Thursday, September 03, 2009

A Festa


(clicar na imagem para aumentar)

Depois de uma semana de Inferno estamos de volta ao frio... bem, nem está assim tão frio mas para quem passa de 38º para 18º C em poucas horas até parece que está. Na verdade, o ventinho e a chuva miudinha intercalados com um sol pálido até sabe bem depois do calor tórrido de Trás-os-Montes.
Os dez dias na santa terrinha souberam bem apesar de todos nos termos ressentido um pouco das condições climatéricas adversas. A Jazzy andou meia adoentada apesar de não ter saído muito de casa... (acho que os genes da cachopa andam meio avariados... não se devem lembrar que estão preparados para aguentar o calor... o remédio é insistir para ver se os gajos saem da morrinha).
A Festa de Carção, em honra da Senhora das Graças, é o ponto alto das festividades da aldeia e este ano deu mostras de continuar a ser uma das romarias mais significativas da região.
Como Humanista secular as festividades não têm para mim mais do que interesse cultural e antropológico. E é sempre interessantissímo verificar como estas duas semanas mudam o rosto anoso e triste da aldeia.

7 Comments:

Blogger Rossalina said...

É um momento súper emocionante e aqueles que temos a tradição no corpo vivemos com grande intensidade... não sou capaz de passar o mês de Agosto sem ver "a minha doce bonequinha" desde a varanda dos meus avós.
Espero poder ter tempo e força de vontade para escrever um artigo para nossos queridos amigos da Almocreve, que plasme toda a emoção que sinto nesse momento. Conto com tua ajuda...

12:53 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Querida Rossalina,
É de facto uma herança cultural interessante. Ajudarei com todo o prazer!
Beijicos

1:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

herança cultural só se for uma cultura de tremoços com cerveja

2:45 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Anónimo,
Sim, também esses elementos fazem parte dos nossos memes!...

3:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

e pelos vistos entranha-se aos forasteiros....ehehehe

3:13 PM  
Blogger mfc said...

percebo perfeitamente a distinção que fazes.

8:27 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Anónimo,
Parece que sim... mas eu ainda não consegui que o meu marido bretão experimentasse... mas deixa-o pousar!

mfc,
:-)

beijicos

9:05 AM  

Impressoes

<< Home