Sunday, January 14, 2007

Impressoes- Rafael no Vaticano









Os aposentos do papa Julio II foram construidos no topo dos aposentos do seu antecessorm Alexandre VI, um dos Bórgias, que morreu em 1503. Impressionado com o trabalho de Rafael (conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello da Urbino ou Rafael Sanzio da Urbino), Julio escolheu o artista para decorar as suas quatro stanze. E tão soberbos são os trabalhos de Rafael, que hoje as salas são conhecidas nao por Stanze de Julio mas sim por Stanze de Rafael.
Rafael e os seus alunos começaram o trabalho em 1508, substituindo trabalhos de vários artistas de renome, incluindo o próprio mestre de Rafael, Perugino. A empreitada demorou 16 anos e o próprio Rafael morreu antes da sua finalização. Os frescos expressam ideais religiosos e filosóficos de Renascimento.
Os frescos estabeleceram a reputação de Rafael como grande artista e colocaram-no a par de Miguel Angelo, na altura a trabalhar na Capela Cistina.
Não é necessário saber o quão dificil é a técnica dos frescos para a alma coalhar de espanto e admiração. A magnitude dos frescos é impressionante, as cores vivissimas, as formas soberbas, a composição perfeita. Faz acreditar na Humanidade. Faz acreditar que um dia, quando o melhor da Humanidade vier ao de cima e tomar as rédeas do futuro... faz acreditar!

Labels: , ,

8 Comments:

Blogger Santa said...

Rosario querida,

Assim me matas. Ainda não conheço Roma. Preciso planejar uma viagem e ver de perto essa riqueza.

Bjs

9:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Trabalho espantoso.

Boa semana.

JMC

9:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Esse dia ainda está longe, Rosário, mas é minha convincção que a Humanidade se encaminha para esse dia. Devagarinho, muito devagarinho, mas sim, lá vai andando.

3:46 PM  
Blogger Joana said...

Isso mesmo: Acreditar!

Jinhos.

5:17 PM  
Blogger o alquimista said...

Olá Amiga, já estive em roma várias vezes de passajem, para quê ir aos museus...tu mostras-me o mais interessante e com descrição...

Doce beijo

12:27 AM  
Blogger Miguel said...

Belos Frescos ...!

Uma boa semana!
Bjks da matilde e cª!

10:36 AM  
Blogger kurika said...

Espectacular...são autenticos postais!!!

Acho que vou adorar conhecer Roma!

xi coração

10:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bom dia Rosário,
Maravilhoso, é um dos meus projectos é visitar Roma.

Tal maravilha até me faz crecer água na boca , muito obrigado por partilhar connosco.
até sempre
cpts

1:28 PM  

Impressoes

<< Home