Sangue de Dragao
(Foto retirada da net)
Durante muitos séculos, o papel do farmaceutico incluia, além de dispensar substâncias medicamentosas, o de actuar como mágico e feiticeiro, em práticas que se estenderam até ao inicio e por vezes metade do século XX.
Um dos produtos usados para esse efeito em Inglaterra era o "sangue de dragão".
Esta substâancia foi durante muito tempo comum no comercio farmaceutico, aparecendo no British Pharmaceutical Codex até 1934. Trata-se de uma resina de cor avermelhada obtida a partir dos frutos de varias espácies de Daenorops. A resina foi no inicio obtida em Socotra, uma ilha do Iémen, embora fosse importada mais tarde a partir de Bombaim e Zanzibar. Foi introduzida na China por mercadores árabes, que inventaram o nome para impressionar os clientes chineses.
O "sangue de dragão" era armazenado na maioria das farmácias e era usado como adstringente. No entanto, o nome especial encorajou também o seu uso como amuleto para restituir o amor.
9 Comments:
Só mesmo os árabes para inventarem um nome destes. Bom fim de semana Rosário. Bjinho.
Olá Rosário
Como gosto de passar por aqui e ir aprendendo sempre algo de novo.
Um abraço
Rosário, vá até o Vídeo & Verso. Há algo a lhe esperar.
Oi Rosário! E foi assim foi? kkk Esse treco de amoleto para restituir o amor? kkk Então tá bom! Quero um viu? kkkkk
Oi somente agora li seu comentário no Sibarita me sinto honrado com seu convite e com certeza na minha humildade farei sim, agora, qual o tempo?
bjs
O Sibarita
Há tanta coisa sobre dragões, tanta mitologia, que quase dá para desconfiar que existiram...
Bom domingo e um abraço.
Passei mais uma vez e gostei.
Bom Domingo.
Sim, o sangue do Dragão é capaz de feitos fantásticos!
Olá Rosário, não me arranjas um frasco bem grande de sangue di Dragão?, Agora falando a sério, como estás? Já tinha sauddes de te fazer uma visitinha e maravilhar-me com as tuas fascinantes pinturas...
Doce beijo minha amiga
Impressoes
<< Home