Tuesday, July 25, 2006

Pan (ico)

Example
(Rubens)


Na antiguidade clássica, Pan era uma divindade que impunha respeito e temor. Metade homem, metade cabra, vivia escondido nas florestas, e manifestava-se ocasionalmente, aparecendo de rompante para assustar os incautos humanos. Dai o nome de "panico" dado a subitos ataques de ansiedade aguda.
A Sindrome de Panico é uma manifestacao extrema de um estado de ansiedade. Envolve ataques recorrentes de medo intenso e desconforto, geralmente com a duracao de apenas alguns minutos mas podendo durar horas. O seu aparecimento é inesperado e pode estar associado afobias tais desconforto em supermercados ou em multidoes de qualquer especie. Quando a pessoa associa certas situacoes com desconforto extremo, mais ataques de panico a pessoa teme sofrer, piorando o estado mental geral.
Os sintomas podem incluir falta de ar, palpitacoes acompanhadas de taquicardia, dores no peito, sensacao de choque, tonturas e sensacao de desmaio. A pessoa pode manifestar medo de morrer, de ficar louco ou de manifestar accoes descontroladas.
O panico tem causas biologicas e ambientais. Cerca de 80% das pessoas que sofrem deste sindroma identificam um episodio de extremo stress durante os 12 meses precedentes. Abuso sexual ou fisico durante a infancia e fumar durante a adolescencia aumentam os riscos. As pessoas que sofrem do sindroma tem 90% de probabilidade de sofrer de uma outra desordem psiquiatrica durante a vida. Educacao sobre o sindroma, identificacao precoce e aconselhamento profissional adequado sao essenciais.

Labels: ,

4 Comments:

Blogger rps said...

Fico em pânico de ter um ataque de pânico...

4:29 PM  
Blogger Tom said...

Boa Tarde!
Minha amiga, sabia que eu já tive um ataque de pânico?! Eu trabalhava em 2001 em Salvador, no estado da Bahia, em um grande shopping da cidade. Era época de natal e eu era gerente de uma loja de um grande grupo bahiano. Eu, com todo aquele frenesi de compra dos clientes, tive um ataque nervoso e tive que me medicar porque meu corpo todo tremia feito vara verde! Foi horrível! Depois, diz alguns meses de terapia e tudo não passou de um susto. Mas é horrível passar por isso.
Bom ler o seu texto e alimentar minha mente inquieta!
Beijos no coração,
Tom

7:28 PM  
Blogger SV said...

Querida Rosário!

Interessante post sobre a síndrome do pânico, que não escolhe idade para atacar. Minha filha tem um colega de aula, de 11 anos que sofreu muito com isso depois de assistir um assalto.

Vejo que sempre tens links na área de saúde. Gostaria de sugerir um post: BIPOLARIDADE. Aceita o desafio?

12:12 PM  
Blogger Su said...

jocas maradas

10:03 PM  

Impressoes

<< Home