Friday, January 13, 2006

Bordados de Castelo branco




As colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI são um produto típico daquela cidade (onde trabalhei durante quase dois anos).
Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respectivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.

10 Comments:

Blogger BastonadasNacionais said...

:) Não tenho muito jeito para bordar... a Ana também não e não acha piada nenhuma quando eu lhe digo que ela devia aprender a fazer bordados e crochet... he he he deve ser a piada machista mais velha e estúpida de sempre... :) Acabou-se o bem bom das férias!

Bom Anoooooo

Beijicos

5:26 PM  
Blogger rps said...

Não me digas, Rosário, que são fotos tuas de bordados teus...

5:31 PM  
Blogger papagaio said...

eheheh andas a bordar ???quero dois entao....bom fim de semana artista

6:00 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Ola!
Estes por acaso não são meus, mas bordar é uma coisa que gosto muito... não sei se ainda é a mesma, mas há uns anos bordei o estandarte da estudantina de Coimbra... agora não tenho muito tempo, faço só pequenos bordados nos vestidos que vou fazendo, quando necessário.

Abracicos!

6:28 PM  
Blogger greentea said...

sao lindissimos! Vi numa loja de artesanato, não as colchas mas os lenços que as moças de outrora bordavam para os conversados... um encanto de outras eras.

6:38 PM  
Blogger Santa said...

Existem peças que são verdadeiras obras de arte popular. O que mais me encanta no artesanato é encontrar em suas linhas traços da cultura local.

Bjs

7:37 PM  
Blogger deumus said...

Boa noite Rosário. Bjos e abracikos.

8:05 PM  
Blogger Dinada said...

*

10:56 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

São lindos os bordados à mão.
E fazem de qualquer peça, uma coisa única!
Bfsemana. Bjinhos

12:32 AM  
Blogger Silvio Vasconcellos said...

A sutileza da arte deixa rastros por onde passa. Esses bordados têm traços árabes do período de ocupação ibérica (que deveríamos estudar melhor, pois a história tem sido contada pelos olhos dos vitoriosos e nisso muito se perde).
Esses bordados atravessaram o atlântico e podem ver ser herdeiros num blog singelo e original:
http://maracatuleaonazareno.blogspot.com/

Um abraço Rosário!

Apareça sempre nos meus blogs com seus comentários adocicados como você!

2:41 AM  

Impressoes

<< Home