Boutique de orgaos
A venda de orgãos humanos é ilegal nos EUA e em muitos outros paises, e é veemente condenada pela comunidade médica e pela ética. No entanto, na publicação de Fevereiro da revista Kidney International, um artigo discute a legalização da "doação paga" de rins, incluindo a criação de uma agencia federal para regular a venda de orgãos provenientes de outros paises.
Curioso... nos EUA a investigação com células estamianais é proibida, sob o argumento falacioso de que as células provem de fetos humanos (quando na verdade as células podem ser colhidas em tecidos adultos). Como diz o Caetano Veloso "O venerável Cardeal(...)/ ve tanto espirito no feto/ e nenhum no marginal".
Quem serão os doadores de tais orgaos? Pessoas desesperadas nos paises do terceiro mundo ou cidadaos insuspeitos apanhados na rede de mafias organizadas?
Quem serão os doadores de tais orgaos? Pessoas desesperadas nos paises do terceiro mundo ou cidadaos insuspeitos apanhados na rede de mafias organizadas?
E cada um de nós, até onde estamos prontos a ceder na nossa humanidade para salvar um ente querido?
14 Comments:
Bom dia Badger!
Pois, complicado, nao é? Quando me referia a cada uma de nos, pensava relativamente a compra de orgaos, que como tu disseste, cada um de nos é um mdoador nato para aqueles que amamos. Mas e se nao formos compativeis... compramos?
Bjico
Boa Pascoa.
JMC
.....enquanto uns lutam por perceber o que fazer numa situação de doação de orgãos para ajudar alguém, outro exploram sem escrúpulos a miséria humana.....
Beijinhos boa Páscoa e boas Férias
Bebo
o licor
na tua boca
Bebes
o licor
no meu umbigo
Mais que fantasia...
passamos horas
nessa brincadeira louca
Delírios do prazer
de estar contigo
Trilhas
de cerejas
em nossos corpos
Alimentos
degustados
pouco a pouco
Sinto
tua sede
e me alucino...
Somos cálice
iguarias
somos loucos
Bêbados
de paixão
e Maraschino...
complicado isto, até pq existem 2 questões bem diferentes....uma doar para fazer alguem viver...outra explorar mesmo que o outro não queira....
opss ou é complicado ou estou eu a complicar...sou assimmm.....
jocas maradas
Não sabia que a investigação com células estaminais estava proibida nos EUA. Estranho mesmo, dado o poder extraordinário e a perspectiva do futuro que seria com a aplicação destas células.
Sobre a dacção dos órgãos, o problema é idêntico a muitos outros. Dos grandes interesses e das máfias organizadas não podemos esperar outra coisa...
O problema passa por dois campos: o campo político/poder e o campo comportamental/indivíduo.
... os fins não justificam os meios... se, para que eu seja salvo, houver quem equacione a degradação de outra pessoa humana, ainda que pela sua eventualmente invencível pusilanimidade moral se lhe possa perdoar o acto que cometa, na verdade, terá que se lhe perdoar a degradação, não de uma, mas de três pessoas (em particular, a minha própria objectivação como corpo ao serviço de uma técnica)...
então... terei que dizer NÃO! terei coragem? será isto a minha bravata do dia? talvez... para já, tenho apenas coragem para te escrever aqui que, chegada a minha hora, gostaria de ter coragem, que seria essa a única boa conduta de vida: olhar de frente a morte
Jmc, Chuva miudinha,
Boa Pascoa!!!!!!
Amaral,
A investigacao com celulas estaminais nos EUA esta muito restrita mesmo. Alias, muitos cientistas americanos temem mesmo que a Europa e a China, com leis mesnos restritivas se tornem os polos principais de tal investigacao.
Su,
Bjocas e Boa Pascoa!
Eridamus,
excelente análise. Tambem penso assim.
Tia Rosario,
Os votos de uma Feliz Pascoa cheia de coisas doces ...
Bjks da Matilde
Rosário,
Hoje, Sexta-Feira Santa, o dia em Portugal está muito chuvoso. Triste mesmo, embora não tanto como o assunto de que nos fala sobre o ser humano que cada dia está mais desumanizado.
Um beijito e desejos de uma Páscoa Feliz.
Pé de salsa
"E cada um de nós, até onde estamos prontos a ceder na nossa humanidade para salvar um ente querido?"
chega a ser assustador!
Olha querida Rosário, antes de mais boa Páscoa; quanto ao assunto dos orgãos, os EUA são mais uma vez o pior exemplo. Neste aspecto como em muitos outros há pelo meio problemas de ordem espiritual que não fazem o menor sentido. Eu até acho que a igreja deveria ter um papel improtante neste capítulo, mas que é impossíbel perante a igreja que existe. Mas para que raio queremos nós coração, os rins, os olhos ou seja lá o que for depois de mortos ou ainda em vivos se for possível e que importância tem saber quem recebe os orgãos? Mas porque razão é que não se podem usar células estaminais ou outras provenientes de fetos ou seja lá do que for para investigação? Se todos pudessemos dar orgãos sem problemas estranhos e supra humanos na cabeça, a questão do tráfico de orgãos podia ser um problema muito menos grave e a investigação científica podia ser melhor. Somos tão idiotas em tantas coisas!
"impossível", evidentemente. saiu ao lado!
Concordo com a doação de orgãos. Com a venda, não sei... Se é feita de livre vontade, porque não?
Claro que aí, poderão entrar questões de tráfico, o que complica a coisa... :(
Se tivesse um ente querido nessa situação, não pensava muito. A verdade crua é essa.
Impressoes
<< Home