Thursday, June 28, 2007

Σκιάθος



... e pronto. O dia de hoje marca o fim de uma era. Foi o meu último dia no Hospital (mais ou menos, que ainda vou voltar esporadicamente para trabalhar alguns dias). Novo emprego. E a partir de Setembro, sou estudante outra vez... Mudanças. Já tinha dito que este ano parti a louça toda e mudei tudo.
Para me preparar para o que aí vem, vou duas semanas de férias... para Skiathos, na Grécia. Muita calma e muito azul. E comida grega e o carais. Oportunidade para desenferrujar o meu limitado grego e aprender mais umas coisitas. A ilha é tão pequena que nem sei se encontrarei internet facilmente. Por isso o blog fica em auto-gestão e serviços mínimos. Se puderem, mantenham o ventilador e o coração artificial a trabalhar, para que não definhe. Daqui a uns tempinhos espero ter umas fotografias catitas por cá...




Wednesday, June 27, 2007

A Minha Galeria


As três Parcas , Oil on canvas (61 x76 cm), 2007

Em Roma, as Parcas (Moirae gregas) eram três deusas: Nona (Cloto), Décima (Láquesis) e Morta (Átropos). Determinavam o curso da vida humana, decidindo questões como vida e morte, de maneira que nem Júpiter (Zeus) podia contestar suas decisões. Nona tecia o fio da vida, Décima cuidava de sua extensão e caminho, Morta cortava o fio. Eram também designadas fates, daí o termo fatalidade. Interessante notar que em Roma se tinha a estrutura de calendário solar para os anos, e lunar para os atuais meses. A gravidez humana é de nove luas, não nove meses; portanto Nona tece o fio da vida no útero materno, até a nona lua; Décima representa o nascimento efetivo, o corte do cordão umbilical, o início da vida terrena, o individuo definido, a décima lua. Morta é a outra extremidade, o fim da vida terrena, que pode ocorrer a qualquer momento.

Labels: , , , , , , ,

Monday, June 25, 2007

Intimidades: Apdeite


(Chagall)
A data do casamento aproxima-se mas não tenho tido paciencia para tratar de nada. Nunca deve ter haviso noiva mais descontraida do que eu (o Big está com medo que os meus planos incluam não aparecer no dia... e para ser honesta até pagava a alguém para ir no meu lugar...) . Até agora os arranjos estão assim:
- Data: 6 de Outubro
- Hora: não especificado
- Local: não especificado
- Cerimónia: civil apenas, não tratada ainda
- Vestido: não especificado (mas definitivamente não vestido de noiva)
- Joias: joalharia portuguesa (claro!)
- Flores: não especificado (poucas, que as coitadas não têm culpa nenhuma!!!)
- Música: não especificado
- Alianças: não especificado
- Fato do Big: não especificado
- Convidados: não especificado (o minimo possivel!)
- Lua de mel: não especificado (aceitam-se sugestoes...)

Thursday, June 21, 2007

Odas de Ricardo Reis (004)

(Rubens)


L dius Pan nun se morriu,

Cada arada que amostra

A las risas de Apolo

Las tetas znudas de Ceres

–Cedo ou tarde bereis

Por alhá aparecer

L dius Pan, l eimortal.


Nun matou outros diuses

L triste dius crestiano.

Cristo ye un dius a mais,

Talbeç un que faltaba.

Pan cuntina a dar

Ls sonidos de sue fraita

Als oubidos de Ceres

Stiraçada puls campos.


Ls diuses son ls mesmos,

Siempre claros i serenos,

Chenos de eiternidade

I çprézio por nós,

Traiendo l die i la nuite

I las colheitas douradas

Sien ser para mos dar

L die i la nuite i l trigo

Mas por outro i debino

Perpósito al calhas.


Fernando Pessoa [Odes de Ricardo Reis]Traduçon, para mirandés, de Fracisco Niebro
Retirado do Cumo quien bai de camino


[an pertués:

O deus Pã não morreu,

Cada campo que mostra

Aos sorrisos de Apolo

Os peitos nus de Ceres

– Cedo ou tarde vereis

Por lá aparecer

O deus Pã, o imortal.


Não matou outros deuses

O triste deus cristão.

Cristo é um deus a mais,

Talvez um que faltava.

Pã continua a dar

Os sons da sua flauta

Aos ouvidos de Ceres

Recumbente nos campos.


Os deuses são os mesmos,

Sempre claros e calmos,

Cheios de eternidade

E desprezo por nós,

Trazendo o dia e a noite

E as colheitas douradas

Sem ser para nos dar

O dia e a noite e o trigo

Mas por outro e divino

Propósito casual.]

Wednesday, June 20, 2007

Prece honesta

(Batoni)


Querido deus, ama-me hoje e para sempre, abençoa a minha alma e a minha consciência todos os dias, concorda com todas as minhas decisões, pune os meus inimigos até que eu esteja satisfeito, dá-me grandes quantidades de dinheiro, promete ajudar-me sempre a vencer, olha para o lado quando eu trapacear, justifica as minhas desculpas e acredita em todas as minhas mentiras, obedece aos meus desejos, e reserva a parte mais luxuosa do paraíso só pra mim. Vou ser agradecido contanto que tu faças o que digo. Amen.





Wally Kaspers, do LUMPEN vol. 5, Nos. 8/9

Monday, June 18, 2007

Saudade

O Silvio (videoeverso.blogspot.com)elaborou um video com as minhas cores, acrescentou-lhes música doce e palavras mádidas de saudade. Eis o resultado... surpreendente e encantador.

Thursday, June 14, 2007

Sangue de Dragao

(Foto retirada da net)
Durante muitos séculos, o papel do farmaceutico incluia, além de dispensar substâncias medicamentosas, o de actuar como mágico e feiticeiro, em práticas que se estenderam até ao inicio e por vezes metade do século XX.
Um dos produtos usados para esse efeito em Inglaterra era o "sangue de dragão".
Esta substâancia foi durante muito tempo comum no comercio farmaceutico, aparecendo no British Pharmaceutical Codex até 1934. Trata-se de uma resina de cor avermelhada obtida a partir dos frutos de varias espácies de Daenorops. A resina foi no inicio obtida em Socotra, uma ilha do Iémen, embora fosse importada mais tarde a partir de Bombaim e Zanzibar. Foi introduzida na China por mercadores árabes, que inventaram o nome para impressionar os clientes chineses.
O "sangue de dragão" era armazenado na maioria das farmácias e era usado como adstringente. No entanto, o nome especial encorajou também o seu uso como amuleto para restituir o amor.

Wednesday, June 13, 2007

Roma


ROMA . Drama histórico vencedora de vários Emmy Awards, produzida em Italia para a televisão pela BBC (UK), HBO (USA), e RAI (Italia).
Absolutamente brilhante. Imperdivel.

Monday, June 11, 2007

Novas esperanças

(Bacon)


Na semana passada realizou-se em Chicago o congresso anual da American Society of Clinical Oncology. Dos estudos apresentados destaco os referentes a dois importantes anticorpos
monoclonais (ja anteriormente falei deles aqui)
Estudos com o trastuzumab (Herceptin) demonstraram uma redução sustentavel no número de mortes causadas pelo cancro da mama em doentes HER2 positivas, quando detectado precocemente, sem risco de doença cardiaca ao longo do tempo. O herceptin liga-se as células cancerigenas HER2 positivas e avisa as defesas do organismo para a atacarem e eliminarem e por outro lado, cre-se que inibe a própria celula cancerigena de crescer e se dividir.
De acordo com um estudo clinico a adição do bazacizumab (Avastin) à quimioterapia usada para tratar o carcinoma avançado das células renais duplica o periodo de sobrevivencia sem reincidencia da doença. Estes dados representam um grande passo no tratamento deste cancro tão dificil de tratar. O Avastin tem como alvo o factor de crescimento endotelial vascular responsavel pela neo-angiogénese inibindo assim o formação de vasos sanguineos essenciais ao crescimento dos tumores. O avastin é já usado no tratamento do cancro metastizado do colon-rectal e do pulmao.

Labels: ,

Thursday, June 07, 2007

Novo dicioário urbano

(Bastien-Lepage)

Em conversa com a minha amiga lésbica. Descrevo o Big. Ela sorri e diz: "He's a SNAG!" ...e o carais! (temi o pior!)... ele é o quê? "A SNAG, a Sensitive New Age Guy". Tradução: um homem sensivel, que não tem pejo de chorar quando se emociona, que acha que deve cuidar de si para a sua gaja... que tenta perceber as mulheres e as suas emoções (embora nem sempre consigam... ehehehehe! )... que acredita quando a gaja diz que está com PMS... são tão compreensivos que aparentemente, em casos extremos, chegam a sentir cólicas menstruais...

Labels:

Tuesday, June 05, 2007

La muorte...

(Moreau)
La muorte nun ye cousa buona

i ls diuses bien l sáben.


Eilhes mais quieren bibir...

Safo (seclo VII-VI a.c.)Traduçon, para mirandés, de Fracisco Niebro, cun assento ne l testo de David Mourão-Ferreira [Vozes da Poesia Europeia-I, p. 39. Colóquio Letras, nº 163]
(Post roubado ao Cumo quien bai de camino )

Sunday, June 03, 2007

Goodbye Elvis




...como é que se diz adeus para sempre a um amigo? Elvis deixou-nos. Para sempre. O seu coraçãozinho doce deixou de deixou de acompanhar o ritmo frenético do seu amor pela vida. Estamos de luto cá em casa.

Querido Elvis, foste a mais doce das criaturas, a mais suave e delicada. Sempre pronto para dar e receber carinho, sempre presente e disponível para amar, para brincar, par afazer companhia e para receber guloseimas, durante estes dois anos e meio em que nos deste o privilégio de estares presente nas nossas vidas.
Foste o nosso teddy bear delicado, a nossa pantera negra graciosa, no nosso amigo precioso, o nosso menino perfeito. Quase... porque a Natureza te dotou de uma pequena falha fatal. Um sopro no coração. Sempre soubemos, desde a primeira visita ao Veterinário. E que podias viver saudável durante muito tempo... ou não. E que cirurgia não era opção e mais valia não te dar medicação. Por causa dos efeitos secundário e assim.
O teu "daddy" foi a extremos para evitar que saísses do jardim, com medo que o teu coraçãozinho te falhasse na hora em que tivesses de te defender. Para não te perder. Desculpa ter-te proibido o mundo, assim. Foste amado e cuidado com toda a dedicação. Mas não chegou...
Partes, mas farás sempre parte da família e estarás sempre presente nos nossos corações. Jamais te esqueceremos.

Goodbye, my beloved friend.