Sunday, January 22, 2006

Os melhores amigos



Um artigo no BMJ (British Medical Journal) de 26 de Novembro comentava acerca da importantes aspectos de manter animais de estimação relativamente a um estilo de vida saudável. O artigo enfatizava que a ligação entre dono e animal pode ser tão intensa às verificadas entre humanos e podem conferir benefícios psicológicos semelhantes.
Pesquisas realizadas nos anos 80 popularizaram a ideia que possuir animais aprsenta inúmeros benefícios. tais incluiam maiores taxas de sobrevivência após enfarte do miocardio, redução do risco de asma e renite alérgica em crianças expostas aos alergenos dos animais durante o primeiro ano de vida, melhor saude fisica e psicologica em pessoas idosas e redução das consultas no médico de família.
Alguns potenciais mecanismos foram propostos para explicar estes aparentes benefícios. Co-factores envolvendo personalidade, idade e status economico e de saúde podem ter influencia. A posse de animais pode aumentar a interacção social e ter por isso efeitos indirectos no bem-estar. Além disso, o suporte emocional pode reduzir a percepção de eventos stressantes e proteger contra doenças relacionadas com a depressão. A recuperação após doenças como tromboses, enfarte do miocárdio e cancro podem ainda ser melhoradas.

...talvez por essa razão aqui em casa há mais uma animal... A Dellilah, ali nas fotos!...

9 Comments:

Blogger papagaio said...

fiuuuu fiuuu que bela raparoila deitada
eheheh
beijocas

5:31 PM  
Blogger rps said...

Não há argumentos que me convençam...
E, permite-me, esses estudos também cheiram a treta...

5:49 PM  
Blogger Su said...

já ouvi falar desses benefícios, não só com os idosos, como com pessoas doentes, sós, crianças, enfim são variados os beneficos ao ter um animal de estimação

amei tua gata (eu adoro gatos)

jocas maradas

6:07 PM  
Blogger greentea said...

nunca é demais divulgar os beneficios de ter um ou mais animais connosco, embora a perca deles tb seja muito dolorosa. Eu tenho cães mas tb gosto de gatos. São uma ajuda valiosa no dia a dia

6:42 PM  
Blogger aDesenhar said...

se assim é estou no bom caminho :)
porque
tenho um casal de siameses.

os teus bichanos são lindíssimos.Tbm estás bem acompanhada.

:)

7:28 PM  
Blogger Elipse said...

Linda! Linda!
São umas coisas ternurentas estes felinos...

10:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

A Dallilah é lindíssima!
Por trás dela vejo o livro que deu o nome ao meu Kurika, "Cão Como Nós", de Manuel Alegre.
Folgo em saber que ele te acompanha por essas bandas..!
Bjs

2:34 PM  
Blogger António Conceição said...

Eu peço muita desculpa à Rosário, mas, como toda a gente sabe, BMJ quer dizer "Boletim do Ministério da Justiça".

2:40 PM  
Blogger Elise said...

linda, linda! também adoro gatos, tenho duas! :D

é verdade, um animal de estimação faz bem. beijos

12:10 PM  

Impressoes

<< Home