida.
Fiturando sacar a césar de l poder, Caius Bonus i l sou decurion Sacapulgus tremínan roubar a Panoramix pa le sacáren la afamada receita. Ampeça assi esta abintura de Asterix i de l sou anseparable cumpanheiro Oubelix, que ten la mission de salbar a Panoramix de las manos de ls romanos e traiá-lo outra beç pa la Gália.

Depois do sucesso de vendas que foi a primeira edição traduzida para a língua mirandesa de “Astérix o Gaulês” (Astérix L Goules), há um ano atrás, está em fase final de preparação a tradução de um novo livro das aventuras do herói de banda desenhada.

Trata-se de “O Grande Fosso”, que na segunda língua oficial em Portugal se chamará “L Galaton”, cuja edição é novamente da responsabilidade das Edições ASA.
A tradução está a cargo de Amadeu Ferreira e José Carlos Ferreira (tradutores principais), que contam com o apoio de mais dois especialistas na “lhéngua”, Domingos Raposo e Duarte Martins, ambos professores de língua mirandesa.

De acordo com Amadeu Ferreira, esta nova aventura de Astérix vai trazer novidades, já que se trata de uma “edição de prestígio” com acrescentos à história original.
Mal posso esperar!...

Labels: ,

Wednesday, December 13, 2006

Quantas vidas?

(Goya)

Ao ler a excelente análise do Funes sobre a relatividade do valor da vida humana lembrei-me que curiosamente, ao contrario do que muita gente pensa, o responsável pelo maior número de mortes de seres humanos e não só, não foi qualquer ditador conhecido ou déspota totalitário facilmente identificável. O triste responsável pela morte de um número incalculável de seres humanos e todas as outras espécies do planeta, descrito pelos historiadores como o organismo, o ser vivo singular que maior impacto teve na história do planeta foi... o Sr. Thomas Midgley! Ja ouviram falar do magano? Não?... É que curiosamente, não só o personagem recebeu importantes prémios por isso como ainda, quase 60 anos depois da sua morte continua indirectamente a exercer os seus nefastos efeitos.
Thomas Midgley (1889-1944) foi o Engenheiro Quimico que descubriu a engenhosa maneira de adicionar chumbo à gasolina, arranjando ainda um nome inócuo para a coisa: TEL (tetra-ethyl lead) para disfarçar quão nociva era. A adição de chumbo à gasolina resultou na libertação para aatmosfera de quantidades gigantescas de chumbo causando graves problemas de saúde a nivel mundial. O próprio Midgley foi vitima de envenenamento por chumbo. Mas sobreviveu...
Mas não satisfeito por esta sua incrivel descoberta, Midgley ainda se esforçou mais e inventou... os CFC's usados durante décadas nos frigorificos, sprays e afins, tendo um impacto dificil de contabilizar no clima mundial.
Finalmente aos 51, antes de conseguir inventar algum coisa mais nociva a Natureza tentou eliminá-lo com polio. Mas ainda assim a figura sobreviveu, e gravemente incapacitado pela doença, inventou um complexo sistema de cordas para o ajudar a levantar-se da cama. E foi esta sua invenção que acabou por matá-lo. Aos 55 anos Midgley estrangulou-se acidentalmente nas coras da sua invenção, antes de serem completamente conhecidos os efeitos dos CFC's.

Labels:

Tuesday, December 12, 2006

...

Já o Inverno, espremendo as cãs nevosas,
geme, de horrendas nuvens carregado;
luz o aéreo fuzil, e o mar inchado
investe ao Pólo em serras escumosas.

Oh, benignas manhãs! Tardes saudosas,
em que folga o pastor, medrando o gado,
em que brincam no ervoso e fértil prado
Ninfas e Amores, Zéfiros e Rosas!

Voltai, retrocedei, formosos dias!
Ou antes, vem, vem tu, doce beleza,
que noutros campos mil prazeres crias;

E ao ver-te sentirá minh’ alma acesa
os perfumes, os encantos, as alegrias
da Estação que remoça a Natureza !

Bocage, In Rimas




...lembrei-me de noite, ao ouvir a chuva contra a janela, fustigada pelo vento obtuso e furioso.

Labels: , ,

Monday, December 11, 2006

Dia de trabalho com Klimt

(Klimt)

Confesso que em termos de trabalho os meus genes são portuguesissimos e não fujo a regra... não gosto de trabalhar e limito-me ao minimo. Mas no passado Sábado, pela primeira vez, e para desenrascar uma amiga, acedi a trabalhar para o sector privado. Lá fui eu, das 9h as 5.30.
O trabalho de um farmaceutico numa Farmacia de Oficina aqui é muito diferente do realizado em Portugal. Primeiro, não passei tempo nenhum ao balcao uma vez que essa é a função da/o Health Care Assistant e a/o Counter. Segundo, não tive de dispensar nenhuma receita porque esse é o trabalho da/o Dispenser. O meu trabalho resumiu-se a estar sentada num banquinho e confirmar que o Dispenser imprimiu as etiquetas com as instruções correctas e dispensou os medicamentos solicitados. Assino a caixa. Feito. Como tenho grande capacidade de concentração sou mais rápida do que o normal a realizar essa função e tomei a minha mesa de assalto, e para surpresa da Health Care Assistant e da Dispenser, limpei tudo à minha frente incluindo trabalho que tinha sido deixado de Sexta para Segunda-feira seguinte.
Durante a manhã verificou-se um fluxo constante de utentes mas à tarde os clientes começaram a rarear. Para passar o tempo comecei a ler um livro sobre Saúde mas passado algum tempo já não aguentava o tédio. Valeu-me ter levado um livro sobre Klimt... passei 3 deliciosas horas a estudar o mestre, ainda me fizeram um cafezinho, como aqui as Farmácias vendem outros artigos que não medicamentos fiz umas comprinhas e no final pagaram-me £23 (34 Euros) por hora...
... hummmm, creio que vou rever a minha atitude... acho que afinal até gosto de trabalhar!

Labels:

Thursday, December 07, 2006

Proverbio (Mirandés)

(Prendergast)

Se chubir ne l die de Santa Bibiana,

chuobe quarenta dies i ua semana.

Labels: ,

Wednesday, December 06, 2006

Os pobres coitados e o Monstro

Doente no seu leito e Apotecario preparando remédio- Le Livre des Proprietés des Choses


Quando falei com mãe Joaquina, ela estava quase sem fala. Tinha ido aviar a receita para o medicamento do colesterol e tinha deixado na Farmácia mais de 80 euros (duas caixas, preço ao utente depois do desconto para pensionistas!!!!) ! Eu até estou pasmada!- dizia-Oitenta euros, tu ja viste bem? para o colesterol!
Indignei-me eu também. A estatina em questão existe como genérico e não há razão nenhuma, a não ser secretos e escuros interesses, para alguém dar essa dinheirama toda. Aqui o generico desse medicamento (e mesma dose) custa £3.60! Não sei o preço em Portugal mas não deve andar muito longe disso... um pouco mais elevado, talvez! Creio que da próxima vez que for a Portugal terei de ter uma conversa clinica e civilizada com o médico de familia.
Por outro lado, leio nos dados oficiais do Department of Health que a prescrição de genéricos na época 2005-2006 em Inglaterra foi de 81%! Enquanto no nosso triste pais se insiste na (conveniente) dúvida sobre os genéricos, aqui pensa-se em estratégias para aumentar ainda mais a percentagem de prescrição dos mesmos.
Note-se que a prescrição de genéricos não pode atingir os 100%, uma vez que há medicamentos que possuem diferentes bioabilidades, isto é, há um pequeno número de medicamentos (teofilina, nifedipina, diltiazem, etc) cujas diferentes marcas têm diferentes caracteristicas e mudar entre eles provoca diferentes niveis do principio activo no sangue. Há ainda outros medicamentos, tais como os usados para as doenças inflamatórias do intestino que possuem caracteristicas especificas e os comprimidos desagregam-se em partes determinadas do intestino. Excepto essas situaçoes, não há razão nenhuma para deixar de prescrever um genérico quando disponivel.
O SNS é um monstro com muitas cabeças mas completamente acéfalo... e ninguém consegue colocar-lhe uma coleira para dominar o bicho... e porque há uma (mais uma vez conveniente) falta de informação, os utentes não reclamam os seus direitos e não usam a melhor arma que se pode ter: o poder de decisão sobre o próprio tratamento, o que aqui chamamos "patient empowerment".

Labels: ,

Monday, December 04, 2006

Major Incident

(Holsoe)

Estava decidido... ontem não podia descansar e pronto!... pela primeria vez em três anos houve um "major incident alert". Trocado por muidos... não so tinha de marrar uma série sem fim de documentos relacionados com o trabalho (e ainda tenho até Sexta) como ainda tive de vir para o Hospital trabalhar. Quando acontece um "major incident", todo o pessoal do departamento é chamado e colocado em alerta vermelho, pronto para responder a qualquer solicitaçao em termos de medicamentos.
Ao que parece uma fábrica de pirotecnia explodiu... pois é, nao é só em Portugal que estas coisas acontecem. Infelizmente duas pessoas- dois bombeiros- perderam a vida e muitos locais tiveram de vir para o hospital para receber tratamento. Hoje ainda continuam internadas algumas pessoas. Industria perigosinha esta dos foguetes!...

Labels:

Sunday, December 03, 2006

Domingo

(Gervex)

Lembrei-me ao ver este qaudro, não sei porquê. Diz-se lá para as minhas bandas:

A mau fodidor

Até o pintelho incomoda.


Eu hoje fico em casa. Está cá um temporal daqueles!... em que o vento desafia a gravidade. As putas das gaivotas estão em terra a fazer um basqueiral que só visto... e eu recuso-me a trazer trabalho para casa mas desta vez teve mesmo de ser... tenho resmas para ler e enfiar na moina, por isso o Big e os gatos estão em auto-gestão. Não há-se ser nada...
Bom Domingo para todos!

Labels:

Friday, December 01, 2006

Dias assim...

(Sorolla Y Bastida)

Há dias em que penso que é horrivel trabalhar num hospital e como é desgastante ver determinadas situações. Curiosamente, isso acontece quase sempre em dias assim como hoje, escuros, chuvosos e tristes. Sou eu só ou nestes dias tudo parece mais acutilante?...

Labels: , ,

1 de Dezembro

Labels: ,