Friday, January 06, 2006

Vitamina D e Cancro

Suplementos diários de 1000UI de vitamina D3 poderao reduzir o risco de incidencia do cancro do cólon, mama, próstata e ovário, a um custo reduzido e com poucos efeitos secundários, de acordo com os investigadores do Moore Cancer Center, Universidade da California, San Diego.
Aqueles investigadores conduziram uma revisão sitemática de 63 estudos observacionais do status da vitamina D em relação ao risco de cancro. Os investigadores concuiram que existe uma relação de protecção entre niveis adequados de vitamina D e risco de cancro.
A revisão tambem enfatizou que a populacção afro-americana, em que se verifica uma maior taxa de mortalidade relacionada com o cancro do cólon, mama, próstata e ovário possuem aproximadamente metade dos niveis sanguineos de vitamina D relativamente aos caucasianos, uma vez que a maior pigmentacao da pele reduz a capacidade de sintese da vtamina D.
Os investigadores afirmam que doses de 1000UI de vitamina D3 (25micrograma) diariamente devem manter niveis sanguineos adequados na maioria das pessoas. Nos EUA, exposicao solar de 15 minutos por dia entre as 11 e as 15 horas, durante o Verão, sob céu limpo, deverá manter niveis equivalentes. No entanto, os investigadores alertam para o facto de, se a exposição solar for usada como fonte de vitamina D, cuidados devem ser tomados de forma a pele não avermelhar.
"O suplemento oral de vitamina D3, em vez da exposicao solar, deve ser utilizada pelas pessoas de pele clara ou sensivel, ou por pessoas que tomam medicamentos que causem fotosensibilidade". Eles acrescentam que, de acordo com a National Academy of Sciences, não ha riscos associados ao consumo de doses diárias de vitamina D até 2000UI.
No entanto, apesar destes estudos, as comunidades medica e de saúde pública ainda não adoptaram o seu uso para a prevenção do cancro. Espera-se orientação face a estes estudos para breve, especialmente da area da Saúde pública.

Por isso, meus caros, pelo sim, pelo não... exposição solar (com moderação!) e consumo apropriado de lacticineos, ovos e óleos de figado de peixe recomendam-se...
Imagem: Winslow Homer

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pois é essa e todas as outras para conquistarmos uma alimentação equilibrada, como convem. De facto sou pelo equilibrio em tudo na vida...e na alimentação pata obtermos a tal qualidade de vida, é essencial. Obrigada pela informação útil. Tudo de bom.A Elsita do http://utilidades.blogs.sapo.pt

4:12 PM  
Blogger greentea said...

o problema é que a alimentação já não é o que era ... e fora alguns produtos ainda trazidos das berças mas cultivados a preceito, sem aditivos sem quimicos, ao natural, com cor , cheiro, sabor tudo o resto é plástico. Fica-nos o SOL, para deter as gripes, o cancro, a osteoporose e tudo o mais.
Há cerca de 3/4 anos entrei numa de stress, aumentei de peso, cheguei a 400 de colesterol e dores por tudo o que era sitio . Os medicamentos receitados ainda me fizeram pior e encontrei a solu~ção em suplementos vitaminicos naturais, produtos da herbalife - passe a publicidade - que desde então não deixei de tomar, incluindo os óleos de peixe e exposição solar, sempre que possivel mesmo no Inverno, enquanto trato das minhas plantas ou é possivel almoçar/lanchar ao ar livre.
Nestas andanças, encontrei uma senhoraque já irá na casa dos 60, sofre de problemas respiratórios e alergias, mas vai 3xsemana à Praia das Maçãs para apanhar sol e respirar o ar do mar, +limpido, + puro, mesmo no Inverno e tendo de se levantar às 6 h da manhã pª apanhar transportes , etc.
Muitas doenças, creio eu, terão origem em problemas psicológicos, stress... entre os quais tb o cancro.
Será verdade que as pessoas mal-amadas sofrem ou têm tendencia para ter problemas cardiacos?
Identifico-me pouco com a generalidade dos médicos. Mas há sempre aqueles que não se incluem naquele grupo!
Abracikos

5:13 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

Informações valiosas, obrigada.
Bom fim de semana!

12:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

É com curiosidade e atenção que leio os post que edita sobre Medicina, despertam-me sempre grande interesse, e servem-me de valor acrescentado e conhecimento, falta-me por vezes conhecimentos para os poder absorver completamente, o que tento depois complementar.
Obrigado
JMC

11:05 AM  
Blogger GNM said...

Vivendo e aprendendo!!!

Passa um excelente fim de semana!

Diverte-te e continua a sorrir...

3:27 PM  
Blogger mixtu said...

excelentes conselhos, blog de serviço público...
saludos

3:33 PM  
Blogger Santa said...

Vitaminada fico eu ao visitar seu blog.Há sempre algo a nutrir.
Bjs

4:14 PM  
Blogger hfm said...

Obrigada pelas dicas.

2:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola amiga!
PARA quando a exposicao dos teus lindos quadros? Estamos a espera!!!

bjinho

6:05 PM  
Blogger Peter said...

Olá Rosário! Quem me tira o Sol, tira-me tudo. Felizmente que sou moreno.
Tenho a impressão que ainda não te tinha visitado este ano. Lamentável!

10:54 PM  
Blogger greentea said...

que conselho dar a uma médica de quarenta anos a quem foi detectado cancro da mama, está a fazer quimio e anda de lenço amarrado à cabeça porque da cabeleira que tinha restam apenas alguns -escassos- pelos aqui e além ?

9:45 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

b.e.i.j.o.

4:44 PM  

Impressoes

<< Home