Wednesday, November 16, 2005

Coisas de Homens...

... eu sei, os homens não gostam de falar neste assunto... mas meus caros, tem de ser! Pelo menos acho que gostarão de ler o último parágrafo...

A próstata é uma pequena glândula localizada debaixo da bexiga do homem produz o fluido que se mistura com o esperma quando o homem ejacula. Tem a forma de um "doughnut" e rodeia a uretra.
O cancro da próstata é actualmente o cancro mais comum em indivíduoes do sexo masculino nos países ocidentais. Não tem uma causa definida mas verifica-se que entre 5% e 10% dos casos ocorrem na mesma família, em que o doente herda um risco maior de desenvolver este tipo de cancro. Normalmente, a probabilidade de um homem vir a sofrer de cancro da próstata é de 1 em 13. O risco aumenta depois dos cinquenta anos de idade, com metade dos casos a acorrerem em homens com mais de 75 anos.
Os principais sintomas são: dificuldade em urinar, aumento do número de micções (especialmente à noite), dor durante a micção, sangue na urina e dor na região dos rins, nos quadris ou nas coxas.
Existe evidência que sugere que uma dieta com baixo teor em gorduras pode reduzir o risco de cancro da próstata. Outros estudos sugeriram que uma dieta rica em tomates, vitamina E, vegetais cruciformes (como bróculos, couve-flor, e couves de bruxelas) e Selénio pode também reduzir o risco. No entanto, excepto o Selénio, estes resultados não foram confirmados.
Existe um número variado de testes para detectar o cancro da próstata mas nenhum deles é conclusivo. Os mais conhecicos sao o PSA e o exame digital rectal.
O PSA (prostate specific antigen) é uma enzima produzida pela próstata, presente no fluido seminal e no sangue. Um valor elevado de PSA no sangue (normal<4.0ng/ml) não indica necessariamente a presença de cancro, uma vez que os valores daquela enzima se podem elevar devido a infecção ou outros problemas da próstata, tais como a hiperplasia benigna. O exame digital rectal é efectuado para verificar a presença de alterações na forma da próstata (os outros métodos são o ultrasom, a biopsia e o raio X)
Em cerca de metade ou mais do número de doentes o cancro é tetectado num estado inicial e o tratamento é eficaz em cerca de nove em cada dez casos. A outra metade dos doentes não são diagnosticados até que o cancro está avançado e metastizou. Nestes casos o tratamento pode dar a estes doentes vários anos de vida e limitar a dor relacionada com a doença, mas não os pode curar.
Por isso meninos... toca a prevenir. Apesar do cancro da próstata ser bastante raro em homens com menos de cinquenta anos, estejam atentos aos sintomas. E falem com o vosso médico sobre o PSA, principalmente a partir dos 40 anos e particularmente se se verificaram outros casos na família.
Quanto ao exame digital rectal... bem... pode ser que aprendam alguma coisa... de acordo com um grande especialista oncológico que conheço, a próstata, enquanto está funcional, é um dos pontos mais erógenos dos homens e deve ser usado para intuitos recreacionais... na verdade, existem estudos que demonstraram que a auto-estimulação ( vulgo masturbação) da próstata reduz consideravelmente o risco do cancro da próstata. Divirtam-se!...

18 Comments:

Blogger mfc said...

Oh....oh.... exame tá bem!
Agora cá divertimento, não me parece!

9:47 PM  
Blogger Adolf said...

Eu estou sanito da prostata. Eu te invito a visitar meu diario.
Salute!

10:12 PM  
Blogger pirata vermelho said...

liga lá este tecnicismo à pintura daqui do lado; é tudo clareza ou é tambem generosidade?

12:34 AM  
Blogger Mendes Ferreira said...

(....)acho mt bem...tudo. bj.

8:38 AM  
Blogger Dinada said...

Este final está um 'must' :D

Beijico e isso!

10:05 AM  
Blogger cm said...

...toca a prevenir. risos, falar sério a rir..

10:11 AM  
Blogger Eremita Baptista said...

essa fez lembrar o antigo anúncio da Lipton...já fusionaste sózinho??

bjs

11:40 AM  
Blogger Inha said...

Bom dia, Rosário!

Excelente informação, como sempre!;)

(adorei a última parte!!!LOL)


O Dinis manda beijinho!:D:D:D

11:58 AM  
Blogger Pinto Ribeiro said...

bom dia e fui-me embora. bjinhos.

12:06 PM  
Blogger badger said...

Sim sim...
Eu até estava a gostar de ler! Sim porque todos os homens tÊm que se preocupar... inda mais com o avançar da idade!! Tava a pensar que fiz muito bem em começar há tempos uma limentação equilibrada... e tudo isso! até que ZÀSSS!! O que é aquilo?!?!!


Lol.... tou a brincar! Julgo muito bem o real sentido do post! Mas, ironia à parte, aquele ultimo parágrafo.... não é bem assim! E não sou retrogado ou algo do género... mas meus amigos!!!

12:14 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Meus amigos,
...nao se trata de ser retrogrado ou o que quer que seja. Tem a ver com cultura. Se bem se lembram da vossa infancia, a simples masturbacao era considerada um pecado. Hoje em dia é considerada como parte de uma sexualidade saudavel.
O uso da prostata para fins ludicos é apenas mais um tabu, e talvez nao o seja para as geracoes futuras.
Por outro lado, nao tem de ser "auto" estimulacao... ;-)

12:52 PM  
Blogger Maria Oliveira said...

Existem temas relacionados ao nosso corpo em que não falamos ou cuidamos,por tabú, preconceitos, esquecimento ou
auto-suficiência,... Não importam as motivações. Quando isso nos afeta duramente, com dores reais, ou perdas, então lamentamos a sorte.

Parabéns pela coragem de nos lembrar isso.

um abraço aqui do Brasil.

2:08 PM  
Anonymous rps said...

Tinha que acontecer um dia: um post deprimente da Rosário...

3:37 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

rps...
la estas tu a ser dificil ;-) ! A prevencao nunca é deprimente... a doenca, sim!

Abracicos!

4:46 PM  
Blogger elsaaaaa said...

Adorei o final rsrsssss Hihi! A sério agora. Um post muito útil e ilucidativo e que até termina em divertimento. Hum! Quanto a esse e outros cancros, há uma grande probabilidade de factores hereditários.Eu gostaria que não, mas os estudos apontam para tal!!! Um beijinho e parabens por este post tão oportuno.

4:57 PM  
Blogger adesenhar said...

li com agrado o teu artigo :)
vou seguir as indicações :)
quanto ao último parágrafo ! se reduzir !
é já a seguir :)
homem prevenido vale por dois :) rsrssss

obrigado

bjks

5:17 PM  
Blogger chapa said...

Transformaste o cancro, em boa notícia. Muito bem.

9:01 AM  
Anonymous batista filho said...

:)
Oportuno e maroto, o artigo.

1:17 AM  

Impressoes

<< Home