Monday, October 31, 2005

Chocolate- Remédio para o coração?

Um editorial na revista The Lancet de 20 de Agosto pergunta se comer chocolate previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares ou se as calorias nele presente, bem como o alto teor de açúcar e gordura são mais prejudiciais do que benéficos.
Numerosos estudos sobre os efeitos dos flavonoides presentes no chocolate revelaram resultados conflituosos e não pode ser afirmado sem sombra de dúvida que o chocolate é bom para a saúde.
Os produtos ricos em flavonoides, tal como o vinho tinto e o chá, mostraram que elevadas doses destes constituintes (os flavonoides, não o vinho!... seus malucos!) poderão estar associados a uma redução do risco de doenças isquémicas e AVCs. O possivel papel do cacau é difícil de defenir. Os seus flavonoides pruduzem efeitos anti-oxidantes, reduzem a agregação plaquetária e aumentam a função endotelial. No entanto, há grandes variaçoes no conteúdo de flavonoides no chocolate, dependendo dos processos de fabrico.
Poucos produtos confeccionados com chocolate contêm doses de flavonoides capazes de conferir beneficios em termos de saúde. Nesse aspecto, o chocolate negro é provavelmente melhor do que o chocolate de leite e certamente melhor do que o chocolate branco. No entanto, produtos ricos em cacau precisam ser formulados e testados relativamente ao seu conteúdo em flavonoides antes de claros beneficios lhes serem atribuidos.
O consumo de chocolate é um bem conhecido (e amplamente usado) lenitivo para males de coração (devido as substancias "farmaco-dinamicas" nele presente, tais como a serotonina, a cafeina e a pheniletilamina que mesmo em quantidades muito modestas, conseguem aliviar as dores infligidas pelo maroto do Cupido. Será que agora também vai ser usado quando as coronárias começam a fazer sofrer o coração? estou mesmo a ver... daqui uns aninhos o Sr. António a entrar na Farmacia territorialmente competente e dizer... olhe, avie-me aí esta receitinha de chocolate, tres caixas...DAS GRANDES... e já agora, ponha um lacinho vermelho, se faz favor!

7 Comments:

Blogger Art&Tal said...

CHOCOLATES
ROSARIO
ISSO É PARA QUANDO SE ESTÁ NO CHAO
É ISSO E FAZER COMPRAS

ESTOU A BRINCAR
BELO BLOG
XAU

11:16 AM  
Blogger aDesenhar said...

hummmmmmmm
um post achocolatado à 2ª feira! corre melhor o dia :)
por falar em chocolate...vou já comprar um para terminar bem o dia :)
obrigado pela dica

:)

3:11 PM  
Blogger hfm said...

3 caixas das grandes, não, das GRANDISSIMAS! Quem dera que fosse verdade!

6:55 PM  
Blogger papagaio said...

eheheheh o blog do papagaiodejanela agradecia-lhe profundamente se a menina desse uns 3 kilinhos de chocolatinho la para a gaiola eheheheheh
beijos e bom feriado

7:22 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Nao dei chocolates mas votei 7 (sete !!!!!) vezes no Papagaio... quem é amiga, quem é?
Infelizmente por aqui não é feriada... por isso aproveitem bem por aí!

Abracicos!

8:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu Deus: se meus filhos lerem esse post vão elegê-lo o melhor do mundo! E, não tenho dúvida, como irão "pinçar" as partes que acharem mais importantes - o consumo de chocolate aumentará por demais!!! eheheheh!
Um abraço fraterno.

12:04 PM  
Blogger greentea said...

so gosto de chocolate negro ... amargo , com mint às vezes - uma maravilha
Tb gosto de castanhas. Este ano fui à aldeia pela primeira apanhá-las q já não há quem as apanhe. Fazia frio e chuva miudinha naquela aldeia da serra perto da Guarda mas um cheiro a terra a folhagem caida ... Adorei e ontem ainda assámos as castanhas no forno aqui em Sintra como fazemos muita vez.
Gosto do teu blog . Passei aqui por acaso hoje e vou ve-lo melhor

10:40 AM  

Impressoes

<< Home