Wednesday, January 31, 2007

Esboços contra o tédio

(Modigliani)


Em Londres. Reunião, daquelas aborrecidas. E o pior de tudo, acordar cedo, as 7.20! O tema, "pre-registration tutors". Nhêda-se... haverá grupinho mais aborrecido e deselegante? Truques para sobreviver o dia:
1. Chegar tarde para poder ficar num canto escuso e conveniente
2. Não ter dúvidas, não fazer perguntas nem cometários que suscitem discussão. Acenar com a cabeça convictamente que sim.
3. Dividir a atenção do meu cérebro fervilhante entre a discussão maçadora (20%) e registar apenas os (poucos) detalhes importantes e o meu caderno de esboços (80%).
Só assim é possível permanecer sentada durante as intermináveis horas.
A gaja perto de mim tem umas mamas enormes...digo, a colega sentada perto de mim tem umas glândulas mamárias...eminentes. Estudo-lhe as formas discretamente. Interessante. Volto às gajas que desenhei durante a viagem e precedo a um aumento glandular considerável, tipo de copa A para copa D... Gosto!
O dia acabou por ser produtivo. Oito páginas de esboços, e dos bons... nada mal!

Monday, January 29, 2007

Alerta vermelho

(Yongkai)
De acordo com um estudo prospectivo (Arch Intern Med 2006;166:2253-9), o consumo de carne vermelha aumenta o risco de cancro da mama (hormone-receptor-psitive) em mulheres na prémenopausa. Sdurante 12 anos 90659 mulheres na fase da premenopausa foram acompanhadas, 1021 casos de carcinoma invasivo foram registados. Um consumo maior de carne vermelha foi significantemente associado com cancro da mama com estrogénio e progesterona receptores-positivo (n=512) mas nao com estrogenio e progesterona receptores-negativos (n=167).

Mais uma razão para reduzir o sofrimento dos bichinhos!...

Labels:

Saturday, January 27, 2007

No Tate


Paula Rego

BOM FIM DE SEMANA

Wednesday, January 24, 2007

Hoje...





Monday, January 22, 2007

As minhas confusoes...


(Chagal)

...como me meto nestas confusões, não sei. Devo ter dupla personalidade, ou o carais. Faz parte da tragi-comédia da minha vida. Um dia acordo e não sei como, estou no meio. Mesmo no meio, e não há forma de contornar a questão. Desta vez...parece que vou fazer um vestido de noiva. De noiva! Só me faltava esta!!!! (como se eu não tivesse suficiente sarna para me coçar!)...Ah, não, não é para mim, claro!
Mas eu não estava tão sossegadinha, sem fazer mal a ninguém... como é que esta me caiu nas mãos?
...Que importa?... agora está feito. Não há maneira de escapar a não ser encarar de frente. Se calhar até vai ser divertido. Mãos à obra... a ver como fica.

Saturday, January 20, 2007

A Minha Galeria

Coimbra, Óleo sobre tela (76x61 cm), 2006


BOM FIM DE SEMANA A TODOS!...

Labels: ,

Tuesday, January 16, 2007

O tintol no caminho para a vida eterna...

(Modigliani)

Resveratrol, uma substancia natural encontrada no vinho tinto, uvas e frutos secos, mostrou ser eficaz na prevenção de muitos efeitos metabolicos adversos de uma dieta rica em gorduras bem como aumentar a taxa de sobrevivêencia em ratos.
O estudo, publicado na revista Nature, mostra que o consumo da molécula pode reduzir eficaz e seguramente as consequencias negativas do consumo calórico excessivo, com um aumento na saúde geral e sobrevivencia. No entanto, o estudo usou doses do composto muito superiores aquelas que se obtêm do consumo moderado de vinho tinto, e a toma de suplementos de resveratrol nao é actualmente recomendada como estratégia anti-envelhecimento, uma vez que são necessários mais dados relativamente ao uso humano. Um dos cientistas envolvido no estudo revelou que, apesar de os resultados obtidos com os ratos são excitantes e promissores, é ainda muito precoce pensar em consumir grandes quantidades deste composto, por isso, meus amigos, não usem estes dados para justificar o aumento do consumo de tintol.

O artigo não revela se os ratos consumiram o resveratrol na sua forma purificada ou se os mesmos foram alimentados a Bordeaux, ou a um bom vinho do Douro ou do Alentejo... ena, deve ter sido cá uma farra! Há ratos que têm sorte...

Labels: , ,

Sunday, January 14, 2007

Impressoes- Rafael no Vaticano









Os aposentos do papa Julio II foram construidos no topo dos aposentos do seu antecessorm Alexandre VI, um dos Bórgias, que morreu em 1503. Impressionado com o trabalho de Rafael (conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello da Urbino ou Rafael Sanzio da Urbino), Julio escolheu o artista para decorar as suas quatro stanze. E tão soberbos são os trabalhos de Rafael, que hoje as salas são conhecidas nao por Stanze de Julio mas sim por Stanze de Rafael.
Rafael e os seus alunos começaram o trabalho em 1508, substituindo trabalhos de vários artistas de renome, incluindo o próprio mestre de Rafael, Perugino. A empreitada demorou 16 anos e o próprio Rafael morreu antes da sua finalização. Os frescos expressam ideais religiosos e filosóficos de Renascimento.
Os frescos estabeleceram a reputação de Rafael como grande artista e colocaram-no a par de Miguel Angelo, na altura a trabalhar na Capela Cistina.
Não é necessário saber o quão dificil é a técnica dos frescos para a alma coalhar de espanto e admiração. A magnitude dos frescos é impressionante, as cores vivissimas, as formas soberbas, a composição perfeita. Faz acreditar na Humanidade. Faz acreditar que um dia, quando o melhor da Humanidade vier ao de cima e tomar as rédeas do futuro... faz acreditar!

Labels: , ,

Friday, January 12, 2007

Janeiro

(Cézanne)


An Janeiro chube al outeiro,
se bires berdegar,
pon-te a chorar,
se bires a tardegar,
pon-te a cantar.

Labels: ,

Wednesday, January 10, 2007

Dia do Pai

(Cezanne)


Desde que o Pai Anibal nos deixou, o dia do Pai é para mim o dia de hoje, o dia do seu aniversario. Parece que ainda o ouço a cantar, enquanto a lareira me refugiava nas torres altas e fortes das suas pernas:


Préra-pramprampréra,
pramprampréra,
pramprampréra
Bai Pedro bai,
ao lugar a bem depressa,
Di-le a meu amo
como ch'yo digo a ti:
Siete con ocho
me roban a mi.
Bai Pedro, bai
ao lugar e ben depressa
para ber se nos ho'hamos
pr'amanha fazer la festa.

Préra-pramprampréra,
pramprampréra,
pramprampréra

Quando eu começava a adormecer embalada pela voz doce e pela melodia,
começava ele a inventar, por entre um sorriso deliciado:


Préra-pramprampréra,
pramprampréra,
pramprampréra
E o Zé é d'Abinhó
e o Antonho é d'Amatéla!
...


ou entao a outra musica, a do foguetao...


Na praia da Boa Noba
ao subir o foguetão,
a tua saia de roda,
deu-le o bento e fez balao!
-Fica-te bem, a saia assim!
-E tu tambem, ao pé de mim!
Se nos casarmos, verás entao,
a lua iremos, no foquetao!


Lembro-me como se fosse ontem...

Monday, January 08, 2007

Crimen Sollicitationis





O documento intitulado "Crimen Sollicitationis" (tradução em inglês) é um documento secreto, emitido em 1962 pelo Santo Oficio do Vaticano, actualmente chamado Congregação para a Doutrina da Fé. Nele, a Igreja Católica dá instruções especificas aos bispos como lidar com casos de padres acusados de zoofilia e pedofilia.
Primerio, o documento impõe o segredo absoluto sobre os casos de abuso sexual a todos os que deles tenham conhecimento. A violação do segredo, isto é a denuncia de casos de pedofilia, quer por parte das vitimas quer por parte de terceiros, implica a excomungação imediata.
Segundo, o documento dá instruções especificas como lidar com os padres que cometem os crimes: simplesmente estes deverão ser re-colocados em paróquias insuspeitas, onde não recaim sobre os padres acusações ou suspeitas semelhantes. Quando isso acontecer, receberão a ordem para irem pregar noutra freguesia.
Em 2001, o entao cardeal Ratzinger reviu o documento e achou que havia algo errado no mesmo. Re-escreveu-o apenas com uma diferença: em vez de serem os bispos a lidarem com os casos de acusações de pedofilia, a partir de 2001, é o próprio Vaticano que dá as ordens para os padres serem convenientemente re-colocados.
Desde 1962 várias pessoas foram excomungadas por terem exposto esta politica criminosa da Igreja ou por se terem queixado de terem sido vitimas de abusos sexuais por parte de padres. No entanto, a Igreja Católica nunca excomungou nenhum dos padres que cometeram os crimes, nem sequer aqueles que cumpriram ou estão a cumprir penas por pedofilia. Nenhum deles perdeu o direito de celebrar missa ou de interagir livremente com crianças sob o patrocinio da Igreja.
Actualmente no Vaticano estão "refugiados" 7 padres dos EUA e um número indeterminado de padres de outras nacionalidades para evitar serem julgados nos respectivos paises por crimes de pedofilia. Receam sobre cerca de 4500 padres acusações de crimes semelhantes. O Vaticano não só cultiva uma politica activa de obstrução à Justiça com o seu Crimen Sollicitationis, como ainda acolhe, protege e recusa extraditar criminosos. Muitas vitimas ou dissidentes referem ainda um orçamento disponivel para subornar as vitimas e as familias, no caso de as ameaças com as penas do inferno e exclusão social nao tenham os efeitos desejados.
Fazem parte das congregações em todo o mundo cerca de 15 milhoes de crianças. Os ciminosos escolhem prefertencialmente vitimas de meios desfavorecidos, e nas palavras de um padre brasileiro no diário que mantinha sobre as vitimas, de familias atipicas, preferencialmente sem pai. Mas não só. Muitas vitimas referem ritos de iniciação de caracter sexual nos seminários. Normalente estas vitimas recusaram-se a continuar nos estabulos de deus, em que tipo de homens se transformam os que ficam pode apenas especular-se, mas a realidade é tragicamente evidente.
A Igreja, assim como qualquer pessoa, reconhece que a negaçao da sexualidade aos seus profissionais só pode dar em putanheiros (consoladores de viúvas e outras senhoras em estado de... necessidade), pedófilos ou punheteiros, mas admite-o se tudo for realizado em segredo. O "pecado" é apenas uma invenção engenhosa da Igreja para controlar criaturas acéfalas e pobres de espirito. É necessessário manter a imagem a todo o custo. E por isso não há regras nenhumas, não há limites na interacção dos padres com as crianças.
Medidas urgentes são necessárias para controlar esta corja nojenta e hipócrita de parasitas da sociedade. Primeiro, a confissão e toda a actividade que envolva interacção de padres e semelhantes a sós com menores devia ser proibida. A confissão, acto retrógrado, aterrorizador e humilhante, que notoriamente os padres usam para recrutar vitimas, devia ser absolutamente proibida a menores. Os pais deviam estar conscientes dos perigos que as suas crianças correm quando se confessam, têm aulas de musica ou explicaçoes a sós com padres, seminaristas, catequistas e outras aves de rapina que tais. Os meios sociais mais desfavorecidos, mais tementes ao filho da puta de deus castigador que essa corja apregoa e mais vulneráveis as pressoes sociais, deviam ser devidamente educados e avisados. Mas os pobres fodem-se. Os pobres fodem-se sempre. De uma maneira ou de outra. Enquanto isso o Vaticano brilha de opulencia, apregoa e vende um reino que nao existe, impoe o terror a pobres ignaros, e tenta esconder os efeitos da flatulencia infecciosa que lhe corroi as entranhas.

Labels: , ,

Friday, January 05, 2007

Finalmente...


...recuperei dos dias em Roma. Andei até à exaustao, todos os dias, quase sempre só. O Big, como acontece muitas vezes em cidade grandes e poluidas, teve uns ataques de asma que o limitaram ao quarto do hotel e a jantarinhos em restaurantes próximos (talvez por isso as doze rosas vermelhas entregues durante um jantar... uma por cada mês do ano, ao que parece).
É dificil parar em Roma e vi quase tudo que é possivel ver em três dias. Eterna. A cidade Eterna. Pelo cunho dos Romanos, pela maneira como surpreende com beleza ao virar de cada esquina. Pela opulencia arrogante do Vaticano. Mas a mim, como disse, deixou-me a alma livida. Por saber que os edificios do imperio foram destruidos pedra a pedra para construir igrejas e edificios menores. Porque de uma cultura da beleza do politeismo tolerante, se passou a uma cultura do pecado e do castigo... o Panteao, a casa de todos os deuses, foi tranformado em igreja devotada a uma vulgar nossa senhora qualquer. Revoltante. A riqueza do Vaticano fede a pecado, a tortura e a mentira.

Labels:

Tuesday, January 02, 2007

De volta...





... com os olhos cheios e o cérebro ocupado em digerir tanta beleza... mas com a alma pesada e mutilada. Depois eu explico.