Monday, September 19, 2005

Diabetes- novos desenvolvimentos

Novos dados apresentados na Conferencia da Associação Europeia para o estudo da Diabetes, revelaram que Exubera, uma preparação inalada de insulina de acção rápida, é tao eficaz como a insulina subcutanea para obter controlo glicamico na Diabetes tipo I.
Num estudo efectuado com 226 doentes, o controlo da glicemia verificou-se com ambos Exubera e insulina subcutanea. Apos 12 semanas os niveis de HbA1c dos pacientes que usaram Exubera desceram de 7.5 % para 7.1%, comparado com os 7% observado no grupo que usara insulina subcutanea.
Os investigadores indicam que Exubera é bem tolerada, sendo os efeitos secundários mais comuns hipoglicémia e tosse. O Exubera foi submetido ao EMEA para aprovação.
A ser comercializado, este tipo de administração de insulina apresenta inúmeras vantagens relativamente a sua congénere injectavel. Muitas pessoas sofrem de fobia as agulhas, tornando a administração da insulina um autentico calvario diário (existe ja um mecanismo de injectar insulina sem agulha, mas é extremamente caro). Por outro lado, existe como que um estigma social, os doentes não se sentem confortáveis a injectar-se em público. Em terceiro lugar, a injecção e o transporte da insulina representam sempre um grande incómodo para o doente. A formulação inalável apresenta um grande passo para contrubuir para a qualidade de vida dos doentes e imagino que eles receberão esta noticia com grande alivio!

1 Comments:

Blogger mfc said...

Um grande progresso e uma enorme comodidade.

6:13 PM  

Impressoes

<< Home