Sunday, July 15, 2007

Reportagem








O último dia na ilha, dia do meu aniversário, foi bastante tumultuoso. Não que os festejos tenham alterado a pacatez do lugar mas sim por uma razão bem mais sinistra e trágica que eu contar com mais um ano nos ossos.
Pelas dez horas acordei com o ruído intenso e próximo de aviões. Exercícios aéreos, pensei, ou coisa e tal... não precisavam era de acordar o pessoal, não é? O ruído repetia-se a intervalos mais ou menos regulares e pareceu-me que os aviões ou lá o que era passavam rente ao topo do hotel de apenas dois andares. Levantei-me e da varanda pude ver um avião a abastecer-se de água. Passado uns minutos era uma helicóptero que enchia o depósito. Ui, carais! do outro lado do hotel o fumo indicava a causa de tanto tráfico.
Acordei o Big- a quem o barulho não tinha minimamente incomodado- e fiz o relatório dos acontecimentos. Saimos.
Da estrada podiamos ver as chamas e a intensa actividade de carros de policia, bombeiros, sapadores, carros auxiliares. No céu consegui contar cinco aviões e três helicopteros. Aproveitamdo o facto de termos um todo-terreno, o Big queria aproximar-se mais dos acontecimentos mas eu entrei em pânico e fi-lo fazer exactamente o oposto. Fomos para uma das praias durante umas horas e o movimento dos avioes e dos hellicopteros não abrandou. Por volta das quatro da tarde deixamos a praia e no caminho para o hotel, deparamo-nos com ajuntamentos de turistas com as respectivas malas. Posteriormente soubemos que tinahm sido evacuados dos hoteis em que permaneciam. Nesta altura já o fogo parecia controlado e as restrições no movimento automóvel menos severas. Deslocámo-nos na direcção do fogo até encontrar um ajuntamento considerável de populares, policias e reporteres de televisão e rádio. Da estrada podiamos ver que as chamas rondaram várias casas de habitação e vários hoteis. Um deles esteve mesmo completamente cercado pelo fogo. DA-SE!
O infeliz acontecimento fez com que as comemorações do meu aniversário tivessem de ser canceladas... hélas!

7 Comments:

Blogger greentea said...

tens o ano inteiro para comemorar e se gostares tanto de fazer anos como eu ....acho que é uma angústia que me vem desde o dia em que nasci!
Mas pronto o fogo n~~ao foi no teu hotel, não ficáste na rua na rua em biquini ou diria mesmo sem bikini, vinda da praia dos nudistas e tudo se (re)compôs e já estarás a esta hora at home sweet home . Por aqui parece que estamos aí, com brumaspela manhã e chuviscos que impedem as idas à praia e afugentam o belo sol do País.

9:16 AM  
Blogger António Conceição said...

Que sorte incrível e que belas prendas de aniversário.
Eu, pelo menos desde os 12 anos, sempre que vejo um avião, olho para o céu, na esperança de o ver cair. Nada! Nunca um sequer tremeu ou se inclinou mais, para me dar a sensação de queda.
Pirómano, sempre que vejo um fuminho, corro, na esparança de ver uma mulher a correr em chamas; ou três criancinhas desesperadas a gritarem de uma janela, enquanto os bombeiros tentam impotentes salvá-las; ou ao menos um avião a abrir o bojo largo e a largar os milhões de litros de líquido neutralizante do fogo. Nada!
O pior de tudo: quando a Princesa Diana morreu, eu estava a ver televisão, quando a emissão foi interrompida. Corri a acordar a minha mulher, para lhe dar a notícia. Durante um ano, estive à beira do divórcio. Ainda hoje, dez anos depois, ela cita esse facto como exemplo da minha infinita maldade. Nem quero pensar no que ela me faria se a acordasse, para lhe anunciar um simples incêndio. No mínimo, ter-me ia largado no meio das chamas.
A Rosário é mesmo uma mulher de sorte!

6:53 PM  
Blogger António Conceição said...

Ah, já me esquecia: PARABÉNS, CLARO!

6:55 PM  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Ora, bom dia! Abraço.

11:25 AM  
Blogger Miguel said...

Que chatice monstra ...!

Os meus parabéns ...

O que interessa é que tudo está bem ...!

Diverte-te. Ocasiões para comemorar não faltarão ...!

Continuação de umas boas férias!
Bjks da M&M & Cª!

1:56 PM  
Blogger PintoRibeiro said...

Bjiku...( com dores ).

11:03 AM  
Blogger rps said...

Parabéns, Rosário!

3:14 PM  

Impressoes

<< Home