Saturday, September 22, 2007

Tha Bible Unearthed


O meu livro esta semana. Absolutamente brilhante! Extremamente bem escrito, bem pesquisado e poderosamente argumentado. Ao contrário dos arqueologistas que partem da informação contida na Biblia e tentam conciliar os achados arqueológicos com as descrições bíblicas, Finkelstein e Silberman (bem como outros arqueólogos) analisam os achados independentemente e chegam à conclusão que os episódios biblicos não correspondem às fontes extra-bíblicas e aos achados, mas são antes uma compilação de tradições, textos, e arquivos usados pelos autores do livro, no séc. XII, numa tentativa de preservar as lendas do reino de Israel e unificar os dois reinos existentes sob um único poder. O livro oferece uma perspectiva fascinante e controversa acerca de quem escreveu a Biblia e as suas razões para o fazer.
Os autores deste livro demonstram que o objectivo dos escribas da Biblia não era produzir uma história objectiva do reino do norte, mas apresentar uma explicação teológica para a história até ao ponto da redacção.
Finkelstein e Silberman demonstram que a mais recentes evidências arqueologicas não suportam as histórias da escravidão no Egipto ou do Exodo, a conquista dos territórios de Canãa por Joshua, a existencia de um reino rico e organizado na época de David, e Salomão, etc, etc..

O livro deu origem ao excelente documentário com o mesmo nome, apresentado no canal History, e que pode ser visto via Youtube, aqui . Pode-se assim ver os locais de que o livro fala e as evidências arquelológicas.



From The Publisher:
In this iconoclastic and provocative work, leading scholars Israel Finkelstein and Neil Asher Silberman draw on recent archaeological research to present a dramatically revised portrait of ancient Israel and its neighbors. They argue that crucial evidence (or a telling lack of evidence) at digs in Israel, Egypt, Jordan, and Lebanon suggests that many of the most famous stories in the Bible -- the wanderings of the patriarchs, the Exodus from Egypt, Joshua's conquest of Canaan, and David and Solomon's vast empire -- reflect the world of the later authors rather than actual historical facts.
Challenging the fundamentalist readings of the scriptures and marshaling the latest archaeological evidence to support its new vision of ancient Israel, The Bible Unearthed offers a fascinating and controversial perspective on when and why the Bible was written and why it possesses such great spiritual and emotional power today.


Reviews
A brutally honest assessment of what archaeology can and cannot tell us about the historical accuracy of the Bible...presented with both authority and panache.
Jonathan Kirsch Los Angeles Times



7 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Obrigado pela dica... vou ler!
Um beijo
Daniel

11:18 PM  
Blogger Rowen said...

much better!:
http://books.google.com.au/books?id=Kw6U05qBiXcC&pg=PA1&dq=kenneth+kitchen&sig=WINHsxZgPSxP_h7rk5ums1xATUs#PPP1,M1

2:26 PM  
Blogger Mac Adame said...

Não duvido do interesse deste livro. Até que enfim alguém para desmistificar a obra de ficção mais lida do mundo.

8:10 PM  
Blogger kurika said...

Olá Linda...estou à espera de notícias TUUUUUUUUAS!!!!


Um xi

Amanhã "ligo-te"...

10:57 PM  
Blogger a d´almeida nunes said...

Há tempos, no princípio do meu blogue, andei com a preocupação de partilhar a busca que fiz sobre a origem das principais religiões, das que mais têm afectado a vida do dito Ocidente e, por ricochete, a vida no Planeta.
Gostava de ler este livro. Em Inglês torna-se muito moroso para mim. Talvez que em breve apareça por estas lusas bandas a versão em Português. Afinal às vezes esquecemo-nos que somos muitos milhões de falantes da língua de Camões.
Bj
António

6:57 PM  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Fiquei curiosa. Boa semana Rosário.
Bjinhos.

11:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado pela sugestão de leitura. este já vai para a lista dos "a ler". Já agora, e para a troca, há uns tempos também li um muito interessante e que aborda alguns dos pontos aqui focados: Os monges que traíram jesus, de Bart Herhman (http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=302036)

6:20 PM  

Impressoes

<< Home