Friday, August 11, 2006

Ética...

(Tadema)
De acordo com Insoo Hyun, um dos princialistas em bioética, mlheres que doam os seus ovulos para pesquisa com células estaminais e experiencias com clonagem devem ser pagas directamente pela sua contribuicao para a pesquisa médica.
Os riscos envolvidos, o tempo, a inconveniencia e o desconforto envolvidos justificam que as mulheres que doam os óvulos sejam compensadas com um valor semelhante aos participantes em outras investigacoes clinicas, de acordo com o mesmo especialista. Enquanto os participantes em ensaios e investigacoes clinicas sao normalmente pagos, as questoes éticas envolvendo a doacao de óvulos implicam que a compensacao financeira seja extremamente restrita ou priobida.
No Reino Unido, pagamentos directos a doadoras de óvulos sao ilegais, independentemente de se destinarem a tratamentos de fertilidade ou pesquisa médica, embora as despesas possam ser reembolsadas. As clinicas de fertilidade, no entanto, podem oferecer descontos no tratamento de mulheres a fazer fertilixacao in vitro se estas concordarem em "partilhar" alguns dos óvulos com outros casais.
O processo de doacao representa um pequeno risco de sofrer de sindoma de hiper-estimulacao dos ovários, o que, em raros casos, pode levar a morte. Por isso, os criticos dizem que nao é ético tentar as mulheres a correr estes riscos com compensacao monetária.
No entanto, num comentário na revista Nature, o Dr. hyun argumenta que a compensacao monetária é justificável. As doadoras devem ser pagas nao por oócito, como acontece em algumas clinicas nos EUA, mas compensadas pelo tempo e desconforto envolvidos.

Labels: , , ,

9 Comments:

Blogger José Leite said...

A compensação monetário justifica-se mas... há quem não o faça por nada deste mundo!... Há problemas éticos a ter em conta e não são despiciendos...

2:17 PM  
Blogger Miguel said...

Um assunto com muita polémica!
Com muitas arestas para limar!

BOM FDS!

Bjks da Matilde

2:46 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Desconhecia o perigo para as mulheres na doação dos óvulos e, por isso, concordava até aqui com essa doação, quer fosse gratuitamente, quer compensada monetáriamente.
Agora... há que pensar um pouco. A não ser naquelas situações muito desesperadas, será que a mulher deve arriscar a sua saúde e a sua vida?
É sempre um prazer entrar neste teu espaço em que tanto nos ensinas sobre o que de mais precioso temos: a saúde!
Um bom fim de semana e um bjico.

3:15 PM  
Blogger TR said...

Penso que o grande problema está apenas nessa questão de ser ou não ser paga a doação do que quer que seja. Enquanto for paga, o problema (grave) não se resolve. Acontece uma situação semelhante com o sangue, em que um dador, DOA o seu sangue e depois o doente que precisa dele paga o sangue de uma transfusão. Isto não faz sentido e é insultuoso. Que cobrem o trabalho, todo o enorme trabalho que têm, não aquilo que lhes foi oferecido. Estou segura que se o sistema de doações fosse transparente,simples, e mais humano haveria mais gente a colaborar.

4:35 PM  
Blogger Al Berto said...

Viva:

Passei por aqui e... gostei.
Sempre a propiciar um bom momento.
Um abraço,


Novo artigo no EG á espera do teu comentário.

5:05 PM  
Blogger GNM said...

Foi mesmo isso! Por vezes precisamos de esvaziar a cabeça
de tudo... foi o que fiz!

Sem perceber nada de pintura, sei
logo quais são os teus quadros,
à medida qeu vou descendo no blog,
mesmo antes de ver o teu nome.
És magnífica!

Um sorriso para ti...

9:56 PM  
Blogger o alquimista said...

Rosário, minha Amiga estava longe de saber que estas coisas se tratam assim...a vida merece mais respeito.


Beijo

9:05 PM  
Blogger Ivo said...

Rosariko,

é um tema...«complexo», diria eu!! Na faculdade lembro-me de ter uma disciplina de Ética e deontologia... e de debater-mos esse tema!! Sem conclusão!!

Boa Semanita!!
Beijikos

10:02 AM  
Blogger Marco Magalhães said...

As questões éticas só fazem sentido se toda a conduta dos intervenientes for respeitada, porque será que é considerado não ético as mulheres receberem dinheiro pelos seus óvulos, quando com eles é ganho dinheiro pelas clínicas de fertilização, com a contribuição para a ciência e tudo o resto. Mais parece hipocrisia determinadas leis.

2:22 PM  

Impressoes

<< Home