Thursday, December 22, 2005

Saudacoes Natalicias...

No Natal procedia-se à montagem de um gigantesco Presépio, no interior da igreja. Um pinheiro imenso era sacrificado, elevado e enfeitado para a ocasião. Um estrado na base do mesmo sustentava uma quantidade enorme de musgo, onde se distribuíam as personagens da Natalícia cena. Do conjunto faziam parte várias figuras de tamanho variável, coleccionadas ao longo dos anos. Maria e José eram um casal aparentemente feitos um para o outro, comprados na mesma ocasião por certo. O menino, porque se procedia ao beijar da sua figura no final de todas as Missas celebradas pela altura, era enorme. Os vários animais, uns sem patas, outros sem orelhas ou cornos faziam que pastavam pelo imenso lameiro de musgo.
Os Reis Magos todos os anos ofereciam ao catraio os seus presentes e o restante séquito era constituído por diversas figuras que enchiam o cenário mas que não tinham necessariamente alguma relação com a cena.
A ceia de Natal não era muito diferente das outras. À lareira o pote de ferro cozia o polvo e as batatas, acompanhados de rábanos e couves. Apenas as rabanadas, feitas apenas por esta ocasião, introduziam uma nota de diferença. Pela meia noite celebrava-se a Missa do Galo. Do Galo, não sei porquê. Deve haver um erro qualquer… não há um episódio qualquer com um galo na Páscoa? Um que cantou três vezes ou coisa parecida. Não sei. Mas na noite da Missa dita do Galo perto da igreja acendia-se uma enorme fogueira.
Normalmente os rapazes iam pelo termo procurar enormes troncos abandonados e transportavam-nos para o local e ateavam-nos. O clarão gerado pela fogueira devia ser visível dos diversos pontos da aldeia, como que a assegurar aos participantes da missa que teriam meios de matar o frio antes de entrar no gélido edifício e depois de nele congelar todos os ossos do corpo e todas as fibras da alma.
Saudacoes Natalicias a todos!

21 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Obrigado,
Saudações Natalicias.
JMC

10:32 AM  
Blogger Inha said...

Missa do galo, porque o S. Pedro negou 3 vezes conhecer Cristo antes que o galo cantasse...

Bom dia.....:D

10:43 AM  
Blogger Rosario Andrade said...

This comment has been removed by a blog administrator.

10:45 AM  
Blogger Rosario Andrade said...

...pois, mas do alto da minha irreligiosidade penso... mas isso nao foi quando o gajo morreu? Ca para mim... o espirito santo era um galo e nao um pombo...

10:51 AM  
Blogger Dinada said...

Que te sintas quentinha, por estes dias ;)

Beijico, Rosário!

12:04 PM  
Blogger hfm said...

Agradeço-te e desejo Boas Festas e o melhor para 2006.

12:16 PM  
Blogger aDesenhar said...

boas festas rosario
e
um ano 2006 repleto de coisas boas

:)

bjs

12:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Feliz Natal também ...!
Um grande beijinho, e porta-te bem em terras Lusas, uff.. quero dizer, porta-te mal mas com juízo!
Bons Algarves ...!!!

1:50 PM  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Pois sim, parece que é Natal!
Então e tu, andas por onde? Será que vais ligar???

beijos

1:56 PM  
Blogger Inha said...

Rosarita é o que reza a lenda. O único espírito santo que eu conheço é um ladrão dum banqueiro que me queria pôr a pagar os levantamentos do MEU dinheiro na multibanco, quando ao fazer isso eu já lhe poupo dúzias de ordenados!!!;)Ainda estavas cá nessa altura?;)

2:19 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Lessinha, esta prometido.

Polux, entao sempre cantou! ... que estranho... e porque é que sera qua na noite de Natal os Bretoes comem peru assado? tera a ver com essas historias mal contadas das aves?

Inha, acho que ja nao estava por ai nessa altura... e ja que falas nisso... estou sempre a receber correio de pessaol dos bancos a oferecerem-se para me poupar o dinheiro... que atenciosos!... que tem um pacote e blablabla... no pacote levo eu se me fintar neles!

Abracicos!

2:40 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Pirata e Frog,
Oulhai, yá me pusésteis bien çpostica...
Caracho, andibéram a apequentar-me aqui cum las cousas de trabalho, stou tan anrabiada!
manhana yá me passo...

Abracicos!

3:49 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

Muito obrigada e *Feliz Natal* para ti também! Um grande beijinho

4:03 PM  
Blogger Platero said...

Desejo-te um Excelente Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas.

Um Abraço

4:34 PM  
Blogger Inha said...

Boas festas minha linda! Beijinho na Mãe Joaquina!




:):):):):)

4:59 PM  
Blogger Mac Adame said...

Hmmm... Quase que me enganavas. Se não tivesse lido por aí uns comentários teus, até achava que gostavas do natal. Desejo um excelente 2006.

7:40 PM  
Blogger mixtu said...

rosário...venha daí um desejo
jinhos

12:15 AM  
Blogger SV said...

Rosário, vejo que o sentido de Natal que trago na infância ficou por lá mesmo... hoje, os shoppings centers, televisão, internet apelam totalmente para o consumo.
Passar aos filhos o verdadeiro sentido dessa data é cada vez mais difícil...

De qualquer forma te deixo aqui um fraterno abraço de Natal e desejos de um 2006 sempre próxima dos amigos, seja ao vivo, seja na blogosfera.

12:57 AM  
Blogger ALeite said...

Passei por aqui e fiquei mirando. Gostei do que vi. Vai fazer parte do meu roteiro.
Continua.
Feliz Natal e Bom Ano de 2006.
Um xi. Inté.

1:11 AM  
Blogger Rosario Andrade said...

Pirata, excelente! Ja imprimi, vou ler nas ferias!

Romero, muito bonito! Obrigada!...

Macaco, Perola, Susana, Platero, Mixtu, Silvio, Obrigada. Que o vosso Natal seja como desejam!

Popper, bem vindo!

Abracicos a todos. Tenham um excelente ano, cheio de realizacoes e alegrias!

10:11 AM  
Blogger Inha said...

Obrigada, Pirata! Também já imprimi!;)

10:38 AM  

Impressoes

<< Home