Tuesday, July 31, 2007

Um soninho descansado

(Munier)

Um interessante comentário na revista New Scientist de 30 de Junho discute o valor da soneca das crianças a meio da tarde. Normalmente, um soninho a meio da tarde é visto pelos pais como benéfico. No entanto, há duvidas sobre os beneficios a longo termo.
Estudos sugerem o sono das crianças durante a tarde resulta em padrões reduzidos no sono normal e na função mental quando comparado com crianças que apenas dormen à noite.
Numa universidade dos EUA, pais de 738 crianças foram questionados acerca dos padroes de sono das suas crianças, com idades entre dois e doze anos. As crianças que dormiam à tarde adormeciam à noite cerca de 39 minutos mais tarde e dormiam até tarde aos fins de semana do que as que as outras. As crianças que dormiam à tarde ofereciam mais resistencia em ir dormir à noite e não só consideravam mais dificil levantar-se mas também adormecer.
Outro estudo no Japão comparou crianças em infantários com um periodo de sono obrigatório de 90 minutos durante a tarde e outros em as crianças só dormiam quando necessário. As crianças que dormiam obrigatoriamente, resitiam a ir para a cama à noite mais 30 minutos que as outras , apresentavam-se mais irritaveis de manhã e resitiam mais a ir para a escola.
Dormir durante o dia afecta também a performance mental, de acordo com um estudo da Universidade da Florida com crianças em idade pre-escolar. Quando se lhes pedia para resolver puzles que envolviam capacidades de planeamento e organização as crianças que dormiam periodos mais longos durante o dia completavam menos puzles com sucesso.
...pronto, queridos pais... acabou-se a horinha de sossego durante a tarde!

8 Comments:

Blogger rps said...

às criancinhas, não sei. Mas a mim faz-se muito bem. Então, um horita no sofá, antes de jantar... Uuuuiii...

1:20 PM  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Curioso, e anda tanta gente a tentar obter esse benefício mas para os adultos! Lá se vai a argumentação!

6:28 PM  
Blogger António Conceição said...

Eu desde a mais pequena infância que fico inacreditavelmente mal disposto sempre que durmo um pouco à tarde. Fico com a telha durante uma semana. Nada me faz tal mal.

11:10 PM  
Blogger kurika said...

Olá Linda...

anda visitar-me.

...na viagem medieval...

Bjinhos

3:45 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Pois. Eu mantenho-o.
Bjiku e bfsemana Rosário.

7:08 PM  
Blogger Kalinka said...

Olá Rosário
Excelente artigo este, pois sempre me questionei se a minha neta devia dormir de tarde ou não, a mim dava-me a sensação que lhe fazia falta...mas os estudos dizem o contrário!!!

BOA NOITE DE SÁBADO PARA TI.

Começa hoje a verdadeira Odisseia, não de Homero, mas da Kalinka...estás curiosa?
Então...
vem espreitar:

Uma dessas comodidades são as ruas subterrâneas, uma verdadeira cidade por baixo de ______, que permitem que a população transite sem precisar de casaco, botas, gorros e luvas. Ali, a temperatura é normal, talvez até um pouco quente demais. Na cidade subterrânea, as principais ruas do centro são interligadas por túneis, passagens para peões e escadas rolantes que ligam prédios comerciais, estações de metro, áreas de lazer, cinemas e hotéis, facilitando a vida dos peões. São mais de 30 km de extensão, onde as pessoas se encontram protegidas. Os turistas ficam fascinados com isso e, quando voltam da viagem, é só no que falam, como se em ______ não houvesse nada mais interessante que isso.

Bom domingo.

1:07 AM  
Blogger hfm said...

Dá que pensar!

10:05 AM  
Blogger Joana said...

Finalmente! Alguém! As piores recordações que guardo do infantário era a sesta obrigatória depois do almoço! Abomino!

Jinhos.

10:33 AM  

Impressoes

<< Home