Wednesday, July 29, 2009

Inglesices

Um dos grandes passatempos dos ingleses é a jardinagem. Normalmente todas as casas têm um jardim e mesmo os prédios de apartamentos possuem um. Muitas pessoas possuem ainda uma parcela de terreno tipo hortinha a que eles chamam allotment. Depois do trabalho e nos fins de semana passam longas horas a cuidar dos legumes e das flores. Uma moda interessante é fazer barbeques nos allotments.
Eu confesso que não é coisa que me acaricie os genes... mas este ano lá me convenci a experimentar outra vez, depois da tentativa desastrada no ano passado. Arranjei um espacinho no jardim e plantei courgetes, couves, alfaces, morangos, beringelas, feijões, pimentos e uma variedade de ervas aromáticas.
Logo no dia a seguir à plantação os caracois comeram as alfaces todas e começaram a ratar as couves. Fiquei furiosa. Possessa!!!! Eu que até nem gosto de jardinagem e tenho outras coisas interessantes para passar o tempo, fiz o esforço para nem sei bem o quê e o carais dos ranhosos dos bichos atrevem-se a mamar as minhas plantinhas.. à chafurdice, à badalhoca mesmo, até à raiz! Pensei em desistir e abandonar a horta ao seu inglório destino... mas a jabardice glutona e atrevida subiu-me aos nervos e fui comprar os grãos para proteger o fruto do meu trabalho.
Até agora, os resultados desta minha actividade são os seguintes... tranformei-me numa caracolicida (em legítima defesa!). Comi os três morangos da fotografia. Estou à espera que as courgetes tenham o tamanho suficiente para fazer uma sopa. Os tomates chegaram ao tamanho que se vê mas, com um Verão tão molhado e ventoso, duvido que mudem de cor. O que vale é que as ervas aromáticas vão dando para os gastos.

PS. Depois de começar a minha horta chegaram-me notícias que a Isabel, cheia de inveja, começou também a tratar sa sua hortinha nos jardins do palácio.

6 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado said...

E os caracóis não se podem também papar? Com uma bejeca a acompanhar?

Eu confesso que jardinagem só cortar a relva, e mesmo assim só quando começo a ouvir sons estranhos lá no meio!

Beijoca!

12:23 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Rafeiro,
Até nisso tive pouca sorte... ainda se fossem ums camarões ou umas lagostas a virem ao jardim comer as minhas alfaces!... mas caracois, blaaaarggg!!!!! não, obrigadinhas!
Beijicos

12:38 PM  
Blogger Joana said...

Bem, podes à partida não ter temperamento para horticulices, mas tens mão verde de certeza. As fotografias estão aí, não enganam.

Até apetece fazer uma coisa do género na varanda... ai!

;)

Jinhos.

1:14 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

jj,
Verde ainda vá... mas frutinhos é que nem ve-los. Ainda por cima, inexperiente, cometi alguns erros estratégicos... algumas plantas estão no local errado e a sua sombra não deixa as restantes desenvolverem-se correctamente. Pelo menos aprendi alguma coisa!
Um canteirinho no jardim com umas ervitas é uma boa ideia!

Beijicos

1:58 PM  
Anonymous Rossalina said...

Qué bom ter-te de volta!! Eu tambem tenho uma pequena hortica em casa (o jardim vai ganhando terreno mas pronto)... bom confesso... a horta é do Sr.Fonseca mas eu divirto-me muitissimo a brincar com ela... tira-me todo o stress!... eu que não tenho muito feitio com os vegetais... ja quase consigo que não morra nenhum... é um grande avance pois até as plantas de plástico pereciam ao meu lado. Bjcos

11:23 AM  
Blogger Rosario Andrade said...

Rossalina,
Nem mais!!!!! Eu também sou assim... ca em casa as plantas sobrevivem porque a senhora da limpeza as vai regando. Eu rego-as de vez em quando, mas muito irregularmente... tenho um lirio do campo que morre e ressucita todos os meses!
Daqui um mesinho vemo-nos!
Beijicos!

12:07 PM  

Impressoes

<< Home