Tuesday, December 13, 2005

Nicotina

Estao a ser desenvolvidas pela companhias Cytos Biothecnology e Nabii Biopharmaceuticals vacinas para tratar a dependencia da nicotina.
Num estudo realizado com a participacao de 239 voluntários, 42% dos sujeitos que receberam a vacina CYT-002-NicQb da Cytos Biotechnology continuavam o periodo de abstinencia em comparacao com 21% verificado no grupo que recebeu placebo.
A vacina NicVAc da Nabi Pharmaceuticals demonstrou ser segura e bem tolerada, embora os estudos de eficacia tenham ainda de ser realizados.
Foram tambem apresentados no mes passado, os resultados de um estudo com um medicamento, vareniclina (Champix;Pfizer), que demonstraram a sua eficacia no tratamento adjuvante da dependencia da nicotina.
Todas estas opcoes terapeuticas poderao estar brevemente disponiveis para ajudar os consumidores que desejem deixar de fumar.
Dos riscos para a saúde relacionados com o tabaco, por serem extensamente publicitados, nao falarei. Apenas gostaria de referir que, ao contrário do que muita gente pensa, o tabaco nao é só factor de risco para cancro do pulmao ou das vias aéreas. Na verdade, o tabaco é um dos principais factores de risco no desenvolvimento do cancro do colo do útero e em muitos outros (tais como o cancro do pancreas, figado, estomago e bexiga). Esse efeito deve-se ao facto de o fumo rezuzir consideravelmente as células do nosso sistema imunitário que detectam e eliminam as células pré-cancerosas.
Vale a pena pensar nisso. Além disso, meninas, o fumo envelhece!!!!! e deixa manchas muito pouco glamourosas nos dentes e na pele, um halito pouco recomendável e um odor repugnante. A ainda... tem efeitos muito nefastos nas financas. Ja pensaram que se deixarem de fumar, com o dinheirinho equivalente podem POSSUIR um ou dois pares de Manolo Blahnick POR ANO! Ou aquela carteirinha Gucci com que andam a sonhar há anos ou... whatever! Nao importa... qualquer razao é boa para deixar de fumar!

12 Comments:

Blogger Dinada said...

:/

Quero a vacina, já!!!

Beijico...

3:29 PM  
Blogger Dinada said...

Nota: não tem nada a ver com carteiras Gucci ou quejandos. É mesmo os meus três filhotes que, continuando a fumar, correm o risco de sofrer a orfandade antes do tempo. Isso é que me preocupa, honestamente....

3:31 PM  
Blogger Miguel said...

Completamente de acordo!

Uma boa semana sem TABACO!!!!

Bjks da matilde

3:32 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Querida Dinada,
nao pode haver melhor razao! Forca!

Miguel,
Esperemos que a Matildinha goste MUITO de sapatos e gaste a mesada preferencialmente neles!

Abracicos!

3:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Estou numa fase de redução, para ver se a partir de 2006, passo a ex-fumador, se o não conseguir, terei que tentar com a ajuda de um tratamento desses que já estão disponiveis e que até têm alguma eficacia.
Vamos lá a ver ...
JMC

3:44 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

Felizmente eu não fumo, e estou de acordo contigo! Só apontas boas razões para deixar de fumar quem fuma. Força amigos!
Bjinhos

5:25 PM  
Blogger António Conceição said...

Será que fumar é uma boa maneira de abandonar a ManoloBlahnicko-dependência?
Será o tabaco a metadona da Gucci?

6:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

DIVULGAR É CADA VEZ + IMPORTANTE!
Detesto ir beber uma bica ou apenas comprar pão e ter de aturar o fumo da vizinha do lado. E se soubessem o cheiro que deitam qd estão a falar connosco!... Não se falando em cancros nem em poupança!
Como é q há homens (e mulheres) q beijam uma boca daquelas

12:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tinha doze anos quando me aproximei do tabaco como afirmação. Parei de fumar em 1995, final de outubro. Nunca mais fumei desde essa data... mas até hoje, todos os dias, luto contra o tabagismo!
Parabéns pela publicação.

12:49 AM  
Blogger Platero said...

Olá Rosário, eu consegui deixar de fumar (dia 8 de Janeiro vai fazer 2 anos) através daquela técnica dos choques nas orelhas.

Fumei o meu último cigarro antes de entrar na consulta e nunca mais peguei num cigarro.

Nem cheguei a precisar das gostas de Melissa!

Engordei uns quilos ( que entretanto já perdi) e passei a ter um olfacto mais apurado (o que umas vezes é bom e outras mau :) )

Um abraço

1:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Citando dinada:

(...) é mesmo os meus três filhotes que, continuando a fumar, correm o risco de sofrer a orfandade antes do tempo (...)

A orfandade vem sempre antes do tempo. Se não, qual é, então, o tempo correcto?...

1:56 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

é por eu ser fumadora que foge do Piano? ......:)



mas tem razão. mesmo! bom dia.

10:19 AM  

Impressoes

<< Home