Tuesday, July 31, 2007

Um soninho descansado

(Munier)

Um interessante comentário na revista New Scientist de 30 de Junho discute o valor da soneca das crianças a meio da tarde. Normalmente, um soninho a meio da tarde é visto pelos pais como benéfico. No entanto, há duvidas sobre os beneficios a longo termo.
Estudos sugerem o sono das crianças durante a tarde resulta em padrões reduzidos no sono normal e na função mental quando comparado com crianças que apenas dormen à noite.
Numa universidade dos EUA, pais de 738 crianças foram questionados acerca dos padroes de sono das suas crianças, com idades entre dois e doze anos. As crianças que dormiam à tarde adormeciam à noite cerca de 39 minutos mais tarde e dormiam até tarde aos fins de semana do que as que as outras. As crianças que dormiam à tarde ofereciam mais resistencia em ir dormir à noite e não só consideravam mais dificil levantar-se mas também adormecer.
Outro estudo no Japão comparou crianças em infantários com um periodo de sono obrigatório de 90 minutos durante a tarde e outros em as crianças só dormiam quando necessário. As crianças que dormiam obrigatoriamente, resitiam a ir para a cama à noite mais 30 minutos que as outras , apresentavam-se mais irritaveis de manhã e resitiam mais a ir para a escola.
Dormir durante o dia afecta também a performance mental, de acordo com um estudo da Universidade da Florida com crianças em idade pre-escolar. Quando se lhes pedia para resolver puzles que envolviam capacidades de planeamento e organização as crianças que dormiam periodos mais longos durante o dia completavam menos puzles com sucesso.
...pronto, queridos pais... acabou-se a horinha de sossego durante a tarde!

Thursday, July 26, 2007

Obesidade contagiosa...

(Botero)


Ter amigos, irmãos ou conjuges com excesso de peso aumenta o risco de se tornar obeso, dizem os especialistas americanos. De acordo com o estudo publicado no New England Journal of Medicine, a evidencia sugere que o risco aumenta em cerca de 57% no caso de ter amigos obesos, 40% no caso de irmãos e 37% no caso de conjuges...
Lembram-se de cada uma!...

Monday, July 23, 2007

Odas de Ricardo Reis (008)

(Alma-Tadema)



Solo l tener froles pula bista afuora
Nas anchas carreiras d’arbles de ls jardins eisatos
Bonda para podermos
Achar la bida lhebe.

De todo l sfuorço manténgamos quietas
Las manos, jogando, pa que nun mos agarre
De l pulso, i mos arrastre.
I bíbamos assi,

Buscando l menos de delor ou gozo
Buendo a tragos ls sfergantes frescos,
Traslhúcidos cumo auga
An copas bien zenhadas,

De la bida çquelorada lhebando solo
Las rosas passageiras, las meias risas,
I ls brebes carinos
De ls sfergantes mudables.

Pouco tan pouco pesará ne ls braços
Cun que, eisilados de las mui altas lhuzes,
Scolhirmos de l que fumos
L melhor pa lhembrar

Quando, acabados pulas Parcas, furmos,
Búltios solenes nistante antigos,
I cada beç mais selombras,
Al ancuontro fatal

De l barco scuro ne l saturno riu,
I ls nuobe abraços de l hourror stígio,
I l regaço anfartable
De la pátria de Pluton.

Fernando Pessoa [Odes, de Ricardo Reis]
Traduçon de Fracisco Niebro





[an pertués:

Só o ter flores pela vista fora
Nas áleas largas dos jardins exactos
Basta para podermos
Achar a vida leve.

De todo o esforço seguremos quedas
As mãos, brincando, pra que nos não tome
Do pulso, e nos arraste.
E vivamos assim,

Buscando o mínimo de dor ou gozo,
Bebendo a goles os instantes frescos,
Translúcidos como água
Em taças detalhadas,

Da vida pálida levando apenas
As rosas breves, os sorrisos vagos,
E as rápidas carícias
Dos instantes volúveis.

Pouco tão pouco pesará nos braços
Com que, exilados das supernas luzes,
‘Scolhermos do que fomos
O melhor pra lembrar

Quando, acabados pelas Parcas, formos,
Vultos solenes de repente antigos,
E cada vez mais sombras,
Ao encontro fatal

Do barco escuro no soturno rio,
E os nove abraços do horror estígio,
E o regaço insaciável
Da pátria de Plutão.]

Fernando Pessoa [Odes, de Ricardo Reis]
Traduçon de Fracisco Niebro


Como sempre, roubado no Cumo quien bai de camino

Wednesday, July 18, 2007

Gadget sagrado!



A acne vulgaris é uma condição extremamente comum que afecta cerca de 90% dos adolescentes de idades entre 16 e 18 anos, e com um impacto negativo na qualidade de vida dos cachopos, comparável a doenças sérias como a asma ou a epilepsia. Mutos adultos são também afectados. Apesar de haver vários produtos de venda livre para tratar a condição, cerca de 15% dos indviduoes afectados necessita de tratamento médico com antibioticos e outros medicamentos.
Agora, há outra arma no combate às inesteticas borbulhas... apresento-vos o ZENO, o principe guerreiro, recentemente aprovado pala FDA. Quem é que nunca esperou dias e dias por aquela ocasião especial e acordou no dia X com uma grande borbulha vermelha na ponta do nariz, como se fosse uma lâmpada gigante num farol? Pois o Zeno cá está para tratar do assunto e promete combater as borbulhas e a vermelhidão apenas em 24h.
O Zeno é um pruduto electrónico desenhado para produzir calor a uma temperatura pré-determinada que quando aplicado às bactérias das borbulhas faz com que estas se auto-destruam. É um dispositivo simples de usar (embora caro), não funciona em pontos negros ou espinhas e não deixa cicatriz.
Dá-me ideia que se o produto fizer aquilo que diz vai ter grande sucesso!...

Sunday, July 15, 2007

Reportagem








O último dia na ilha, dia do meu aniversário, foi bastante tumultuoso. Não que os festejos tenham alterado a pacatez do lugar mas sim por uma razão bem mais sinistra e trágica que eu contar com mais um ano nos ossos.
Pelas dez horas acordei com o ruído intenso e próximo de aviões. Exercícios aéreos, pensei, ou coisa e tal... não precisavam era de acordar o pessoal, não é? O ruído repetia-se a intervalos mais ou menos regulares e pareceu-me que os aviões ou lá o que era passavam rente ao topo do hotel de apenas dois andares. Levantei-me e da varanda pude ver um avião a abastecer-se de água. Passado uns minutos era uma helicóptero que enchia o depósito. Ui, carais! do outro lado do hotel o fumo indicava a causa de tanto tráfico.
Acordei o Big- a quem o barulho não tinha minimamente incomodado- e fiz o relatório dos acontecimentos. Saimos.
Da estrada podiamos ver as chamas e a intensa actividade de carros de policia, bombeiros, sapadores, carros auxiliares. No céu consegui contar cinco aviões e três helicopteros. Aproveitamdo o facto de termos um todo-terreno, o Big queria aproximar-se mais dos acontecimentos mas eu entrei em pânico e fi-lo fazer exactamente o oposto. Fomos para uma das praias durante umas horas e o movimento dos avioes e dos hellicopteros não abrandou. Por volta das quatro da tarde deixamos a praia e no caminho para o hotel, deparamo-nos com ajuntamentos de turistas com as respectivas malas. Posteriormente soubemos que tinahm sido evacuados dos hoteis em que permaneciam. Nesta altura já o fogo parecia controlado e as restrições no movimento automóvel menos severas. Deslocámo-nos na direcção do fogo até encontrar um ajuntamento considerável de populares, policias e reporteres de televisão e rádio. Da estrada podiamos ver que as chamas rondaram várias casas de habitação e vários hoteis. Um deles esteve mesmo completamente cercado pelo fogo. DA-SE!
O infeliz acontecimento fez com que as comemorações do meu aniversário tivessem de ser canceladas... hélas!

Wednesday, July 11, 2007

I'm fuckin' blessed!





...I'm the choosen one! (a frase é do Billy connolly)...Ou alternativamente... está explicado o episódio do sermão aos peixes do santo António. Basta ter um pouco de pão e os gajos até fazem fila para ouvir nem que seja a a leitura do Wall Street journal!

Monday, July 09, 2007

Billy Connolly on opera

Billy Connolly é um dos nossos comediantes favoritos e vem sempre na bagagem para qualquer viagem. Do video de ontem fazia parte este sketch acerca da ópera... absolutamente fabulosos! Ora vejam lá!...
Bjicos

Thursday, July 05, 2007

Diario de viagem II







A ilha tem apenas cerca de 16 Km de comprimento, mas há inúmeras praias lindissimas ao longo da costa. Algumas são apenas acessiveis por barco e muitas têm apenas alguns metros de comprimentos. Multibanco só na cidade de Skiathos mas também, sendo a ilha tão pequena nunca se está muito longe. Desta vez foi o Big que escolheu o nosso destino. Diz ele que primeiro, queria mostrar-me a a verdadeira maneira de ser grega. E eles são de facto super calmos, sempre disponíveis a ajudar, sempre pacientes "take your time... you're on holiday!". Depois, é verdade que não há muito a fazer na ilha a não ser aproveitar as praias e o sol... de propósito, diz ele, porque o meu cérebro precisa de descanso absoluto! Nhêda-se! O que me vale é que trouxe dois livros do brilhante Richard Dawkins para alimentar a mioleira. E por outro lado, quando andamos de carro exercito a ler os letreiros em grego... divertido e útil!
Finalmente fomos à praia de nudistas. Ontem passámos grande parte do dia num barco que alugámos e acabamos o dia nas bananas. Nunca tinha estado numa praia de nudistas apesar de o Big sempre procurar saber se existe nos locias onde vamos de férias, e a ideia não me atraía de todo. No entanto confesso que depois de experimentar... adorei! Foi super divertido, como chegamos de barco e molhaditos, o Big queixava-se que o não era justo...ía ter que descer do barco, molhar-se e concerteza que o seu apêndice se retrairia enquanto que os gajos na praia, convenientemente barbeados, exibiam margalhos enormes, dilatados concerteza pelo sol. Depois, dizia-me ele, o grande problema das praias de nudistas é que nunca há mulheres suficientes e os homens apresentam uma tendência enervante para se dobrar e fingir que andam à procura de alguma coisa na areia e exibir as partes podendas pela traseira... you will see, dizia. E aproveitar o mar "au naturel" é de facto delicioso!... vamos voltar!

Monday, July 02, 2007

Diario.




...muito sol. Muito azul. Muito relax. Muitas praias fabulosas. Ainda não fomos às "bananas", as duas praias de nudistas. O Big não quer perder a oportunidade de nadar no mar com a fruta livre.