Friday, January 13, 2006

Ha viajar e viajar...

Muitas pessoas estão familiarizadas com os riscos de tromboembolismo venoso (TV) associados as viagens de avião. Muitas companhias, sobretudo para as viagens mais longas, aconselham os viajantes a realizar exercicios preventivos. Algumas pessoas, com factorers de risco acrescidos, são aconselhadas a tomar aspirina (75mg) ou mesmo uma heparina de baixo peso molecular nos dias precedentes a viagem.
Recentemente, uma série de estudos financiados pelo Department of Health, o Department of Transport e a Comissão Europeia mostrou que viajens superiores a 4 horas aumentam o risco de tromboembolismo venoso em qualquer meio de transporte.
"Como previamente se suspeitava, é evidente a partir dos estudos epidemiologicos que a imobilidade associada a posição sentada é um factor de risco para TV" concluem os autores. "Estes estudos confirmam que quanto maior for o intervalo de tempo de viagem, maior é o risco".
Por isso, e por causa do cansaço que se acumula principalmente se estiverem a conduzir, façam um favorzito a vos próprios... vão parando pelo caminho para comer umas sandochas de leitão, ou uns pasteis de nata, ou umas cenas quaisquer. Vao até a carruagem-bar do comboio e bebam uma cervejola... ou até ao WC do avião para mandar uma ...mijinha! Tudo serve... mas pela vossa saudinha: MEXAM-SE!!!!!

6 Comments:

Blogger Dinada said...

E já agora, no trabalho, façam o mesmo :D:D

Levantem o rabo da cadeira, de hora a hora no mínimo. É claro que, se forem funcionários públicos, esta recomendação nem era necessária, mas agora podem sempre alegar que o fazem por lêem o Impressões :D

Bom dia Rosarico! Beijico!

9:37 AM  
Blogger Rosario Andrade said...

Querida Dinada, nem mais! É isso mesmo, é que um TV é doloroso como a puta que o pariu e muito FEIO!!!!!

Abracicos!

9:46 AM  
Blogger peciscas said...

E há outros exercícios bem recomendados para se prevenirem esses riscos.
Em que se junta o útil ao agradável!

11:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais um belo concelho, para quem tem de estar por largos periodos, em posições mais ou menos imoveis, mas tambem acho que hoje em dia se proporciona muito essa imobilidade, estar em frente ao computador, a ver televisão, ir assistir a jogos concertos etc,
até os próprios cinemas projectam files de 3 ou mais horas sem intervalo.
JMC

4:04 PM  
Blogger Folha de Chá said...

Nas viagens de longo curso vou-me mexendo, sim senhora. :) Bom fim-de-semana. :)

5:03 PM  
Blogger rps said...

Tanto quanto sei, esse tipo de perturbação é desiganado, nos meios da medicina aeronáutica, como "síndrome da segunda classe".
A expressão fantástica!

5:29 PM  

Impressoes

<< Home