Saturday, October 22, 2005

Cantiga da Segada

À caça ia Dom Pedro,
A caçar com'o sol ia
Seus perros iam cansados,
ele também cansado ia.

Deitou-se a ua sombra,
Das mais altas que havia
La por meio da noite
Seus olhos deitou acima.

Viu na mesma sombra
u'a donzela qu'dormia
-O que faz ai a donzela,
O que faz ai a menina?

-Estou a cumprir u'a promessa
Que m'a deu minha madrinha.
Hoje acaba o ano,
Amanhã começa o dia.

-Quer vir a donzela
Em minha companhia?
-Olhai se eu quero,
Olhai se eu quereria.

Montou-a em seu cavalo
E p'ra casa se dirigia.
Por o meio do caminho
Deu-lhe tamanha risa.

- Porque se ri a donzela,
Porque se ri a menina?
-Rio-me do cavaleiro
e da sua cobardia,
De me encontar no monte
e guardar-me com 'desia.

-Volta atrás ó meu cavalo
Que a espora vai perdida!...
-Volta a frente ó cavaleiro,
que se a espora era de prata,
Meu pai d'ouro t'a daria.

-E quem é esse teu pai
que tanto ouro tenia?
- Meu pai é o rei de Castela,
Minha mae, Dona Maria.
-Por sinais que me vais dando,
Tu és una irmana mia!...

-Abra a porta minha mãe,
Abra-a com mu'ta alegria,
Entendia trazer mulher,
E trago una irmana mia.

- Se é minha filha,
Suba até a cozinha,
Sé é minha nora,
Parta pão e va-se embora!

(Rocolhida em Carção)

1 Comments:

Blogger Elipse said...

Gosto destas coisas; cultura de tradição oral; coisas que se passaram e que o povo interpretou à sua maneira, passando depois de boca em boca, com as normais deturpações e adaptações. Gosto de ir às origens; gosto da tua sabedoria.

7:37 PM  

Impressoes

<< Home