Novas esperanças
(Bacon)
Na semana passada realizou-se em Chicago o congresso anual da American Society of Clinical Oncology. Dos estudos apresentados destaco os referentes a dois importantes anticorpos
monoclonais (ja anteriormente falei deles aqui)
Estudos com o trastuzumab (Herceptin) demonstraram uma redução sustentavel no número de mortes causadas pelo cancro da mama em doentes HER2 positivas, quando detectado precocemente, sem risco de doença cardiaca ao longo do tempo. O herceptin liga-se as células cancerigenas HER2 positivas e avisa as defesas do organismo para a atacarem e eliminarem e por outro lado, cre-se que inibe a própria celula cancerigena de crescer e se dividir.
De acordo com um estudo clinico a adição do bazacizumab (Avastin) à quimioterapia usada para tratar o carcinoma avançado das células renais duplica o periodo de sobrevivencia sem reincidencia da doença. Estes dados representam um grande passo no tratamento deste cancro tão dificil de tratar. O Avastin tem como alvo o factor de crescimento endotelial vascular responsavel pela neo-angiogénese inibindo assim o formação de vasos sanguineos essenciais ao crescimento dos tumores. O avastin é já usado no tratamento do cancro metastizado do colon-rectal e do pulmao.
Labels: anticorpos tumurais, cancro
5 Comments:
Olá Amiguinha, passei para te deixar um xi...
entretanto escrevo-te...
beijinhos
Gosto mesmo de boas notícias, pois são tão raras... Obrigado Rosário
beisico
Obrigada pela informação Rosário. Bjinhos.
Gosto destes post cheios de informação, boa semana.
E sem muito tempo, eu, a passar para deixar um bjiku, Rosário.
Impressoes
<< Home