Saturday, April 22, 2006

El Teide

Ontem visitamos o parque Nacional del Teide. O vulcao domina a ilha com magestosa imponencia. Da praia vislumbramos o cume rematado ainda agora por quase surreais cas nevosas. O percurso é interessantissimo. Num momento estamos na costa e no seguinte comecamos a galgar campos de magma pasmados de eternidade. Ora sao negras as cores ora se tranformam em vermelhos terreos elevados as alturas, em amarelos arenosos, em verdes vidrados na superficie de rochas lisas e altas, ora cinzentos apáticos. Tao depressa se atravessam ondas escuras e petrificadas de magma que parece ainda mover-se em rendilhados complicados, como se desemboca em desertos onde reinam giestas e outros pequenos arbustos. Para logo depois aparecerem escarpas multicolores ou areia negra agreste, ou ainda terreno amarelado e inclinado onde os pinheiros cravam as raizes, por vezes expostas devido a poderosa erosao que agasta o terreno poroso.
E sempre el Teide, de rosto sério e meditativo, elevado a mais de tres mil e setecentos metros a prescrutar a paisagem. Atravessam-se a coroa de nuvens que envolve o gigante e chega-se aos 2356 metros, local onde o teleférico, numa viagem vertiginosa de 10 minutos e vencendo um desnivel de 1199 metros, nos deposita quase no topo to Atlante, a 3555 metros de altitude.
A paisagem é absolutamente deslumbrante, de tirar a respiracao. De um lado o cume, a neve por entre o rosto negro de el Teide, do outro paisagem lunar, depois as nuvens, despois o mar e depois outras ilhas.
No cume, o ar é mais rarefeito. Mal saimos do teleférico, Mr. Big, depois de praguejar durante quase todo o trajecto devido ao temor de viajar em qualquer veiculo que se eleve mais de meio metro do solo, anunciou "F**K, I am drunk!". O ar rarefeito associado a asma de Mr. Big fez com que o cerebro do coitado se visse privado do suplemento normal de Oxigénio. Durante o tempo que passamos la em cima comportou-se realmente como se estivesse bebado, andando aos ziguezagues, cambaleando e dizendo coisas sem nexo para a camara, enquanto filmava a beleza desmedida de el Teide.
Infelizmente nao é possivel fazer o upload de imagens nos computadores que o hotel disponibiliza para usar a Internet. Assim, terao de imaginar o gigante até que possa publicar as fotos. Fica prometido...

6 Comments:

Blogger Pé de Salsa said...

As imagens serão interessantes mas a descrição que faz é muito mais.

É bom conhecermos assim quase em directo alguns dos momentos e dos locais vividos pela Rosário (e pelo Big).

Continuação de boas férias para um recomeço em grande forma.

Beijinhos
Pé de Salsa

10:45 PM  
Blogger Susana Barbosa said...

Bela descrição Rosário!
Conheço bem Tenerife e o Teide. É realmente uma ilha muito bonita, usufrui e carrega as baterias... continuação de boas férias.
Bjinhos

2:38 AM  
Blogger GNM said...

Que inveja q eu sinto, ao ler-te!!
Mas é uma inveja saudavel...

Deixo-te um sorriso e continua
a curtir muito!!!

3:19 AM  
Blogger António Conceição said...

Rosário,

Tenho uma fotografia de "El Teide" no blog, que tirei no ano passado e que está em
http://questao-dos-universais.blogspot.com/2005/08/nas-nuvens-ou-no-me-apetece-escrever.html#comments.
Se quiser pode ir lá buscá-la (clique primeiro para a aumentar) e colocá-la aqui.
Será uma pequena retribuição pelo beijico de hoje e pelas muitas horas de prazer que este blog já me deu.

11:51 AM  
Blogger Elipse said...

Retrato perfeito. Terei de contratar UM Mr. Big para me acompanhar, mas que não seja tão lamechas, lol, se houver algum que não o seja!
Beijinhos

8:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tenerife foi o destino da nossa Lua de Mel há quase 9 anos!!
Ficamos na Playa de Las Américas.Foi muito bom!!!
Bjs

12:30 AM  

Impressoes

<< Home