A Minha Galeria
Em Roma, as Parcas (Moirae gregas) eram três deusas: Nona (Cloto), Décima (Láquesis) e Morta (Átropos). Determinavam o curso da vida humana, decidindo questões como vida e morte, de maneira que nem Júpiter (Zeus) podia contestar suas decisões. Nona tecia o fio da vida, Décima cuidava de sua extensão e caminho, Morta cortava o fio. Eram também designadas fates, daí o termo fatalidade. Interessante notar que em Roma se tinha a estrutura de calendário solar para os anos, e lunar para os atuais meses. A gravidez humana é de nove luas, não nove meses; portanto Nona tece o fio da vida no útero materno, até a nona lua; Décima representa o nascimento efetivo, o corte do cordão umbilical, o início da vida terrena, o individuo definido, a décima lua. Morta é a outra extremidade, o fim da vida terrena, que pode ocorrer a qualquer momento.
Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Parca
Labels: "rosario andrade", atropos, cloto, galeria, laqueisis, moirae, parcas, pintura
9 Comments:
Adoro esta temática das Parcas também, mas agora: What do you mean IT IS YOU???? Eu sou a do meio, de verde. Ora vai lá outra vez. Estava a escrever um post, mas acabei por por nova foto.
Twins???
Jinhos.
Ficou-te lindíssimo!! Parabéns. Rosalina
que interessante, rosário...tem tudo a ver contigo.
hoje, reparei nos meus bambús que estavam a ficar com as folhas de cima amarelas e secas. Fui ver melhor . De facto , estavam mortas mas no fundo , havia novos rebentos, simbolizando uma nova vida...
becitos
O quadro está belíssimo.
Um abraço
Deste post gostei muito.
Bom dia Rosário, bjiku e abraciku,
Saberás que os sonhos, moram nas gotas de orvalho que um arco-íris solta, em coração desencontrado. Saberás que os passos errantes de um louco na procura do norte, não deixam marcas no pó, tão pouco são rumo para a sorte.
Bom fim de semana
Doce beijo
Olá Linda...
Lindo e interessante como tu.
A estudar muito, não? Aguardo respostas.
Um xi
Bom fim de semana
Assi guapos fúran ls fados, cumo l tou quadro. Parabienes i buns fados te fáden.
deixei-te um recado lá no meu canto. Porque és diferente.
Beijikus
Impressoes
<< Home