Wednesday, September 23, 2009

NHS




Na semana passada tinha uma consulta no meu médico de família às nove horas da manhã. Às oito  e trinta recebo um telefonema a avisar que o médico estava atrasado e que a consulta passava para as dez.  Ontem a Jazzy foi levar as vacinas no centro e saúde. No dia anterior telefonaram para casa a  relembrar. Na próxima sexta a Jazzy tem uma consulta no hospital. Na semana passada recebi uma carta a avisar  (e a pedir desculpa) que em vez das 10.30 a consulta seria às 10.40!!!!!  
I love this country!

Monday, September 21, 2009

Centro de Arte Contenporânea Graça Morais







A melhor e maior surpresa das férias foi sem dúvida o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Situado em pleno centro histórico de Bragança, com vista privilegiada para a centenária Praça da Sé, o Centro de Arte ocupa um edifício do Séc. XVIII recuperado segundo um projecto do arquitecto Souto Moura. A arquitectura onde o branco é tom dominante e cada pormenor denuncia a assinatura do autor, multiplica-se numa variedade de espaços que dão ao museu uma dimensão pouco habitual no nosso pais.
A adicionar ao excelente espaço, a exposição temporária consistia numa  extensa colecção de obras da Paula Rego, uma das minhas pintoras preferidas. Brilhante, mas tão brilhante que até fiquei de olhos em bico!...



Monday, September 07, 2009

Museu Ibérico da Máscara e do Traje







Antes de viajar para Trás-os-Montes penso sempre em fazer um variado número de visitas a lugares que nunca visitei e outros que estão presentes na minha memória. Nunca o faço... as férias de Verão são particularmente inglórias neste aspecto. A adicionar às Festas e às reuniões e visitas de família há ainda o calor abrasador que proibe passeios durante grande parte do dia.
Há dois anos não tive oportunidade de visitar o Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança, criado no iníco desse mesmo ano. Felizmente desta vez consegui passar por lá. Adorei!
O museu fica localizado perto do castelo numa casinha recuperada para o efeito e tem como objectivo preservar e promover a identidade e a cultura da região. Dele fazem parte trajes e máscaras característicos de determinadas Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e distrito de Zamora, permitindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais, elementos únicos de uma cultura singular.
Para além do contacto com os personagens, que recriam com todo o rigor mais de 50 caretos, o interior do museu permite ainda ao visitante, ao som da música tradicional, das fotografias, dos documentários e da panóplia de objectos expostos, conduzi-lo por uma viagem ao universo mágico que ainda hoje pode ser apreciado e vivido em diferentes localidades de Bragança e Zamora durante os meses de Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro).



Thursday, September 03, 2009

A Festa


(clicar na imagem para aumentar)

Depois de uma semana de Inferno estamos de volta ao frio... bem, nem está assim tão frio mas para quem passa de 38º para 18º C em poucas horas até parece que está. Na verdade, o ventinho e a chuva miudinha intercalados com um sol pálido até sabe bem depois do calor tórrido de Trás-os-Montes.
Os dez dias na santa terrinha souberam bem apesar de todos nos termos ressentido um pouco das condições climatéricas adversas. A Jazzy andou meia adoentada apesar de não ter saído muito de casa... (acho que os genes da cachopa andam meio avariados... não se devem lembrar que estão preparados para aguentar o calor... o remédio é insistir para ver se os gajos saem da morrinha).
A Festa de Carção, em honra da Senhora das Graças, é o ponto alto das festividades da aldeia e este ano deu mostras de continuar a ser uma das romarias mais significativas da região.
Como Humanista secular as festividades não têm para mim mais do que interesse cultural e antropológico. E é sempre interessantissímo verificar como estas duas semanas mudam o rosto anoso e triste da aldeia.