Monday, September 04, 2006

Medicamentos e Gravidez


(Klimt)

O uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) (Ex.: aspirina, ibuprofeno, diclofenac, etc) no primeiro trimestre de gravidez está associado com um aumento no risco de defeitos congénitos, sugere um estudo publicado online (Birth Defects Research, part2, 23 Agosto, www.interscience.wiley.com).
A análise dos arquivos de serviços médicos do Quebec e Canadá, mostrou que mulheres às quais foram prescritos AINEs durante o primeiro trimestre tiveram mais crianças com defeitos congénitos do que aquelas que não tomaram aqueles medicamentos (95%; intervalo de confiança:1.72-2.85). Os autores confirmam que defeitos congénitos relacionadas com obstrução do septo cardiaco estao associados ao uso de AINEs em estados iniciais da gestação (intervalo de confiança:1.87-5.98).
O estudo também revelou uma significante associação entre prescrições de Ibuprofeno no primeiro trimestre e o total de defeitos congénitos.
Em Inglaterra os Serviços Farmaceuticos em, cada hostpital oferecem um serviço de Informação de Medicamentos ao qual os doentes (e profissionais) podem recorrer em caso de dúvidas com medicamentos, incluindo o seu uso durante a gravidez. Existe ainda um centro hospitalar especializado no uso de medicamentos durante a gravidez (Newcastle regional MI)*. Ignoro se em Portugal existe um serviço semelhante, mas em todo o caso, as mulheres devem estar informadas acerca dos cuidados relativamente ao uso de medicamentos durante a gravidez. Muitos medicamentos não podem ou não devem ser usados, devendo ser encontrada uma alternativa segura. O médico assistente deve ser informado de todos os medicamentos usados pela grávida. Como sempre, o folheto informativo deve ser lido, e nunca se devem usar OTCs (medicamentos de venda livre) sem confirmar com um profissional indicado se o seu uso é seguro.

(Contactos de diversos centros de Infomação de Medicamentos especializados em www.ukmi.nhs.uk )

Labels: ,

4 Comments:

Blogger Miguel said...

Obrigado pelo alerta-conselho, Tia Rosario!

Os votos de uma boa semana!
Bjks da matilde

10:52 AM  
Blogger Barão da Tróia II said...

Boa dica. Boa semana também.

2:16 PM  
Blogger Ivo said...

Rosarico - Este post hoje, é quase Serviço Publico! O que, desde já afirmo, é bastante bom!!

Não consigo precisar, mas da realidade hospitalar portuguesa que conheço... Não me parece que assim aconteça!! porém, quiça alguem não venha a adoptá-lo!!
BEijikos

5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

......................./|/|/|/| /|/| to dandu uma pssda
.......................(^O.O^) nus flog e cai aqui!!
........................(...(_)...) tah tri teu flog!!
..........................\..--../_ pssa lah nu meu e
......................./¯¯Y¯¯\.\ cmntah!!
.......................|....|.......\..\ c gostah favoritah!
.......................|._.\_.....|\_.\ certim??
........................\__\......|...\..\ ..f..u..i..z..
....................(¯¯¯\...\_|/¯¯\__\_________oooooo
......................)===ºººº====0000=========)
....................(____/¯¯¯\__/
......................./..../.........\...\.
................__./._/.............\._.\__
..............(____ /.............(_____)

6:06 PM  

Impressoes

<< Home