Saturday, May 24, 2008

Berdes son ls campos... (um poema em agradecimento)


Mote alheno

Berdes son ls campos,
Quelor de limon:
Assi son ls uolhos
De l miu coraçon.

Campos, que stendeis
Mantas de berdura;
Oubeilhas, que pura
Yerba alhá paceis,
I bos manteneis
De l que l tiempo pon,
I you de lhembráncias
De l miu coraçon.

Ganados, paceis
Cun cuntentamiento
L mantenimiento,
Mas nun l antendeis:
Esso que comeis
Yerbas, nó, nun son;
Son grácias de ls uolhos
De l miu coraçon.


Luís de Camões
Traduçon de Fracisco Niebro (2003)

[an pertués:
Mote alheio
Verdes são os campos
Da cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o verão,
E eu das lembranças
do meu coração.

Gados, que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendeis:
Isso que comeis
Não são ervas, não;
São graças dos olhos
Do meu coração.]

Mais poesia em Mirandés no Cumo quien bai de Camino

Obrigada a todos pelo carinho e pelo apoio.

2 Comments:

Blogger * hemisfério norte said...

adoro mirandês, apesar de ser de bem longe.
venho aqui, depois de passar no blog do meu patrão - Silvino - dar-lhe os parabéns pelas suas telas.
Gostei muito.
bjs de Portugal
e com cheiro a maresia
:)
ana

3:24 PM  
Blogger greentea said...

não sabia que este poema tb existia em mirandês e fica lindisimo. Gosto imenso.
Obrigada a ti por o colocares no post!!

Tá tudo bem com as meninas ?
Assim se deseja !
Um beijo grande

11:56 AM  

Impressoes

<< Home