Friday, March 23, 2007

A escola

(Geoffroy)
Na escola eu era sem dúvida privilegiada. Eu era uma pequena muito rosada, a cabeça emoldurada por caracóis escuros, uma curiosidade aguda e um espírito terrivelmente inquiridor. Talvez por isso ela me achasse piada. Talvez com outra professora o meu espírito tivesse mirrado mas ela esforçava-se por me manter interessada. Enquanto eu progredisse ela arranjava novos estímulos que eu devorava sempre com um interesse voraz. Passava muito tempo na secretária da D. Maria a fazer trabalhos que ela designava especialmente para mim. Trazia-me livros escolares alternativos que eu devorava avidamente.
A maioria dos recreios passava-os com ela na sala de aula. Fazia exercícios e desenhos, lia histórias, executava complexas colagens donde surgiam objectos a três dimensões. Dava-me liberdade para pensar e apresentar projectos, juntas elaborávamos posters com a tabuada e com os mais variados assuntos que depois expunhamos nas paredes da sala.
Uma das coisas que eu mais gostava de fazer eram os testes. Ela tinha um sistema arcaico de fazer fotocópias usando um tabuleiro de gelatina. Escrevia-se o teste numa folha de tamanho regular com uma tinta solúvel na água. De seguida, colocava-se a página escrita sobre a gelatina e esta ficava inscrita como um negativo, pronta para imprimir outras páginas desde que se mantivesse a gelatina convenientemente humedecida. Só restava colocar uma a uma as folhas virgens na superfície da gelatina e retirá-las de seguida, impressas com o teste cada vez mais diluído.
Por todas essas razões adorei a escola primária.

Tuesday, March 20, 2007

A Minha Galeria





Torso feminino, cerâmica (Blue stain /E3), 20cm, 2007

Labels: , ,

Novas fronteiras

(Foto obtida em www.foresight.org)


Está em desenvolvimento um robot do tamanho de um comprimido, que viaja pelo corpo à procura de células cancerosas. O robot terá a capacidade de encontrar tumores no organismo e transmitir os seus achados a um computador em tempo real. Terá também uma video-câmera para capturar cerca de 40000 imagens do intestino. As imagens sao imediatamente transmitidas a um computador, não sendo assim necessário recapturar o little bogger para o estripar e obter as chapas, e aquele simplesmente é eliminado naturalmente pelo corpo. Brilhante!
(Faz-me lembrar uma cena do excelente filme The Island, com a Scarlet boazona como sempre e o jeitosaço do Ian McGregor a mijar uns roboticos todos marados... )
(In Anova 30/1/2007)

Labels: , ,

Friday, March 16, 2007

La Fuonte de Bandúzia

(Waterhouse)


Ah fuonte de Bandúzia mais clara do que l bidro,
merecedora de puro bino doce i tamien de flores,
d’oufierta tenerás manhana un chibo,
a quien la tiesta abultada puls cuornos
pequeinhos al amor i a la lhuita çtina.
An balde: pus te há-de tenhir las frescas
augas cun burmeilho sangre
l filhico dun campante tagalho.
A ti la mala hora de la scaldante Canícula
nun puode chegar, tu l frescor amable
als touros cansados pul arado
oufereces i al ganado que por ende pace.
Tamien tu hás-de quedar antre las afamadas fuontes
por you haber coincido l carrasco spetado an riba las uocas
peinhas, d’adonde cantadeiras
tues augas cáien.


Hourácio Flaco, Odas, Lhibro III, XIII

Labels:

Monday, March 12, 2007

...

Chagal
Ver é fácil... deixa-se a iris cariciar o veludo cálido do palpável. O dificil é ensinar os olhos a ver para além da realidade...

Monday, March 05, 2007

A Minha Galeria-Convite


Porto-Impressão, Óleo sobre tela (76x51cm),2007

Muitos blogamigos têm gentilmente inquirido acerca de uma possivel exposição da minha pintura. Tenho o prazer de anunciar que finalmente vou expor em Portugal. A exposição decorrerá em Coimbra no Centro Cultural D. Dinis, de 4 a 24 de Maio. Eu vou lá estar no fim de semana da abertura e seria um prazer encontrar os blogamigos com os quais tenho convivido virtualmente.
(NOTA: Se algum dos blogamigos desejar de estar presente na abertura, que acontecerá no Sexta-feira dia 4 ao fim da tarde, tem apenas de me enviar um email com o nome e morada e enviarei o convite)

Labels: , , ,

Sunday, March 04, 2007

Certeza


Sargent


Ontem passei o dia de babySitter. Teddy tem três anos e é reguila que se farta. Colorimos desenhos de barquinhos no mar, e palhaços multicolores e bichinhos a voar. Jogámos à bola e às cartas. Brincámos aos cavaleiros e aos power rangers. Lemos histórias que ele sabia de cor e brincámos às familias com um ursinho-pai, um ursinho-mãe e dois ursinhos-filhos. Depois do almoço ele achou que se limpasse a cozinha a mamã ía ficar feliz com ele por isso lá passou quase uma hora a polir o lava-louça, enquanto eu tomava um cafezito para repor as energias. Finalmente travamos uma batalha gigantesca com os dinossauros que aparentemente povoam a casa (alguns são bons, porque são vegetarianos, desses não tinhamos de fugir...).
No fim do dia fiquei com uma certeza absoluta: ser adulto é mesmo uma grande merda!

Labels:

Friday, March 02, 2007

...



...

Aprendi a me virar sozinha,

e se eu tô te dando linha

é pr'a depois te abandonar.

...

Cassia Eller.

Grande, grande voz!