Antes de viajar para Trás-os-Montes penso sempre em fazer um variado número de visitas a lugares que nunca visitei e outros que estão presentes na minha memória. Nunca o faço... as férias de Verão são particularmente inglórias neste aspecto. A adicionar às Festas e às reuniões e visitas de família há ainda o calor abrasador que proibe passeios durante grande parte do dia.
Há dois anos não tive oportunidade de visitar o
Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança, criado no iníco desse mesmo ano. Felizmente desta vez consegui passar por lá. Adorei!
O museu fica localizado perto do castelo numa casinha recuperada para o efeito e tem como objectivo preservar e promover a identidade e a cultura da região. Dele fazem parte trajes e máscaras característicos de determinadas Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e distrito de Zamora, permitindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais, elementos únicos de uma cultura singular.
Para além do contacto com os personagens, que recriam com todo o rigor mais de 50 caretos, o interior do museu permite ainda ao visitante, ao som da música tradicional, das fotografias, dos documentários e da panóplia de objectos expostos, conduzi-lo por uma viagem ao universo mágico que ainda hoje pode ser apreciado e vivido em diferentes localidades de Bragança e Zamora durante os meses de Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro).