Bordados de Castelo branco
As colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI são um produto típico daquela cidade (onde trabalhei durante quase dois anos).
Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respectivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.
8 Comments:
Não me digas, Rosário, que são fotos tuas de bordados teus...
eheheh andas a bordar ???quero dois entao....bom fim de semana artista
Ola!
Estes por acaso não são meus, mas bordar é uma coisa que gosto muito... não sei se ainda é a mesma, mas há uns anos bordei o estandarte da estudantina de Coimbra... agora não tenho muito tempo, faço só pequenos bordados nos vestidos que vou fazendo, quando necessário.
Abracicos!
sao lindissimos! Vi numa loja de artesanato, não as colchas mas os lenços que as moças de outrora bordavam para os conversados... um encanto de outras eras.
Existem peças que são verdadeiras obras de arte popular. O que mais me encanta no artesanato é encontrar em suas linhas traços da cultura local.
Bjs
*
São lindos os bordados à mão.
E fazem de qualquer peça, uma coisa única!
Bfsemana. Bjinhos
A sutileza da arte deixa rastros por onde passa. Esses bordados têm traços árabes do período de ocupação ibérica (que deveríamos estudar melhor, pois a história tem sido contada pelos olhos dos vitoriosos e nisso muito se perde).
Esses bordados atravessaram o atlântico e podem ver ser herdeiros num blog singelo e original:
http://maracatuleaonazareno.blogspot.com/
Um abraço Rosário!
Apareça sempre nos meus blogs com seus comentários adocicados como você!
Impressoes
<< Home