Thursday, February 22, 2007

Canabis Medicinal


Abriu no mês passado na Holanda uma farmácia-piloto orientada para a venda exclusiva de canabis. A “Farmácia de Canabis”, em Gromningen no norte do pais, rege-se pelas mesmas leis profissionais que as outras farmacias com a excepção de fornecer apenas um produto.
Desde 2003 que é possivel na Holanda prescrever canabis (principalmente usada por doentes com esclerose multipla, cancro ou reumatismo) e aviar a receita em qualquer farmácia. No entanto, o preço (9euros/g) é mais elevado do que nas Cofee-shops (6euros/g), alé m de que muitas seguradoras têm vindo a eliminar o produto das listas de medicamentos cobertos. Por tais razões, muitos doentes crónicos obtinham canabis das cofee-shops, sujeitamdo-se a que o produto pudesse conter impurezas.
Pelo contrário, a canabis vendida na farmácia é produzida em condições laboratoriais e com qualidade e conteudo assegurados, não contém pesticidas, metais pesados ou bactérias. O Ministerio da Saude holandês controla a sua produção através de uma empresa, a Bendrocan.
A “Farmácia de canabis” foi estabelecida pela Fundaçao de canabis Medicinal (uma organizaçao não lucrativa), para permitir aos doentes obter a canabis a preços comparáveis aos praticados nas coffee-shops.

10 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado said...

Eu ainda hoje tenho lá em casa o "souvenir" que trouxe de Amesterdão, nunca tive coragem de o consumir. A esta hora já deve ter fermentado!

2:55 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Ola Rafeiro,
Talvez um dia em que estejas com dores nas cruzes possas experimentar... a ver se resulta mesmo (ou se o pessoal se anda a fazer de doentinho)
Bjicos

3:42 PM  
Blogger marta said...

Principalmente para quem sofre de SIDA, dizem.

5:13 PM  
Blogger PR said...

Bfsemana Rosário, um bjiku,

11:29 AM  
Anonymous ´Jofre Alves said...

A muitos “puristas” repugna esta “coisa” da canabis para fim medicinal, facto que o seu artigo tão bem descreve, a merecer apreço. Óptimo fim-de-semana.

6:03 PM  
Blogger PR said...

Passei, sem canabis. Bjiku e abraciku.

7:05 PM  
Blogger Luiza said...

Olá Rosario, puxa amiga que blog lindo você tem, com muitas coisas interessantes de se ler, amei as esculturas e todos os seus posts são informações maravilhosas, amei ler o seu blog, tenha um maravilhoso dia, bjs.no seu coração

3:00 AM  
Blogger Luiza said...

olha eu de novo esqueci de dizer que meu blog é http://amizadeseflores.zip.net, um bjão virei mais vezes ver as novidades.

3:04 AM  
Blogger un dress said...

olha tu aí em cima, vê lá se já tem fungos atão...

nunca vislumbrei malefícios na cannabis, tadinha...!

10:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Looking forward to our wedding this Christmas!!! from Mr big x x x

3:56 AM  

Impressoes

<< Home